A maior frustação de um profissional de saúde é não conseguir que seu paciente siga suas recomendações para o tratamento e, assim, melhorar sua qualidade de vida. Isso acontece muito com pacientes crônicos, como é o caso do paciente diabético.
Muitas vezes o paciente não volta mais no seu consultório e muda o profissional de saúde que irá atendê-lo. Busca aquele que recomenda o que ele “quer”, somente pelo fato dele, o paciente, não entender as recomendações.
Você já perdeu um cliente, “paciente”, por este motivo? Eu já, muitos! Por, justamente, em minha farmácia especializada em diabetes, não conseguir transmitir minhas recomendações de forma clara.
Atender as necessidades das pessoas com diabetes e de seus cuidadores requer compreensão de sua condição. Principalmente, dos múltiplos fatores que interagem para influenciar a adesão do paciente ao tratamento prescrito e adaptação à doença.
Quando você consegue fazer com que seu cliente entenda sua condição e como ele pode melhorar sua qualidade de vida, você consegue garantir esta adesão. E posso te assegurar: não existe nada mais gratificante para quem se dedica a cuidar da saúde de alguém do que receber o retorno da satisfação de seu cliente.
Quer saber como eu melhorei esta relação cliente-profissional de saúde? Leia este artigo, pois vou te explicar como isso é possível.
O Processo de Comunicação com o cliente Diabético
Durante todos os anos que estive na gestão da Farmácia Doce Vida (Especializada em Diabetes) que fundei, uma das coisas mais importantes que aprendi foi a me comunicar de forma clara e objetiva com meus clientes diabéticos e seus cuidadores. Este tipo de comunicação eu uso ainda hoje, em todo o conteúdo que crio no meu Blog de Educação em Diabetes – Diabetes&Você.
Veja abaixo alguns dos retornos que tenho de meus seguidores nas redes sociais:
A comunicação vai muito além da orientação, avaliação e acompanhamento do tratamento do cliente diabético. No atendimento, podemos identificar vários fatores, como os abaixo:
- As necessidades de atendimento psicológico para aceitação da condição;
- Qual atividade física vai dar prazer ao cliente;
- Qual medidor mais adequado para a rotina do paciente;
- Quais alimentos o paciente sente prazer em comer;
- Possíveis erros que o cliente possa estar cometendo na aplicação e armazenagem da insulina, ou se está usando a medicação oral da forma adequada.
Pequenos detalhes influenciam diretamente no controle glicêmico do seu cliente. Lembre-se: “O diabo mora nos detalhes…”
O tratamento do diabetes é rico em detalhes, que muitas vezes passam despercebidos e levam a pessoa a não conseguir controlar seus níveis glicêmicos. Com uma conversa clara e objetiva, no consultório do profissional ou até mesmo no balcão de uma farmácia, você consegue desmascarar esses detalhes que muitas vezes passam despercebidos na consulta médica. Além disso, o tempo que o paciente passa com o médico é cada vez mais curto, não sendo suficiente para transmitir todas as informações necessárias, de forma clara, fazendo com que ele siga as recomendações. Essa oportunidade é sua!
Para uma boa comunicação devemos ficar atentos aos princípios abaixo:
- Transparência;
- Parceria na tomada de decisão;
- Objetivos do tratamento;
- Informações corretas;
- Respeito mútuo;
- Aprendizado contínuo;
- Ambiente de apoio;
Como dizem os escoteiros, devemos ficar sempre alertas quando estamos atendendo nosso cliente.
Qual sua missão como profissional de saúde?
Todos fomos enviados a este mundo para cumprir uma missão. Não sei qual é a sua, mas a minha eu tenho bem definida.
Minha Missão de Vida é melhorar a vida das pessoas que tem Diabetes.
Entenda um pouco a minha história:
Venho trabalhando com diabetes desde 2006, ano em que fundei a Farmácia Doce Vida, que por ser especializada tinha meu foco nas pessoas com Diabetes e seus cuidadores.
No início de 2015, tomei uma decisão e mudei a minha vida. Vendi a farmácia, mudei de cidade, voltei para Belo Horizonte. Percebi que eu poderia fazer muito mais pelo diabetes se eu compartilhasse com o maior número de pessoas possível o meu conhecimento adquirido durante todos estes anos em que fui gestora da Doce Vida.
Percebi também que para conseguir melhorar a vida do maior número de pessoas com Diabetes era preciso dividir meu conhecimento com meus colegas farmacêuticos, pois este é o profissional de saúde mais visitado pelo diabético.
Devemos estar preparados para atender este cliente, identificando suas necessidades, orientando-o nas melhores práticas para uma gestão e adesão plena de seu tratamento.
Você está preparado?
Para se tornar ainda mais preparado, o caminho é longo, mas o primeiro passo é simples: a capacitação.
Nestes anos todos, atendendo pacientes com diabetes, desenvolvi o Método DX e que aplico no atendimento dos meus pacientes.
Com as técnicas que eu uso, consegui melhorar o controle glicêmico de mais de 60% dos meus pacientes, inclusive o meu paciente principal, meu marido, pai dos meus filhos. Percebi o potencial que tem este paciente e a necessidade de um tratamento especializado para os mesmos.
Dessa forma, ser um profissional especializado em diabetes é de extrema importância para que você tenha êxito ao tratar o paciente diabético que chega até você! Para te ajudar, estou disponibilizando aqui em baixo o link do meu webnário, onde eu falo sobre os 5 Pilares Para Engajar o Paciente Diabético e Levá-lo ao Sucesso do Tratamento.
Quer saber como se tornar um expert em diabetes? Clique no link abaixo que eu vou te ensinar o que aprendi até agora!
QUERO SER UM EXPERT EM DIABETES