Estudo mostra que pessoas que consomem abacate todos os dias parecem ingerir maiores quantidades de nutrientes, como fibras e vitaminas, apresentando melhores indicadores de saúde quando comparados com quem nunca come abacate.
Pesquisa publica no periódico Nutrition Journal, neste mês de Fevereiro, mostra como pessoas que têm o hábito de consumir abacate todos os dias tendem a alimentar-se, de maneira geral, melhor do que aquelas que nunca comem a fruta.
De acordo com uma consultoria americana, Nutrition Impact, especializada em alimentação e nutrição, o hábito de comer abacate eleva a probabilidade de um indivíduo ingerir mais nutrientes, como fibras e vitaminas. Com isso, aumenta a chance do individuo apresentar peso, índice de massa corporal e circunferência abdominal menores que os demais.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores basearam-se em dados de 18 mil participantes, acima de 19 anos, do Levantamento e Exame de Saúde e Nutrição Nacional dos Estados Unidos. A equipe analisou a diferença de hábitos alimentares entre pessoas que consumiam e aquelas que nunca comiam abacate.
De todos os participantes, apenas 347 comiam abacate, em qualquer quantidade, ao menos uma vez por dia, essas pessoas apresentaram uma média de consumo diário de meio abacate de tamanho médio. Em comparação com aqueles que nunca comiam a fruta, esses indivíduos consumiam, em média, a mesma quantidade de valor calórico total por dia. No entanto, os que comiam abacate ingeriam mais nutrientes essenciais para uma boa saúde: 48% a mais de vitamina K, 36% a mais de fibras, 23% a mais de vitamina E, 16% a mais de potássio e 13% a mais de magnésio em um dia.
Na avaliação antropométrica, o estudo também observou que as pessoas que comiam o abacate diariamente, em média, pesavam 3,5 quilos a menos e tinham um circunferência abdominal 4 centímetros menor do que a das pessoas que não consomem a fruta. Os mesmos também apresentavam níveis maiores do bom colesterol, o HDL, no sangue.
A síndrome metabólica acontece quando uma pessoa apresenta três ou mais características fisiológicas: hipertensão, açúcar elevado no sangue, excesso de gordura abdominal, baixo nível de bom colesterol e índices elevados de ácidos graxos. Condição que predispõe às doenças cardiovasculares, ao Diabetes e, quando as doenças ocorrem associadamente, à morte prematura.
A partir dos benefícios associados ao hábito diário de comer abacate, os pesquisadores concluíram que o consumo da fruta pode reduzir o risco de síndrome metabólica em até 50%.
Esses resultados sugerem uma associação interessante entre o consumo de abacate e uma melhor nutrição e boa saúde, disse o coordenador do estudo. Segundo o pesquisador, novos estudos sobre a fruta e sua contribuição à saúde cardiovascular já estão em andamento e devem aprofundar os conhecimentos em relação ao alimento.
Olá Boa tarde!
Adorei em saber sobre o abacate !
Sou diabética e tenho colesterol, E o meu HDL está baixo ! sempre gostei muito de abacate e quando fiquei sabendo dos meus problemas de saúde nuca mais comi abacate ….Adoro a sua pag.. Uma abraço !!!