Hoje lançamos uma pergunta para os leitores de nosso blog: você está com o peso em dia ou a barriga está saliente? Já pensou em ter uma barriguinha lisa, digna de ser chamada de “tanquinho”? Quando a resposta é sim para essa pergunta, boa parte das pessoas busca um emagrecimento rápido onde dietas “mágicas”, o excesso de exercício físico, a falta de uma alimentação adequada viram melhores amigos na busca pela #QualidadeDeVida.
Vale lembrar que para alguém com estrutura um pouco maior, é fundamental unir atividade física de tipos e intervalos variados com uma alimentação balanceada.
Então se você está na busca pela perda de peso e, consequentemente, na diminuição da circunferência abdominal, siga os 7 passos para ter uma barriga sarada:
1) Fazer abdominal acaba com a barriga? Exercícios localizados na verdade fortalecem a musculatura do abdome. Abdominal sozinho não resolve de jeito nenhum. Para os “gominhos” aparecerem é preciso exaurir a gordura corporal que cobre toda a musculatura do abdome. Ou seja: é melhor emagrecer um pouco antes de se dedicar a esses exercícios.
2) Exercícios físicos realizados de manhã queimam mais gordura corporal? Teoricamente sim. Pela manhã, o nível de produção de hormônios como Testosterona e GH são um pouco maior. O ganho varia entre 2% e 5%. Mas se você só pode fazer exercícios à tarde ou à noite, pode ser insignificante perto de outros fatores, como a disposição para treinar. Se tiver mais energia à tarde ou à noite, priorize esses turnos, afinal de contas conta muito mais a fidelidade aos treinos do que estes 5% de benefícios ainda questionáveis.
3) Qualquer indivíduo pode ter um abdome de tanquinho? Sim, “gominhos” são como sol; nasce para todos! Ter um abdome marcado não depende da genética. Tem gente que vai ter gomo mais forte, outros gomos menos forte, mas se a pessoa não tiver gordura na região e a musculatura for trabalhada, eles aparecerão com certeza.
4) Cerveja dá barriga? São inúmeras as teorias que afirmam que sim, que cerveja causa “barriga de chopp”. Mas na verdade o que causa a “barriga de chopp” são os acúmulos de calorias, que podem vir tanto de uma bebida alcoólica quanto de um suco de laranja. Se você gastar mais calorias do que consome bebendo, não vai engordar. O grande problema é que bebidas alcoólicas são muito calóricas e que dependendo do volume e da frequência você terá que gastar muitas, mas muitas calorias.
5) Para emagrecer, o melhor é cortar carboidrato? Essa é a dieta mais “imbecil” que existe. Super ultrapassada. O indivíduo seca, mas não emagrece. Basicamente, tudo o que você vai perder é um quilo de carboidratos e os três litros de água atrelados a eles, e a gordura vai continuar toda lá.
6) O corpo só queima gordura a partir de 30 minutos de exercício? É falso. Em cinco minutos de exercício, mais de 50% de sua fonte de energia já é a gordura. Variar entre atividades curtas, moderadas e intensas também ajuda, pois mantém o metabolismo sempre acelerado. Se você fizer toda vez o mesmo treino, seu corpo se adapta e fica preparado para esses estímulos. Portanto, varie seus treinos.
7) A gordura no abdome é a mais perigosa? Sim. Cuidado com a gordura visceral, acumulada na cavidade que vai dos pulmões até a cintura: os hormônios que ela produz prejudicam o fígado e aumentam a possibilidade de um ataque cardíaco.
Até mais!
Obrigado Lívia Paz e Danielson, agradecemos a ambos por acompanhar nossos artigos. Nosso intuito é levar informação de qualidade sobre saúde aos nossos leitores. Voltem sempre!
Abraços,
Dr. Alexandre Ferreira
Ótima matéria, bem explicativa para pessoas que, como eu, tirar boa parte do peso que sobra no corpo.
Eu queria saber o que eu posso fazer de exercicio,eu tenho diabete e tomo insulina 2 vezes ao dia,e como de 3 em 3 hs tenho meu peso normal.
Olá, você pode fazer exercícios aeróbicos e anaeróbicos Janaína, desde que acompanhe sua glicemia e mantenha acompanhamento com o seu médico.
Abraços!!!
Dr. Alexandre Ferreira
Gostaria de acompanhar essas publicações muito importantes para manter-mos uma melhor quanlidade de vida.