Uma das frutas vermelhas mais consumidas na América do Norte é ainda pouco conhecida na América do Sul, mas seu consumo possui inúmeras vantagens, que vamos conhecer ao longo da leitura abaixo.
Cranberry e seus Benefícios
É uma pequena fruta de cor vermelho escuro, conhecida no Brasil como oxicoco, tornou-se popular na América do Norte na década de 20 em função de suas propriedades benéficas ao se tratar do sistema urinário, que perturbam principalmente as mulheres.
Ao longo de um ano, segundo estudos, o uso diário de produtos à base de cranberry pode reduzir em até 35% os casos de infecções urinárias, como a cistites e, também, de contaminação comum por bactérias que atingem mais da metade da população feminina pelo menos uma vez na vida. Esse fator bactericida da fruta, em alguns casos, pode se estender também às infecções bucais e estomacais.
Mas não paramos por ai… A lista de vantagens do consumo frequente de cranberrry é bastante extensa. Além de apresentar alto poder antioxidante, que combate o envelhecimento precoce, essa frutinha vermelha contribui para a produção de colágeno e elastina, excelentes nutrientes para pele e, ainda, é rica em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.
Existem ainda alguns estudos que afirmam que a antocianina, potente antioxidante presente na cranberry, contribui no combate aos radicais livres, pode ser um dos fatores que auxiliam na prevenção do surgimento de tumores, principalmente do câncer de mama.
A frutinha vermelha é uma grande aliada da saúde da mulher!
A cranberry, segundo estudos científicos, também pode ser forte aliada no combate ao Mal de Alzheimer, uma vez que é rica em compostos bioativos que protegem contra a degeneração de neurônios, ou seja, protegem as células cerebrais contra danos causados por radicais livres e fornece proteção contra perda das funções cognitivas.
Formas de Consumo e Origem
O suco de Cranberry é uma das formas mais conhecidas de consumos da fruta, muito comum nos países da America do Norte, Estados Unidos e Canadá, além de outros países de língua inglesa como Austrália e Nova Zelândia.
É consumo da fruta é comum nas comemorações de Ação de Graças e Natal, usadas em preparações de pratos típicos das celebrações, como molhos de cranberry, saladas, geleias, bolos, muffins, sorvetes e na forma de fruta seca.
As Cranberries Secas
No seu estado seco, quando desidratada, a cranberry possui inúmeros benefícios: tratamento de doenças urinárias e de outras contaminações bacterianas, ajuda no sistema imunológico e possui propriedades anticancerígenas, como foi dito anteriormente.
As Cranberries secas são isentas de colesterol, por serem de origem vegetal, mas também são isentas de gorduras trans e gorduras saturadas. Acima disso, quando o processo de desidratação é feito da forma correta, a fruta seca possui alta concentração de vitamina C e minerais, e ainda, ajuda no combate e controle da diabetes tipo 2.
Cranberries e Diabetes Tipo 2
As Cranberries secas, nesta forma, são ricas em fibras e isentas de adição extra de açúcar para reduzir o índice glicêmico da mesma. É importante destacar que a fruta seca com adição de açúcar pode reduzir sistematicamente as vitaminas, minerais e propriedades benéficas. Portanto, procure ingeri-la sem adicionar açúcar para que o organismo aproveite todas as suas vantagens.
boa tarde
minha filha tem 13 anos é tem diabetes tipo 1, já faz 4 anos que surgiu e ela toma 5 insulinas por dia (lantus e homolog)
será que esta fruta vai dimunuir um pouco a taxa de glicemia dela
sei que a tipo 1 é meio complicado, mas se abaixar um pouca ja ficamos realizados
a diabete dela as vezes sobe tanto que chega ficar internada com citoacidose
aguardo
jacqueline
Boa tarde Jacqueline, não sou médica nem nutricionista mas, tenho visto muito que a batata yacom é boa para baixar o índice glicêmico. A forma de se comer é: crua, um pedacinho por dia. Dizem Que ela tem gosto de pêra. Comprei hoje e vou experimentar. Mas antes de vocês testarem seria bom falar com um especialista.
Abraços.