fbpx
sexta-feira , 8 de novembro de 2024

Você sabia que existem medicamentos revolucionando o tratamento do Diabetes tipo 2?

No Brasil existem cerca de 12 milhões de diabéticos (Fonte: IDF – International Diabetes Federation), sendo que 90% destes são Diabéticos do Tipo 2, patologia que acomete principalmente a população acima dos 40 anos de idade.

É sabido que a gordura acumulada no abdômen influencia diretamente no Diabetes Tipo 2. Esta gordura além de dificultar a ação da insulina, diminui os níveis de hormônios gastrointestinais conhecidos como Incretinas, muito importantes no controle dos níveis de glicose no sangue.

As incretinas são liberadas quando ocorre à entrada de nutrientes em nosso intestino. Uma vez liberadas, as Incretinas estimulam a secreção de insulina pelas células β do pâncreas. A incretina mais predominante é a GLP-1, que além de estimular a liberação de insulina e melhorar à sensibilidade da ação desta, aumenta o tempo de esvaziamento gástrico, consequentemente aumentando a saciedade, reduzindo, assim o consumo de alimentos.

Com as descobertas acima, criou-se novas possibilidades de tratamentos para as pessoas com diabetes tipo 2. Conheça abaixo as classes de medicamentos que estão revolucionando o tratamento do Diabetes Tipo 2.

Inibidores da Enzima DPP-4

O GLP-1 nativo circula por pouco tempo (menos que 3 minutos) na corrente sanguínea, por ser destruído por uma enzima chamada DPP-4. Os medicamento que inibem a ação desta enzima, permitem que o GLP-1 nativo circule e aja por mais tempo em nosso organismo. Com o uso
dos inibidores de DPP-4 não há retardo significativo do esvaziamento gástrico e nem redução de peso. São eles:

  • Sitagliptina |Nome Comercial: Januvia | Laboratório: MSD
  • Vildagliptina |Nome Comercial: Galvus | Laboratório: Novartis
  • Saxagliptina |Nome Comercial: Onglyza | Laboratório: Astra Zeneca/Bristol
  • Linagliptina |Nome Comercial:Trayenta | Laboratório: Boehringer Ingelheim
  • Vildagliptina |Nome Comercial: Jalra | Laboratório: Merck

Estes medicamentos podem ser usados em monoterapia ou em terapia associada a outros medicamentos orais ou até mesmo insulina. Alguns deles existem em associação com Metformina em um único comprimido, como por exemplo:

  • Janumet (50/500, 50/850 e 50/1.000)
  • Galvus Met (50/500, 50/850 e 50/1.000)
  • Jalra Met (50/500, 50/850 e 50/1.000)

 

Incretinomiméticos

Os incretinomiméticos são representados pelos agonistas do receptor do GLP-1 (substância que se liga aos receptores de GLP-1 na célula, promovendo uma ação semelhante ao GLP- 1 nativo). Estas substâncias são resistentes à destruição promovida pela enzima DPP- 4, promovem a secreção de insulina, aumentam a sensibilidade das células a sua ação, promovem a perda de peso através do aumento do tempo de esvaziamento gástrico, e diminuição da pressão arterial. Podem ser usados em monoterapia, assim como em terapias associadas a outros anti-diabéticos orais.

Este medicamentos são injetáveis(sub-cutâneas). São eles:

  • Exenatida | Nome Comercial: Byetta | Laboratório: Eli Lilly
  • Liraglutida | Nome Comercial: Victoza | Laboratório: Novo Nordisk
  • Lixisenatida | Nome Comercial: Lyxumia | Laboratório: Sanofi Aventis

O Lyxumia esta em processo de aprovação na ANVISA para iniciar sua comercialização no Brasil.

Até mais!

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Quem tem diabetes pode engravidar?

Se você veio até esse post deve estar em busca da resposta para a pergunta: …

75 Comentários

  1. PATRICIA AYRES MARTINS LACERDA

    Bom dia, estava tomando o glibenclamida pela manha junto com metformina 850, mas o medico mudou para o Janumet 50/500, posso continuar tomando o Glibenclamida?

  2. Olá, tomo Galvus Met há quatro anos. Recentemente vi que a medicação Dapagliflozina va ser fornecida pelo SUS. Ela tem o mesmo mecanismo de ação do Galvus?

    • Giuliano,

      O Galvus é um inibidor da enzima DPP-4 e a Dapaglifozina é um inibidor da enzima SGLT2. São mecanismos de ação diferentes, mas podem ser usados juntos, para melhorar o controle dos níveis de glicose no sangue.

  3. Paulo!
    Melhor você entrar em contato com seu médico, pois as dosagens são de acordo com a pessoa.

  4. JOÃO HELIO VOGAS BRASIL

    Olá! Boa tarde!
    Meu cardiologista passou Galvus de 50/1000 – 1 comprimido por dia, que tomo há mais de 3 anos. Só que fui num endócrino (para acompanhar dieta e taxas) e ele me receitou MERITOR 4/1000 – 1 Comp.depois do café da manhã. Devo comunicar o cardiologista antes de trocar a medicação, ou não devo trocar? Que diferença tem entre as substâncias? O que pode causar se eu trocar?

    Agradeço a atenção!

  5. Maria Valéria Strelow

    Monica tenho diabetes LADA e o médico me prescreveu NPH pela manhã e 1 comprimido de Nesina 25. Li na bula da Nesina que não deve ser usado em diabetes tipo 1. E no meu caso pode ????

  6. Qual a diferença entre Janumet e Jardiance?

  7. Uso jardiance 25mg + 3 glifage + 1 azukon +1 nesina 25mg, posso substituir o jardiance pelo Xigduo 5/1000?

  8. Olá, minha irmã começou a tomar o Jardiance 25mg 1 vez ao dia. Além disso ela toma o nesina met. Mas não deveria estar tomando apenas o Jardiance? Os remédios são caros e estou pensando em deixar somente o Jardiance.

  9. É verdade que agora alguns médicos estão substituindo a metformina por insulina? quando me parece que pessoas que não tem a glicemia muito alta e que os efeitos colaterais da insulina não tem…

  10. Boa tarde Dra. Monica,
    Faço uso do Galvus met 50/1000 ha 3 anos. Um amigo me recomendou falar com o médico para mudar para Xgduo xr. Gostaria de saber sua opinião sobre : 1) qual medicamento é mais eficaz. 2) os dois medicamentos são de mesma geração ou o galvus está ultrapassado. Muito obrigado pelas generosas informações

    • Valdir,
      São medicamentos com mecanismos diferentes. Seu médico deve fazer uma avaliação de sua condição de saúde, para prescrever os medicamentos, tais como função hepática e renal. Converse com seu médico antes de mudar seu tratamento.

    • Flávio Roberto Garcia

      Xigduo me lotou de alergia, perna, cabeça e principalmente na glande do pênis me deu até úlcera na glande simplesmente pelo fato de eliminar muito açúcar pela urina, substitui pelo galvus met.

  11. Joao augusto juliani

    Qual a diferença entre galvus 50mg com galvus 50/500,50/850/50/1000

  12. Joao augusto juliani

    Posso tomar trayenta 5m e galvus 50mg, pois o trayenta não dava resultado

  13. Olá, passei em consulta com uma endócrino e ela me prescreveu a Victoza para controle de peso, me orientou que a Anvisa havia liberado um medicamento similar com outro nome mas a mesma composição. Pelo preço ser bem alto o farmacêutico me indicou a metformina, dizendo ter o mesmo efeito. Então pergunto, eles têm a mesma ação? Qual a diferença se ambos são indicados para diabetes tipo 2?

  14. ola faco uso de janumet 50/850 posso tomar o 100/100

  15. Olá. Gostaria de saber se há muita diferença entre o janumet e o janumet de. Quais as consequências se houver ingestão do janumet, mas eu deveria tomar o janumet xr.
    Obrigada pela atenção

  16. USO O GALVUS MET 50/1000, DIAMICROM 60MG E INSULINA GLARGINA 26 UNI/DIA. POSSO SUBISTITUIR O GALVUS PELO XIGDUO XR? É QUE CONSIGO AMOSTRA GRATIS DELE.

  17. Olá, gostaria de saber se Cloridrato de Metformina 500mg e Trayenta Duo são a mesma coisa. Faz sentido usar os dois e ainda com Glifage?

  18. Olá, minha mãe tomava Galvus met e após iniciar tratamento com corticóide precisou aplicação de insulinas nph e regular e por esse motivo médico mandou mudar o Galvus MET pelo Glifage porque haveria interferência do Galvus com a insulina. Porém, anteriormente ela já havia feito uso do Glifage e este tinha efeito placebo nela. Existe algum impedimento de se usar insulina com o Galvus MET? Obrigada desde já pelo retorno.

  19. Abraão Lincoln do Carmo Batista

    O Galvus Met 50+850 é muito bom e tem abatimento de 40% do laboratório. Tomo a muitos anos.Sabe-se que alguns hospitais já distribuem gratuitamente o Galvus Met.

  20. José Gustavo Moraes

    Boa noite. Fui diagnosticado com diabetes tipo 2 há 2 anos. Inicialmente tomava Ongliza 5 mg e 1 Glifaje XR 500. Minhas glicemias aumentaram muito. Depois comecei tomar Xigduo 5/1000 e o Ongliza de 5mg,mas mesmo assim continuaram a aumentar. Daí em diante entrei numa dieta prescrita por um médico e passei a ter um controle maior, a ponto de chegar eliminar o Ongliza e ficar apenas com o Xigduo. A minha pergunta é se terei de tomar drogas por toda a vida. Estou apenas no glifaje XR 500 três vezes ao dia. Descobri que sou LADA. Eu me tornarei tipo 1 ou poderei permanecer tipo 2 até a morte?

  21. Regiane F Noronha de Souza

    Boa Noite minha mãe toma Janumet 100/1000mg pode ser substituído por Nimegon 100mg?

  22. Bom dia. Faço uso do Xigduo XR + cloridrato de metformina 10mg/1000mg há uns 15 dias. Antes tomava metformina 850 que no meu organismo não passava de placebo. Nesta quinzena do uso do novo, tenho percebido uma aumento absurdo de idas ao banheiro para urinar, principalmente a noite. É esse mesmo o resultado esperado? Existe algum medicamento substituto com o preço mais acessível?

  23. Boa noite.Tomo galvus 50 há 1 ano duas vezes ao dia, fui a outro medico e este substituiu por amaryl 1mg.Fiquei insegura com a mudança. Os dois trabalham com o mesmo objetivo?obrigada.

  24. Antonio Celso Agostini

    Bom dia ! Faço uso do Xigduo XR + cloridrato de metformina 10mg/1000mg a seis meses, pois fui diagnosticado com diabetis 1, gostaria de saber se posso substituir pelo glifage XR 500 que é muito mais barato. Obrigado.

  25. posso usar Galvus 50/1000, juntamente com o Xigduo 10 mg/1000mg???

  26. Sergio Paludetti

    Bom dia! Tomo GalvusMet 50/850 mg, gostaria de saber qual a diferença entre ele e o JanuMet XR 50/850mg

  27. Obrigado pelas notícias aprofundadas na medida certa, bem esclarecedoras e próximas ao estado da arte “possível ao brasileiro”. Deus a abençoe.

  28. Boa noite, estou tendo dificuldade na aquisição do Tayrenta 5 mg, príncipio ativo Linagliptina, teria outro com o mesmo efeito, e baixo custo?

  29. Ronaldo Cavalcante da Silva

    por favor qual a diferença do saxagliptina + metioformin pra o sitagliptina + metioformin ?

  30. Gostaria de saber qual a diferença entre os medicamentos Galvus e Galvus Met. Meu pai fazia uso de 2 comprimidos por dia de Galvus e foi solicitado que tomasse um Galvus pela manhã e um Galvus Met a noite. Qual a diferença entre os dois? Obrigada

  31. Milton Córdova Junior

    Estou tomando Galvus Met (50mg + 850mg) há 4 anos. Em consulta recente com outro médico, em outro estado (pois mudei de residência), ele recomendou o Xigdua. Em breve pesquisa, verifiquei que trata-se de medicamento novo. Poderia informar qual a diferença entre um medicamento e outro, vantagens e desvantagens?

    • Milton,
      São mecanismos de ação diferentes, mas associados a mesma droga: metformina
      GalvusMet é um inibidor de DPP4 associado a Metformina e Xigduo é um inibidor de SGLT2 associado a Metformina.

      Inibidores de DPP4, são medicamentos que inibem a enzima DPP4, que inibe a ação das incretinas, hormônios secretados pelo intestino, que agem na regulação de glicose no sangue.
      Inibidores de SGLT2, aumentam a secreção de glicose pela urina.

  32. Estou tomando o “Janumet XR 50x500mg”, mas o laboratório não dará mais o desconto e assim sendo, para mim fica difícil comprar. Existem outros medicamentos similares, com o mesmo efeito do “Janumet XR”, mais barato?

  33. qual a diferença entre o Januvia e o trayenta?

  34. Eva Anastácia da PalmaTorres

    Sou diabeticas á 22 anos já usei ,gauvus,mertiforminia.glibenclamida,todos me davam muita diarreia dores gastricas,e nauseas,hoje uso insulina,regular e nph,porem estou engordando não estou gostando.Sera que posso sugerir mei endroquino,para eu usar victoza?Por favor me responda.

  35. Tomo o galvus ha um tempo, só que, continuo obesa.Tenho vontade de usar o Victoza mas o preço alto não me permite.
    Poderia me informar o valor e se consigo por um preço menor?

  36. lenir lopes cardoso

    Uso galvus met a um bom tempo desde seu lançamento,realmente se trata de um medicamento otimo,me senti muito bem.

  37. denise de paula rosa

    Excelente esclarecimento.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"