fbpx
sexta-feira , 8 de novembro de 2024

7 passos para perder a barriga de vez!

7-passos-para-perder-a-barriga

A segunda-feira é conhecida mundialmente como o dia oficial para começar uma dieta. Confesse aqui no blog: você já começou uma dieta na segunda e, logo após, desistiu dela? Se a resposta para essa pergunta é sim, não se preocupe, você não está sozinha! É comum as pessoas decidirem perder peso mas não contarem com um plano de ação que realmente possa ser realizado. Pulamos o café da manhã, abrimos uma excessão no almoço e por aí vai.

Mas se realmente decidiu perder peso e agora é pra valer, leia essas 7 dicas para perder a barriga de vez!

1. Estabeleça metas específicas e praticáveis  

Se a ideia é emagrecer de forma duradoura e com saúde e não engordar rapidamente de novo causando mais uma vez o “efeito sanfona”, você precisa estabelecer metas específicas e praticáveis, metas que você realmente possa atingir para não causar mais uma frustração. Então, no lugar de colocar o foco em “perder peso”, foque nestas metas menores, mais saudáveis e viáveis. Assim você terá menores riscos de reencontrar os pesos que perdeu.

2. Tome café da manhã todos os dias  

Um dos maiores erros de quem quer perder ou manter o peso é pular o café da manhã. Nós brasileiros não temos o hábito de comer pela manhã. Mesmo que não sinta fome no começo, comer pela manhã acelera o metabolismo que estava em repouso no período de sono e com isso promove a queima de calorias.

O desjejum também reduz seu apetite para o almoço e aciona o seu compromisso diário para uma alimentação mais saudável. Tente começar com pequenas porções para se acostumar e misture carboidratos, proteínas e fibras. Assim você ganha energia rapidamente e maior sensação de saciedade.

3. Planeje sua alimentação  

“A vida requer planejamento”. Ou seja, prever o que você vai comer no café da manhã, lanches, almoço e jantar, durante a semana e nos fins de semana, para que tenha sempre alimentos saudáveis à mão. Quem organiza o seu dia alimentar têm muito menos chances de cair nas ciladas do regime. É comprovado que quando comemos em restaurante aumentam-se em até 93% as chances de exagerar nas refeições. Portanto, comer refeições saudáveis em casa pode ajudá-lo a manter o peso.   Armazene refeições pré-cozidas, legumes e frutas, para manter a praticidade e correr dos escapes alimentares.

4. Faça anotações do que se come  

Pessoas com hábito de manter diários alimentares perdem o dobro de peso das que não registram as suas refeições. Apenas o fato de anotar “atum empanado integral” ou “cheeseburger duplo” o ajudará a refletir sobre os seus hábitos alimentares e identificar seus pontos fracos.   Mesmo que você não consiga manter este diário alimentar por muito tempo, ele ainda poderá ser útil se feito por uns três dias (inclua pelo menos um fim de semana). Você encontrará as tais calorias ocultas e descobrirá descuidos em seus hábitos alimentares que contribuem para o ganho de peso.

5. Não permaneça em jejum prolongado  

Não fique mais do que 3-4 horas sem alimentar-se, não pule refeições. O simples fato de comer de três em três horas eleva a sua velocidade metabólica e consome maior nível de energia garantindo a perda de peso. “Comer para emagrecer”!

6. Não faça compulsões alimentares no fim do dia  

Você come direitinho durante o dia, mas ataca o chocolate e o pacote de biscoito à noite? As pessoas são mais ativas no começo do dia, mas, em vez de comer mais nesse período, deixam para abusar das calorias no jantar. Comer o suficiente nas refeições e nos lanches o dia todo estabiliza o apetite e evita desejos incontroláveis por comida à noite.

7. Faça atividade física  

A prática de atividade física regular aumenta os gastos calóricos e aceleram o metabolismo garantindo a queima de energia e a perda de peso.   A atividade física anaeróbica (musculação) favorece o aumento de massa muscular esquelética (MME) que consome maior quantidade de energia mesmo em repouso.

Até mais!

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Dedos envolvidos por uma luva azul, segurando um tubo de ensaio ce tampa vermelha com sangue dentro, na etiqueta escrito HOMA-IR HOMA-B

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando …

5 Comentários

  1. São excelentes suas dicas.Sou diabética e dislipidêmica, compensada.A minha maior dificuldade é porque tenho o vício de almoçar com gde quantidade. Se assim não for, sinto-me ansiosa e angustiada.Isso muito me incomoda, pois tenho consciencia das minhas necessidades.Obrigada pelas dicas excelentes.

  2. Doutor adorei os seus textos fiquei lendo a tarde inteira! Mas eu tenho uma pergunta: preciso perder peso mais rápido, em mais ou menos 1 mês. Estou 10 quilos acima do meu peso ideal e quero muito perder peso pois vou viajar. Estou fazendo exercícios diariamente e manerando nas coisas que eu como. Mas eu não sinto que eu estou emagrecendo. O que eu posso fazer? Preciso muito! Doutor me ajuda!

    • Dr. Alexandre Ferreira

      Mari, obrigado por acompanhar nossos artigos, nosso intuito é levar informação de qualidade sobre saúde. Sobre sua pergunta, mantenha o foco na sua atividade física regular e na ingestão fracionada e regular de alimentos com baixo índice glicêmico como frutas, verduras e alimntos desprovidos de gordura. Boa Sorte!!!

      Abraços!!!

      Dr. Alexandre Ferreira

  3. Junia Celia Silva Montay

    Adorei suas dicas,são ótimas mesmo sabendo de tudo isso e sendo diabética,fazendo sempre dieta e eercícios não consigo perder peso,me ajuda aí vai dr.pf

  4. Janete Romolo de Oliveira

    Amo pipoca, tenho diabetes, e também diverticulite, sou proibida de comer pipoca pela minha médica, pois suas casquinhas podem perfuras meu intestino.

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"