O sedentarismo é definido como a diminuição, falta ou ausência de atividades físicas, podendo afetar a saúde da pessoa, sendo assim, o sedentarismo acontece quando o indivíduo gasta pouca ou nenhuma caloria diária com atividades físicas.
A falta de atividade física não esta ligada a prática esportiva ou ao exercício físico. Pessoas com atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificados como sedentárias.
Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna.
Com o processo de urbanização ocorreram diversas mudanças no estilo de vida da população, podemos citar: a redução da atividade física, o aumento do tabagismo e alcoolismo, aumento do consumo alimentos calóricos e menos saudáveis e aumento do estresse emocional significativo, além da mecanização de nossas vidas, como o elevador, a escada rolante, o controle remoto e o uso excessivo de carros.
Não existe gasto energético como antigamente. A vida atual, com poucas exceções, não permite tempo disponível para a prática de atividade física, fazendo com que a população torne-se sedentária. Com isto, acontecem respostas metabólicas como obesidade, Diabetes, dislipidemia e pressão alta.
Uma pesquisa conduzida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia junto ao Datafolha constatou que 50% da população brasileira está sedentária e, apenas, 30% tem atividade física da maneira correta.
A principal causa de mortalidade em países desenvolvidos e em desenvolvimento, no caso do Brasil, é a doença cardiovascular: infarto do miocárdio, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou derrame.
Atividade Física x Exercício Físico
O termo das expressões, apesar de parecidas, tem significados diferentes.
Atividade física, defini-se por qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso São os movimentos básicos, como: caminhar para se deslocar de um lugar a outro, passear com o cachorro, subir escadas, lavar o carro, brincar com os filhos, dançar, cuidar do jardim.
O exercício físico, ao contrario, é uma atividade física planeja, repetitiva planejada, repetitiva, que gera esforço e visa desenvolver a resistência física e as habilidades motoras, como natação, musculação, lutas marciais.
Consequências do Sedentarismo para a Saúde
O Sedentarismo é um fator de risco associado com desenvolvimento da ocorrência de várias doenças crônicas: pressão alta, colesterol alterado, glicemia elevada, excesso de peso e obesidade. Associa-se, significativamente, o sedentarismo com a ocorrência de eventos cardiovasculares, dentre eles o ataque cardíaco, derrame e infarto do miocárdio, podendo também ser coadjuvante direta ou indiretamente na causa de morte súbita.
Uma vida sedentária, pode também provocar um regressão funcional, perda de flexibilidade articular além de comprometer o funcionamento de vários órgãos e, posteriormente, uma à hipotrofia de fibras musculares.
Abolindo o Sedentarismo
O Sedentarismo é um fator de risco modificável, sem necessidade de utilização de medicamentos. A Prática de atividade física regular, na maioria dos dias da semana, diminui o risco de desenvolver várias doenças associadas ao sedentarismo, incluindo o mesmo.
Dicas para largar o sedentarismo
Benefícios de uma vida ativa
Atividade física regular pode melhorar a saúde das seguintes formas:
Para uma vida saudável… Mexa-se!
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais