Diabetes é uma doença complexa que difere de paciente para paciente. Por isso é importante que você meça o seu nível de glicose regularmente e se familiarize com seu padrão de níveis nos diferentes momentos do dia. Ao medir a glicose regularmente, você irá fornecer informações valiosas para a sua equipe médica que, em seguida, pode tomar decisões sobre medicamentos ou insulina para melhorar o controle do seu diabetes.
Se você medir a glicose no sangue também pode evitar a ocorrência de problemas imediatos, devido a um nível de glicose demasiadamente elevado (hiperglicemia) ou muito baixa (hipoglicemia). Ambas os estados podem ser graves se não tratada imediatamente.
Como medir o nível glicose?
Você deve medir a glicose no sangue com um monitor de glicemia. Coloque um gota de sangue, geralmente obtidos a partir de uma picada na ponta do dedo, em uma tira teste , que é revestida com uma substância química, e avalia o contador. No Brasil os monitores de glicose mostram o resultado em miligramas por decilitro (mg / dL).
Existem diferentes tipos de dispositivos para medir a sua glicose no sangue. Estas são algumas características a se considerar, para a escolha de um medidor:
• A quantidade de amostra de sangue necessária
• O tempo que leva para dar o resultado
• A facilidade com que lê os resultados
• A capacidade de salvar os resultados memória do medidor
• O custo do medidor e as tiras de teste
• Se você pode usar o sangue de outras partes o corpo, não apenas os dedos
O que você deve fazer com estas informações?
E você, faz esse controle? Quantas vezes por dia mede? Qual o medidor que utiliza e por quê?