Você sabe ensinar uma criança a comer?

Share

A formação do hábito alimentar começa desde os primeiros anos de vida. Após o desmame inicia-se a introdução de novos alimentos na rotina alimentar da criança.

É nesse momento que, os pais devem ter disciplina e postura para apresentar ao seu filho o mundo dos alimentos. Desde então, é necessário introduzir e apresentar à criança uma maior diversidade de alimentos e preparações, priorizando os de boa qualidade nutricional como: frutas, legumes e verduras, sucos naturais, frango sem pele, carnes magras, peixes, arroz, biscoito salgados, produtos integrais…

Vale ressaltar que, o primeiro contato com alguns alimentos pode não ser uma boa experiência. É comum que alimentos diferentes e novas preparações sejam rejeitados pela criança no primeiro momento, mas isso não significa que estes itens devem ser retirados da sua dieta. A adaptação dos alimentos pelos pequenos demanda paciência e tempo. Os alimentos, uma vez rejeitados, devem ser novamente oferecidos, ao longo de um tempo e em preparações diferentes, por até mais 10 vezes à criança. Normalmente, estes alimentos passam a ser, cada vez mais, aceito por elas, caso contrário deve ser retirado da alimentação por um tempo indeterminado.

Nos primeiros anos de vida é recomendado evitar a oferta de doces e açúcar, é nessa fase que a criança desenvolve seu paladar para tais alimentos e, uma vez, bem aceito estes se tornam prioridade para criançada. Quanto mais tardio for a apresentação dos produtos fontes de açúcar, maior é a chance da criança não desenvolver uma palatabilidade por estes e, então, aderir a uma alimentação mais saudável.
Uma alimentação equilibrada e adequada fornece à criança suporte para um bom crescimento e desenvolvimento. Atitudes conscientes dos pais diminuem a chance da criança desenvolver distúrbios alimentares com riscos nutricionais, como: desnutrição, baixa estatura para idade e obesidade.

A obesidade infantil, hoje, está cada vez mais presente na vida dos brasileiros e seus índices vêm aumentando consideravelmente como o passar dos anos. Uma criança obesa tem maior pré-disponibilidade a desenvolver doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão arterial, dislipidemia, diabetes mellitus tipo 2 e obesidade mórbida) na vida adulta do que uma criança que cresceu na faixa de normalidade.

Related Post

Nunca é cedo demais para falarmos de saúde. São atitudes e hábitos adquiridos na infância, os maiores responsáveis pela formação de adultos saudáveis. O acompanhamento nutricional é recomendado para qualquer idade, e quanto mais cedo ele se inicia, maiores são as chances de desenvolvermos adultos sadios que buscam qualidade de vida.

Vocês não concordam que é mais fácil EDUCAR do que REEDUCAR?

No próximo post, na segunda-feira, iremos dar as dicas de como Educar a Alimentação de uma criança. Aguarde.

 

 


View Comments

  • Tenho dois filhos, um de sete anos e outro de um ano e quatro meses. João Pedro de 7 anos, passava muito tempo com os avós paterno para que eu podesse trabalhar e como eles não tem uma alimentação saudável e adoram comer doce, João aos 5 anos estava com a PA 12X8 ,a glisose100 e o colesterol alterado . Fiquei apavorada quando recebi o resuldados dos exames. Fomos encaminhados a nutricionista e começamos a fazer uma reeducação alimentar. Foi muito difícil, pois ele adora doces, como toda criança.
    Enfim, continuo com a minha batalha, pois meu marido não gosta de verdura e legumes, adora doces e refrigerante.
    Gostaria que se possível enviasse receitas criativas para que eu possa incluir verduras e legumes para todos da famíla.

Posts Recentes

Diabetes e Saúde Mental: Caminhos para Equilíbrio e Qualidade de Vida

Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais