Você sabia que pessoas com Síndrome de Down são mais suscetíveis a desenvolver doenças auto-imunes, entre elas o diabetes? Os pesquisadores já sabiam disso, mas a razão ainda está sendo entendida. Uma em cada 700 crianças são atingidas pelo pela Síndrome. Segundo pesquisadores brasileiros, o motivo seria que, nessas crianças, um sofisticado mecanismo que ensina as células de defesa a reconhecer e combater o que é estranho ao organismo encontra-se desregulado. O estudo foi publicado em setembro no Journal of Immunology.
E como sabemos, o desequilíbrio faz com que as células que deveriam proteger o corpo passam a atacá-lo, levando ao desenvolvimento de enfermidades autoimunes como o diabetes tipo 1, o hipotireoidismo ou a doença celíaca.
Os pesquisadores verificaram alteração em um pequeno órgão achatado e em forma de borboleta, situado no tórax, atrás do osso externo e à frente do coração, chamado timo. É ali que as células de defesa do organismo aprendem a distinguir o que integra o próprio corpo e deve ser preservado daquilo que vem de um organismo estranho e deve ser exterminado.
Vale a pena saber mais sobre essa importante descoberta na revista da Fapesp.