Vitamina D ajuda você a ter ossos fortes, limar gordura e peso, turbina seu coração e as defesas do organismo e mais…
Pesquisa no periódico internacional Clinical Nutrition, afirmou que um café da manhã farto em vitamina D e cálcio ajuda seu corpo a regular o gasto energético e o apetite nas 24 horas seguintes. Quando possui bom nível de vitamina D, o corpo libera mais leptina. Esse hormônio manda mensagens ao cérebro informando que você já está cheio, não precisa mais comer. A leptina é um regulador do apetite. Vitamina D em baixa no organismo significa menos leptina e pratos mais cheios. A deficiência do nutriente também está ligada à resistência à insulina, o que em geral leva à fome excessiva.
Se houver concentração de vitamina D satisfatória no seu organismo, você também tende a produzir e estocar menos gordura. Quando há deficiência de vitamina D, os níveis de paratormônio (PTH) e calcitrol se elevam. E isso é ruim. Faz seu organismo estocar gordura em vez de queimá-la. Pesquisas recentes apontam que níveis elevados de PTH aumentam em 40% os riscos de o homem ficar acima do peso. A vitamina D facilita sua convivência com a balança.
A Vitamina D ainda detona aquelas saliências estacionadas no seu abdome. Trabalhos da Universidade de Minnesota (EUA) e da Universidade Laval (Canadá) revelaram que vitamina D reduz as medidas da sua pança. O nutriente pode agir em parceria com o cálcio para reduzir a produção de cortisol, o hormônio do estresse que favorece a formação da gordura corporal.
Uma alimentação repleta de vitamina D e cálcio favorece perder 70% mais peso do que uma dieta com teor calórico igual, mas isenta de boas doses desses nutrientes.
A vitamina D atua como um hormônio acumulando múltiplas tarefas. Nos últimos 20 anos, foram descobertos receptores de vitamina D em mais de 40 diferentes tecidos do corpo, incluindo coração e músculos. Sendo assim, a deficiência de vitamina D pode estar relacionada a diversos males cardiovasculares, no sistema imunológico, nos ossos até alguns tipos de cânceres. Taxa de Vitamina D em ordem no organismo faz bem ao coração como exercícios físicos. Bateu pressão alta? O nutriente auxilia você a mantê-la sob medida salubre. Tem tendência genética a desenvolver diabetes? Estudos mostraram que vitamina D também pode ser parceira para evitar esse diagnóstico. Quer mais? Há. O nutriente entra no grupo dos agentes que defendem você contra o câncer de próstata. Até a perda de memória aumenta a lista dos males que podem ser prevenidos se você não deixar seu tanque de vitamina na seca.
Peixes
Invista nos tipos gordurosos: salmão, cavala, atum e sardinha, chegam a ter quatro vezes mais vitamina D que os chamados peixes magros: linguado, cação e robalo. Os “gordos” ainda oferecem altas quantidades de ômega 3, ácido graxo que age junto com a vitamina D na promoção da sua perda e na sua inibição do crescimento de células cancerígenas no corpo. Além disso, ao consumir peixes você também aproveita o benefício da proteína que favorece o controle do apetite.
Laticínios
Derivados do leite (iogurte, requeijão, queijo, manteiga e margarina) costumam carregar muito cálcio e muita vitamina D. E essa dupla auxilia a reduzir os níveis de hormônios que armazenam gordura em seu corpo. Laticínios também são ricos em leucina, aminoácido que estimula o crescimento muscular e a queima de gordura.
Ovos
Assim como os peixes gordurosos, os ovos contêm vitamina D, ômega-3 e proteína. Numa dieta de baixa caloria, coma-os com gema já no café da manhã e aumente sua perda de peso em até 65%, indica estudo da Universidade de Saint Louis (Estados Unidos).
Sol na pele
A vitamina D está em diversos alimentos, mas é a exposição solar que dispara os efeitos dela no corpo. Porém, você não precisa passar horas se esturricando. Para evitar a deficiência de vitamina D, deve-se reservar de 10 a 15 min. De exposição solar, em horários em que a radiação não é intensa, antes de 10h e após 16h, no mínimo três vezes por semana. Basta expor braços e pernas ao sol (mas sem protetor solar).
Até mais!
Indicação de Complemento Nutricional:
– Addera – Vitamina D3 – 3300 UI/mL
Meus parabéns pelas excelentes dicas, realmente seu site é digno de um belo compartilhamento, já vou indicar para minhas amigas. Obrigado por compartilhar dicas tão boas. bjos.
Comecei a tomar osteonutri a mais ou menos um mes, noteiq estou engordando, barriga enorme ja e estomago alto, irei parar de tomar , q raiva dessa vitamina D
Dr. Alexandre tomo 5 gotas de depura C, mais um comprimido de cálcio osteonutri+vitamina D3 a mais de um ano. Nesse tempo perdi 06 kg, já recuperei 2kg. Estou tendo que comer muito pra conseguir manter o peso. Pode estar relacionado ao suplemento o fato do meu metabolismo está bem acelerado. Tenho 46 anos.
Maria Helena.
Doutor mais uma pergunta: estou tomando dois suplementos. Um é para fortalecer as unhas e cabelos que é chamado PillFood. Você conhece? É verdade que funciona mesmo? Existem contra-indicações?
O outro que estou tomando é a Vitamina C pois li aqui que é bom tomar vitamina C pois não conseguimos a medida correta todos os dias então manipulei e estou tomando todos os dias. Me responda por favor existe uma contra-indicação de tomar vitamina c? Posso tomar vitamina C e vitamina D juntos?
Mari, não conheço este suplemento para os cabelos. A Vitamina C está presente nos alimentos, principlamente nas frutas. A vitamina D só deve ser reposta em pessoas sob indicações.
Abraços!
Dr. Alexandre Ferreira
Gostaria de saber uma dieta para emagrecer pois estou ficando com barriga e o estomago alto. Sou hipertensa e tenho 54 anos. Meu colesterol um pouco alto. Que dieta me aconcelha.
Maria Oliveira,
Procure um nutricionista, desta maneira você poderá planejar uma dieta adequada com seu perfil.