Não? Você ainda é daqueles que acreditam que uma boa higiene bucal depende de somente da escovação, pasta e fio dental? Então, está na hora de dar uma reclicada nos seus conceitos.
O sorriso é o nosso cartão de visita e para ter dente saudáveis e vistosos são necessários vários cuidados, dentre estes, a alimentação vem se destacando. Uma alimentação correta protege os dentes contra cáries, prevenir perda óssea e placas bacterianas.
Os chamados de alimentos detergentes são responsáveis por eliminarem resíduos de outros alimentos que ficaram aderidos à superfície dentária. Nesta lista estão as vitaminas A, B6, B12, C, D, E, K e o ácido fólico. Frutas e hortaliças, de maneira geral, são as suas principais fontes. Como necessitam de um maior tempo de mastigação, acabam promovendo uma boa limpeza ao atritar com os dentes, favorecendo a higiene bucal, mas, não dispensa uma boa escovação após as refeições. Podem ser também, chamados de alimentos não-cariogênicos, pois protegem os dentes contra as cáries.
A ação dos alimentos detergentes é muito importante para a prevenção e diminuição da cárie, bem como da doença periodontal que ataca as gengivas.
Já os alimentos adesivos, também conhecidos como cariogênicos, tendem a aderir e introduzir nos espaços interdentais e são apontados como os principais fatores de cáries e de formação de placas bacterianas, que afetam as gengivas e, em casos mais avançados, a estrutura óssea dos dentes.
Nesta lista contamos com os alimentos ricos em açúcar refinado, o maior vilão da categoria, e seus derivados: biscoitos recheados, refrigerantes, doces, chicletes e balas. Não só devem ser evitados por este motivo, como também por não trazerem benefícios ao nosso organismo, são dispensáveis por estarem na categoria dos alimentos ricos em calorias e vazios de nutrientes.
Como é o processo que leva os alimentos a causarem cáries?
O consumo excessivo de açúcares faz com que as bactérias da nossa boca produzam ácidos. Essas substâncias ácidas atacam os dentes, tornando-os mais fracos, processo conhecido como desmineralização. Quanto mais frequente e maior for o consumo desses alimentos, maior o “ataque” dos ácidos aos dentes.
Dicas de Alimentação e a Saúde da Boca
– Alimentos ácidos, mesmo os que não possuem açúcar refinado em sua composição, enfraquecem os dentes e devem ser consumidos com moderação. Nesse grupo deve ser dada uma atenção especial aos refrigerantes, pois além de possuírem grandes quantidades de açúcar e são bebidas ácidas e atacam duplamente os dentes!
Atenção: Mesmo os refrigerantes sem açúcar são perigosos!
– Frutas muito ácidas, como limão, laranja e abacaxi também devem ser consumidas com moderação.
– Alimentos ricos em carboidratos (batatas, massas, arroz) também contribuem para o surgimento de cáries, mas se consumidos durantes as refeições são importantes à sua nutrição.
– Evite consumir balas , chocolates, doces, ou alimentos industrializados e/ou açucarados lanches intermediários, pois a escovação não é comum nesses intervalos, aumentando o tempo de contato da substância com os dentes.
– Por outro lado, existem os alimentos capazes de favorecer a limpeza bucal, como é o caso da maçã, da pera e da cenoura. Seus benefícios estão no fato deles possuem consistências duras, causando atrito com os dentes e contribuindo para a remoção dos resíduos de placas, promovendo a limpeza dos dentes durante a mastigação.
– Leite e seus derivados, queijos e iogurtes, diminuem a acidez na boca, protegendo os dentes, pois aumentam a produção de saliva e o ph local. Por outro lado, são ricos em cálcio e fosfato, elementos responsáveis pelo fortalecimento dentário, auxiliando na remineralização dos dentes.
– O arroz e feijão: estudos mostram que após o cozimento eles retêm uma boa quantidade de flúor, protegendo os dentes contra as cáries.
– Castanhas, nozes, avelã, amendoins e frutos do mar também fazem parte desse grupo protetor.
– Existe um açúcar especial chamado de Xilitol é o “açúcar anticáries”, que tem a capacidade de bloquear a atuação das bactérias que causam as cáries; Geralmente, estão presentes nos chicletes.
Converse com sua Nutricionista, esclareça suas dúvidas e procure saber o que mais você pode fazer para melhorar sua alimentação!
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais