fbpx
sexta-feira , 8 de novembro de 2024

Cientistas descobrem alimento que combate doença cardíaca e diabetes

Pesquisadores têm apontado os benefícios para a saúde da dieta mediterrânea por 10 anos. Em 2003, um grande estudo de Harvard descobriu que pessoas que consumiam uma dieta mediterrânea rica em suplementos como nozes e sementes, óleo de oliva, peixe e vinho, eram mais saudáveis e viviam por mais tempo.

04_27_diabetes

Desde então, dezenas de estudos validaram os benefícios para a saúde da dieta mediterrânea. Um estudo recentemente publicado no New England Journal of Medicine descobriu que as pessoas que estavam em risco elevado de doença cardiovascular podem reduzir a chance de ataque cardíaco, derrame e morte por doença arterial coronária em 30 por cento, se eles comerem esta dieta saudável para o coração.

Mas há alguns elementos das dietas mediterrâneas que são muitas vezes esquecidos – as especiarias. A culinária nativa da região do Mediterrâneo utiliza generosamente as especiarias, e a pesquisa mostrou que elas são fontes de antioxidantes potentes que ajudam na luta contra muitas doenças, incluindo doenças cardíacas, diabetes e câncer. Um tempero comum – o cravo – pode ser um superalimento que ajuda a evitar a doença cardíaca, diabetes e outras condições médicas mortais.

Pesquisadores da Universidade Miguel Hernández da Espanha testaram cinco especiarias utilizadas na dieta mediterrânea – cravo, orégano, tomilho, alecrim e sálvia. Eles descobriram que os cravos tiveram os mais altos níveis de fenóis, um tipo de antioxidante encontrado naturalmente em alguns óleos essenciais que possuem forte antisséptico e propriedades antibacterianas. Como resultado do estudo, o Jornal de Aromas e Fragrâncias classificou o cravo como o melhor antioxidante natural.

O cravo têm sido utilizado há anos como um grande remédio da medicina popular, e estudos modernos validaram muitos dos seus usos. Eles incluem:

• A doença cardiovascular. Um estudo revelou que o cravo, mesmo em pequenas quantidades, produziu uma queda nos níveis de glicose e triglicerídeos e também inibiu a peroxidação lipídica, uma das causas da doença de coração. O cravo também demonstrou ser um inibidor eficaz das plaquetas, assim, ajuda a prevenir a formação de coágulos sanguíneos. Eugenol, um componente do cravo, verificou-se ser 29 vezes mais potente do que a aspirina na prevenção da agregação de plaquetas.

• Diabetes. Um estudo da Universidade Agrícola do Paquistão descobriu que menos de um cravo por dia abaixa os níveis de glicose em pessoas com diabetes tipo 2. Os pesquisadores descobriram que o cravo ajuda a função da insulina de forma mais eficiente exigindo menos para fixar o açúcar dentro das células, onde é usado para fornecer energia.

• O câncer de pulmão. Uma equipe de pesquisadores Instituto Nacional do Câncer da Índia em Chittaranjan injetou benzopireno em ratos, substância encontrada no tabaco que é um grande risco para o câncer de pulmão. A um grupo de ratinhos foi dado um cravo de infusão, e um segundo grupo foi injetado com água. O crescimento do câncer foi reduzido nos ratos tratados com cravos. O pesquisador Suktta Das disse que o cravo faz com que as células malignas cometam suicídio em massa e até mesmo fez com que as células pré-malignas parassem de progredir. Outros estudos em animais sugeriram que os cravos podem desempenhar um papel na prevenção de câncer da pele e do aparelho digestivo.

• Dor de dente. Um estudo com 73 adultos realizado em 2006 pelo Kuwait University descobriu que uma preparação oral contendo cravo foi tão eficaz como benzocaína em aliviar a dor causada por injeções orais.

• Artrite. Estudos descobriram que os cravos ajudam a normalizar a função da insulina. Além disso, o eugenol, um produto químico no cravo, inibe a COX-2, uma proteína que provoca a inflamação que estimula a dor e inchaço das doenças articulares, como a artrite. A COX-2 é a mesma proteína que as drogas tais como Celebrex suprimem.

• Infecções. Numerosos estudos têm mostrado que os cravos são eficazes para impedir o crescimento de muitos tipos diferentes de bactérias, tais como E. coli, Enterobacter, e estafilococos. Em alguns casos, os cravos foram ainda mais eficazes do que o antibiótico amoxicilina. Vários estudos descobriram que os cravos são também um agente anti-fúngico poderoso que pode conter a Candida, tanto na boca e no intestino, e um estudo de 2009 constatou que os cravos foram ainda eficazes contra as estirpes de fungos, que eram resistentes a drogas padrão para o tratamento de infecções fúngicas. Os pesquisadores acreditam que as propriedades anti-sépticas e anti-bacterianas fortes dos cravos podem ser utilizados para conservar alimentos, naturalmente, em substituição aos conservantes químicos utilizados hoje em dia.

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Dedos envolvidos por uma luva azul, segurando um tubo de ensaio ce tampa vermelha com sangue dentro, na etiqueta escrito HOMA-IR HOMA-B

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando …

4 Comentários

  1. Antonio gostei foi conhece estes alimento e inportante para saude

  2. Gostei da publicação, gostaria de saber mais sobre a utilização do cravo e a maneira de preparo.por gentileza.

  3. Achei muito util esta reportagem,obrigada pelo carinho,e atenção de voces para com seu internautas..

  4. Gostei da notícia, mas gostaria de saber qual a forma de consumir esse “um” cravo por dia para controlar a glicemia. Mastigar puro, tomar chá, triturar nos alimentos??? Obrigada, adoro as noticias d vces!! Abração!!!

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"