Categories: Notícias e Análises

Boas e más notícias para o tratamento do diabetes tipo 2

Share

A  boa notícia é que a Anvisa acaba de aprovar uma nova classe de medicamento para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2. A má notícia é que a cirurgia bariátrica para tratamento do diabetes tipo 2 não é uma prática aprovada pelo CFM, conforme nota divulgada pelo Conselho. Confira!

O Kombiglyze XR ,aprovado para o tratamento do diabetes tipo 2, é uma combinação de dois princípios ativos em um só medicamento, a saxagliptina com a metformina de ação prolongada. Desenvolvido em parceria pelas farmacêuticas Bristol-Myers Squibb e AstraZeneca, o medicamento é indicado para melhorar o controle glicêmico de adultos com diabetes tipo 2, associado à uma rotina de exercícios e uma dieta equilibrada, quando a terapia com ambas as drogas for indicada.

O produto é o primeiro e, até o momento, único no mercado a combinar, de maneira fixa, a saxagliptina (um inibidor da dipeptidil peptidase -4) e a metformina de ação prolongada (XR), num medicamento para ser administrado em dose única diária. Essa característica do medicamento traz mais comodidade para o paciente. A expectativa é que o medicamento esteja disponível no mercado brasileiro em breve, após a aprovação do preço.

A Bristol-Myers Squibb e a AstraZeneca assinaram um acordo de cooperação para possibilitar às empresas pesquisar, desenvolver e comercializar medicamentos experimentais específicos para o diabetes tipo 2. Esta cooperação é direcionada aos cuidados dos pacientes em escala global para melhorar a saúde dos pacientes, criando uma nova visão para o tratamento do diabetes tipo 2.

Cirurgia não é indicada pelo CFM para tratamento do diabetes tipo 2

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou na semana passada uma nota à sociedade e à imprensa na qual informa que a entidade não aprovou posicionamento favorável ao uso das técnicas de cirurgia bariátrica para tratamento de diabetes ou síndromes metabólicas.
O posicionamento esclarece informações atribuídas ao CFM, inseridas em reportagens publicadas em jornais, revistas e sites nesta semana. De acordo com a nota (ver íntegra abaixo), estes procedimentos aprovados se referem apenas ao tratamento de obesidade mórbida.

Related Post

Nota de esclarecimento à sociedade sobre cirurgia bariátrica:

Tendo em vista a publicações de reportagens em vários veículos de comunicação de grande circulação e a proteção do bem estar e da vida dos pacientes, o Conselho Federal de Medicina vem a público esclarecer que:

1) A entidade nunca se posicionou favoravelmente à realização de cirurgias bariátricas para tratamento de diabetes ou síndrome metabólica, conforme publicado.

2) Até o momento, o CFM não considera ainda válido cientificamente o uso desta técnica para o tratamento específico destes transtornos.

3) Todos os encaminhamentos aprovados pelo seu plenário se referem à cirurgia bariátrica apenas no tratamento da obesidade mórbida.

4) Os critérios e tipos de cirurgia bariátrica devidamente autorizadas estão expressos nas Resoluções 1.766/2005 e 1.942/2010 – ambas do CFM.

O tema tem sido acompanhado permanentemente pelo CFM, com o apoio de sua Câmara Técnica que se dedica ao assunto, sendo que a preocupação maior é assegurar a oferta de tratamentos que impliquem em situações de risco para médicos e pacientes. 

View Comments

  • REMEDIO QUE CURA NÃO DÁ LUCRO.

    Sendo assim, nunca o diabetes terá cura. Desde o ano 1920, quase cem anos , os paises gastam fortunas, na procura de um remedio para cura definiva do diabetes, e, até hoje não encontra, ou não querem que se encontrem.

  • Lí a respeito, e o pesquisador dessa técnica é o goiano Professor Doutor Áureo Ludovico de Paula, de integridade e competência indiscutíveis.
    O CRM deveria entrevistar aqueles que, até a proibição, foram cirurgiados pelo Doutor. Seria uma boa amostragem científica para aprovar essa técnica.
    Estão esperando morrer mais gente com insuficiência renal, cardíaca e outros efeitos colaterais do diabetes? Detalhe, eu sou diabético há mais de 25 anos.

  • Boa Tarde!Infelizmente os preços dos medicamentos chegaram a estratosfera.
    Hoje fui comprar fitas reagentes e acredite está mais caro que o aparelho completo.

    • Geraldo,
      Normalmente o preço das tiras é sempre superior que o valor do medidor. O que onera estes custos são os impostos cobrados pelo nosso governo.

  • Bom dia, infelizmente não aprovaram a cirurgia bariátrica, com isso os diabéticos tipo1 e 2 ( esse é o meu caso), continuam a pagar mais caro por todo o tratamento. Esquecem que a cirugia bariátrica, não só ajuda o diabético, como ajuda ele a controlar melhor tudo sobre o seu corpo com Depressão, pressão muito alta ou muito baixa, auto estima etc.etc. Em quanto isso continuam as empresas a produzir remédios e somos as cobais dos laboratórios .O que é a pressão sobre os médicos para que isso continuem, jogo de gato e rato, como sempre saimos perdendo.

    • Osvaldo,

      Converse com seu médico, pois sei que pacientes com doenças pré-existentes como hipertensão, diabetes ou problemas ortopédicos causados pelo sobrepeso e com IMC entre 35 e 39, conseguem fazer a cirurgia bariátrica.
      Cuide-se!

  • Será de grande importância que vocês consigam saber quando estará disponível.o preço estimado para esse novo medicamento e também, se haverá descontos, como fazem com o Galvoz..
    Por favor, nos avisem enviando para o nosso email essas importantes informações
    Grato
    Odilon Fialhp

  • oi o meu comentario é mais uma pergunta como fico sabendo qual é o meu tipo de diabetes porque tenho diabetes e o meu medico não me disse o tipo que eu tenho muito obrigado por enquanto

  • Infelismente enquanto pessoas como cachoeira mandar em nosso Brasil,não teremos cura para muitas doenças,pois os laboratorios deixariam de ganhar,muito em cima de nos.

Posts Recentes

Diabetes e Saúde Mental: Caminhos para Equilíbrio e Qualidade de Vida

Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais