Você sabia? Chocolate Amargo faz bem para a Saúde!

Share

 

Sim, é isso mesmo, o chocolate amargo traz benefícios para a saúde. De acordo com descobertas científicas essa delícia protege o coração, ajuda a prevenir o Diabetes Mellitus tipo 2, diminui a hipertensão portal no fígado, reforça as defesas do corpo e ainda auxilia no controle do apetite.

Por conter uma maior quantidade de cacau, o chocolate amargo tem alta concentração de flavonoides encontrados no fruto, cacau, e também de antioxidantes. Ao contrário dos outros tipos que contém menor concentração o chocolate amargo é o único que pode ter um bom impacto na saúde humana.

Composto por um fitonutriente da família dos polifenóis, as catequinas, que agem nas paredes das artérias, produzindo um vasodilatador natural, o óxido nítrico, que atua na camada interna das artérias, deixando-as mais flexíveis, o que gera a queda da pressão arterial. Consequentemente, ocorre a diminuição do risco de mortalidade por AVC ou coração.

Related Post

A ação dos flavonoides também está, diretamente, ligada ao aumento da imunidade. Algumas pesquisas indicam que o consumo diário do alimento aumenta a intensidade do Timo, órgão responsável pela maturação dos Linfócitos T, responsáveis por nossas defesas contra vírus e bactérias.

Além disso, encontra-se pesquisas que analisaram a prociadinidina, outro componente do chocolate amargo, e seu no controle do DM Tipo 2. De acordo com os estudos, a prociadinidina melhoraria a eficiência da insulina. Segundo os resultados, a ingestão de 100g / dia poderia fazer com que os níveis de açúcar sanguíneo caíssem. Mas, ATENÇÃO, ainda é cedo para os Diabéticos consumirem o alimento em tais quantidades.

Aliado da saúde cardiovascular o chocolate, com pelo menos 70% de cacau, reduz a oxidação do LDL colesterol, assim, impede que esse colesterol ruim se deposite nas paredes dos vasos sanguíneos e forme as placas de ateromas.

A fim de obter tais resultados, o consumo do chocolate amargo, com no mínimo, 70% de cacau deve ser diário e a quantidade indicada é de 30 a 40 gramas. Os antioxidantes estão no cacau, quanto maior a concentração deste, mais benefícios o chocolate trará.

Lembre-se: O chocolate amargo contêm açúcar e calorias, consuma com moderação.

As pessoas com Diabetes devem usar o método de contagem de carboidratos para o consumo seguro. O chocolate amargo contém 14 gramas de CHO numa porção de 25 gramas de chocolate.

View Comments

  • Ola tudo bem? gostaria de saber pq eu não consigo emagrecer mesmo comendo pouco ,mas pouco mesmo ,e toda vez q tomo metiformina sinto um sensação de estomago inchado cheio mesmo tenho muita azia e isso me deixa mal .muito mal .meu irmão descobriu a pouco tempo tambem q tem diabete mas ele começou tomar o remédio e ja emagreceu bastante ,só eu q quanto mais fecho a boca mais engordo faço camilnhada todos os dias ja tentei de tudo e ja estou desistindo .

    • Eluciani,

      Converse com seu médico sobre isso, pois já existem no mercado medicamentos que ajudam no controle glicêmico e como efeito secundário, auxiliam na perda de peso.

Posts Recentes

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

É Possível Medir a Glicose Sem Furar o Dedo?

A importância do controle glicêmico para pessoas com diabetes tipo 2 reside na capacidade de prevenir complicações de saúde graves.… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais