Quantas vezes, vamos a um supermercado e temos dificuldades em localizar produtos diet. Muitas vezes, não há um lugar específico, uma organização, e eles ficam espalhados com os demais alimentos oferecidos pelo estabelecimento. Projetos de lei, apresentados em âmbito federal, estadual e municipal, pretendem organizar essa busca, e facilitar a vida do consumidor na hora de comprar produtos voltados para diabéticos, em supermercados e estabelecimentos que comercializam alimentos. Alguns propõem até mesmo multas para quem desrespeitar a regra, que seriam revertidas para financiar campanhas de educação na área de diabetes.
Em Teresina, no Piauí, por exemplo, o projeto de lei dispõe sobre acomodação, em espaço específico e em destaque, de alimentícios recomendados para pessoas com diabetes. Esses espaços estariam presentes nos mercados, supermercados, hipermercados ou estabelecimentos similares que mantenham mais de três caixas registradoras para atendimento aos consumidores. O que você acha disso?
Em São Paulo, onde eu moro, e algumas regiões do país, é abundante a oferta de produtos desse gênero, mas nem sempre com a organização necessária. Muitos restaurantes também têm oferecido sobremesas sem açúcar. Existem alguns projetos em âmbito estadual e federal que, se aprovados, obrigariam os restaurantes a oferecer pelo menos uma sobremesa dietética. Regiões mais afastadas dos grandes centros, normalmente, têm pequena oferta de produtos do gênero. Como é na sua região?
Muitos consumidores acham mais prático encontrar produtos dietéticos em lojas e farmácias virtuais especializadas em diabetes, já que a variedade de produtos voltados para diabéticos é maior, até mesmo com ofertas de produtos importados, e a busca é bastante simples. E você? Já comprou algum alimento dietético pela Internet?
acho que é bem razoável, pode não chegar ao ideal, mas me satisfaz.