fbpx
sexta-feira , 8 de novembro de 2024

Como o chocolate pode ser saudável e ajudar a emagrecer?

Queridinho entre muitos, o chocolate é uma verdadeira delícia seja como aperitivo, sobremesa ou base para outras receitas. Apesar de saboroso, o chocolate por muitas vezes é deixado de lado para quem procura emagrecer e visto como uma grande tentação. Mas você já parou para pensar que o chocolate pode ajudar a emagrecer? Saiba como o chocolate pode ser saboroso e saudável sim, melhorando sua #QualidadeDeVida pelo paladar.

A #Nutricionista explica: Como o chocolate pode ajudar a emagrecer?

Diferença entre os tipos de chocolate

Conhecido como o alimento dos Deuses, o cacau (Theobroma cacao L.) é a matéria prima do chocolate. A diferença entre os tipos de chocolate deriva da parte e os ingredientes adicionados à mistura.

O chocolate é produzido basicamente por uma massa sólida ou líquida (líquor) de cacau derivada da semente do cacau e demais ingredientes adicionados como lecitina de soja, açúcar ou substituintes e leite em pó (usado para produzir o chocolate ao leite).

O chocolate branco é produzido através da manteiga do cacau, não contendo o líquor do cacau, onde encontramos as substâncias benéficas do mesmo. Contudo, não apresenta teor de cacau significativo.

O chocolate ao leite é obtido a partir da mistura de líquor de cacau e leite em pó, apresentando pouca quantidade de cacau, em torno de 30% apenas.

O chocolate meio amargo apresenta uma concentração de cacau em torno de 50% e o amargo uma concentração de 70% de cacau. Os chocolates com percentual maior de cacau, como amargo e meio amargo são os mais indicados para quem procura os benefícios do consumo do chocolate.

Chocolate benéfico à saúde

Quanto maior o teor de cacau no chocolate, maior será a presença de flavonoides. Portanto, para obter efeitos benéficos a saúde não adianta consumir o chocolate ao leite, pois será preciso consumir muito chocolate para atingir o teor de cacau recomendado. E o chocolate ao leite é um alimento bastante calórico (em 100g – 530 kcal).

Os flavonoides são substancias antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo doenças como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, neurodegenerativa entre outras. Muito tem-se estudado e comprovado os efeitos do cacau no organismo.

A prevenção contra doenças cardiovasculares (DCV) pode ocorrer por alguns processos como redução da pressão arterial e redução dos níveis de colesterol sanguíneos. Os flavonóides facilitam a vasodilatação, pelo aumento do óxido nítrico. Estabelecida a vasodilação, a pressão arterial sistêmica tende a diminuir. Ainda o ácido esteárico e a teobromina presentes no chocolate ajudam a melhorar a pressão arterial.

Muitos estudos tem mostrado o efeito do cacau em reduzir os níveis de colesterol sanguíneos, onde os flavonoides auxiliam na inibição da absorção e síntese endógena do colesterol, demostrando ainda redução de biomarcadores inflamatórios e proteção

contra a oxidação da LDL, colesterol ruim. Quanto mais oxidação de LDL colesterol, maior é o risco de desenvolvimento de DCV. O consumo do cacau a longo prazo auxilia também na redução de triglicerídeos e aumento da HDL.

Benefícios do Chocolate para Diabéticos

E os benefícios para os diabéticos auxiliam no controle glicêmico e melhora da resposta insulinêmica. A melhora da sensibilidade á insulina ocorre, pois os flavonóides melhoram a biodisponibilidade de óxido nítrico. Um estudo interessante sobre o consumo de chocolate com ou sem açúcar em adultos com sobrepeso, demostrou que o chocolate sem açúcar apresenta melhores efeitos sobre a pressão arterial do que os chocolates com açúcar. O cuidado apenas com os chocolates sem açúcar é que muitas vezes são adicionados de maior quantidade de gordura.

A maioria dos estudos trabalha com 100g de chocolate amargo em curto período de tempo, o que dificulta o consumo rotineiro. A indicação a longo prazo é de 30g a 50g de chocolate amargo, podendo ser acima de 50%, de 1 a 3 vezes na semana. Lembramos ainda que o chocolate com maior teor de cacau é mais amargo, portanto desgostoso para muitos paladares.

Experimente a linha de chocolates zero açúcar com percentual acima de 50% de cacau do Empório Doce vida. Você encontra ainda chocolates com essências que podem facilitar o consumo do chocolate amargo, disfarçando o sabor.

Em nossa loja online você encontra várias opções de chocolates saudáveis e deliciosos. Experimente os Chocolates Meio Amargo – teor entre 50% á 74% de cacau:

Chocolate Zero Açúcar 50% Cacau | Classic Nestlé. Clique aqui!

Chocolate VITAO Zero Meio Amargo. Clique aqui!

Chocolate Alemão Diet Amargo 60% Cacau. Clique aqui!

Chocolate Alemão Diet Amargo 60% Cacau com recheio de Menta 100g Frankonia. Clique aqui!

Duo Chocolates Zero Açúcar 74% Cacau | Produto Importado da Alemanha | Schneekoppe. Clique aqui!

 

Quer mais uma sugestão? Experimente o Chocolate Zero Açúcar Emagrecer Comendo, CLIQUE AQUI!

Até mais!

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Dedos envolvidos por uma luva azul, segurando um tubo de ensaio ce tampa vermelha com sangue dentro, na etiqueta escrito HOMA-IR HOMA-B

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando …

2 Comentários

  1. zilda de amorim moura

    Muito bom saber disso pq sou diabética e sempre uso os diets mas sempre com muito receio de subir o colesterol…amei saber de tudo isto…obrigada.

  2. OBRIGADA, SOU CHOCOLATRA E PAREI DE COMER O CHOCOLATE POIS FIQUEI DIABÉTICO, VOU EXPERIMENTAR PARA VER SE CONSIGO SATISFAZER MINHA ANSIA, COM CONTROLE É CLARO. UM GDE BJO……

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"