Arroz com amêndoas é algo que sempre fazemos na minha casa e gostaria de compartilhar esta versão mais saudável com todos vocês. Ficou muito gostoso e combina com qualquer proteína. Ficou com água na boca? Aproveite para aprender aqui no blog e experimentar!
Arroz Integral com Amêndoas e Chia
Rendimento: 320g (3 xícaras) – cada colher de sopa contém 25g
Tempo de preparo: 20 minutos
Ingredientes:
• 1 xícara de arroz integral com cereais (eu usei um arroz com 7 cereais – arroz integral, arroz selvagem, aveia integral, trigo integral, centeio, cevada e triticale-) (140g)
• 4 colheres de sopa de amêndoas laminadas (40g)
• 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina light (20g)
• 1 colher de sopa de chia (10g) • sal à gosto
Modo de preparo:
1. Coloque 3 xícaras e meia de água para ferver.
2. Quando levantar fervura, adicione o arroz e tempere com sal à gosto.
3. Deixe cozinhar até secar toda a água. Reserve.
4. Em outra panela, derreta a manteiga ou margarina e doure as amêndoas.
Dica da Chef Diet: não deixe a manteiga queimar. É muito fácil isto acontecer. Assim que ela derreter, adicione as amêndoas mexa com uma espátula. Se não tiv er prática na cozinha, adicione uma colher de sopa de óleo à manteiga para que ela não queime.
5. Quando estiverem douradas, adicione o arroz e misture bem.
6. Desligue o fogo, adicione a chia e sirva.
Contagem de carboidratos pela nutricionista Camila Almeida
Esse delicioso acompanhamento serve em média 5 pessoas. A receita total apresenta 856 kcal, 118g de carboidratos e 17g de fibras. Cada colher de sopa (25g) irá conter 66 kcal, 9g de carboidratos e 1,3g de fibras. Geralmente é servida três colheres de sopa por pessoa, e nesta quantidade, teremos 198 kcal e 23g de carboidratos com o desconto das fibras.
Nutrição funcional
A mistura de cereais desta receita a torna muito funcional! Os cereais integrais contem mais fibras do que os refinados, pois não passam pelo processo de branqueamento e retirada das fibras. As fibras estão presentes em todos os grãos de origem vegetal, porém a indústria através do refinamento acaba diminuindo ou retirando quase que totalmente as fibras de alguns alimentos. Isso acontece com as farinhas brancas, arroz branco e açúcar por exemplo.
Consumir alimentos in natura, na forma menos refinada é o mais adequado para se atingir um teor maior de fibras. Portanto, quanto mais grão e menos farinha melhor.
No caso do arroz, o integral apresenta mais fibras que o parboilizado e o branco, nesta ordem. A inclusão das amêndoas laminadas, além do gostinho todo especial, ainda adiciona a gordura monoinsaturada á preparação, sendo esta a gordura que ajuda a prevenir o aumento do colesterol ruim e o aparecimento de doenças cardíacas. Aproveite e inclua estes ingredientes ao seu arroz do dia a dia.
Os benefícios da fibra vão além de controle glicêmico, prevenindo diversas doenças.
Gostou? Então deixe o seu Comentário e Compartilhe essa Deliciosa Receita.
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais