fbpx
sexta-feira , 8 de novembro de 2024

Os benefícios da pimenta

As pimentas são popularmente conhecidas pelo ardor que causam na boca, e podem ser mais ou menos “fracas” dependendo do tipo da pimenta!

É um condimento usado na culinária mexicana, indiana e baiana, entre outras. Além de arder, a pimenta é boa para muita coisa para o nosso corpo. As propriedade boas são proporcionadas por 2 substancias bioativas: a piperina e a capsaisina, as mesmas que fazem a nossa boca pegar fogo!

A pimenta-do-reino é rica em piperina e as pimentas vermelhas em capsaisina (que está em maior quantidade na semente) e possui diversas propriedades. Atua como antiinflamatório e analgésico por liberar endorfinas, que amenizam a dor, ajudando nas doenças como artrite e dores musculares.

A piperina e capsaisina também tem um papel interessante no sistema digestivo, onde melhoram a digestão por aumentar a secreção de ácido clorídrico e ainda evitar flatulências (gases). Tem um potencial antioxidante importante para prevenção do envelhecimento precoce e prevenção de câncer.

E você já ouviu falar que pimenta emagrece? Sim, a pimenta pode ajudar no processo de emagrecimento, pois a piperina e capsaisina estimulam o metabolismo. Assim nosso metabolismo trabalha mais acelerado e gasta mais energia, principalmente das reservas de gordurinha localizada.

A pimenta é indicada no diabetes por todas as propriedades fantásticas que ela possui. E vamos esquecer que alimentos apimentados causam hemorroidas ou gastrite, muito pelo contrário. Como é um antiinflamatório e analgésico natural ajuda a combater essas doenças.

 

Dicas culinárias funcionais

Para colocar a pimenta no dia a dia de seus pratos, é muito simples:

– Use a pimenta em pó para temperar carnes, omeletes, arroz… Onde colocar sal, já coloque um pouquinho de pimenta junto;

– Para diminuir um pouco a ardência da pimenta, retire a parte branca interna e as sementes de pimentas malaguetas ou dedo de moça. Diminui a quantidade de capsaisina, mas a piperina mantém;

– Faça um mix de pimentas para uso na cozinha: pimenta-do-reino, pimenta Jamaica, pimenta branca, pimenta calabresa, entre outras. Coloque em um moedor e use na hora do preparo do alimento;

– Se a boca pegar fogo, não adianta tomar água porque a capsaisina não é solúvel em água. Tome um pouco de leite, iogurte ou pastas de queijo, pois a proteína que temos nos produtos lácteos anula o efeito da capsaisina.

E que reine a pimenta em sua cozinha!

banner com a imagem da capa do livro digital "Viajando com diabetes - o guia completo para o sucesso da sua viagem

Veja Também

Dedos envolvidos por uma luva azul, segurando um tubo de ensaio ce tampa vermelha com sangue dentro, na etiqueta escrito HOMA-IR HOMA-B

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando …

2 Comentários

  1. Olá Maria Vitória,

    A pimenta do reino já foi a grande vilã para os problemas de cálculo renal. O que sempre devemos priorizar á o equilíbrio, evitar excesso na alimentação como um todo. Dos temperos naturais a pimenta do reino e a salsa devem ser diminuídos nos períodos que se tenha a litíase (pedras nos rins), mas não necessariamente excluídos visto todas as demais funções no organismo.
    Obrigada por seguir nossa página!
    Abraços
    Camila Almeida

  2. maria vitoria antonini

    osto de pimentas, mas achava queela s ate faiam mal – não uso a pimenta do reino pq ouvi dizer q faz mal para os rins – e verdade ou mentira – já as pimentas vermelhas uso em molhos ou faço curtidas = obrgda pela informação até mais

Seu comentário é muito importante, porque ele me ajuda a te conhecer melhor

class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"
class="sp_popup_17b3ba63-2cc1-4078-af81-86474f15b103"