Taxa de Hemoglobina Glicada deve ser mantida sob controle por pacientes com Diabetes

Share

” Os três pilares do tratamento da Diabetes: Medicação, Alimentação Balanceada e Atividade física”

O tradicional exame de glicemia em jejum, isoladamente, não e mais eficaz para o diagnóstico e nem para o controle da doença, sendo utilizada como auxiliar a HbA1C

 

Médicos endocrinologistas e demais especialistas que lidam com pacientes com Diabetes têm usado, cada vez mais, a hemoglobina glicada (HbA1C) como um marcador importante na detecção, prevenção, e no controle da doença. Dessa maneira, encerram-se as dúvidas dos médicos sobre o fato do tradicional exame de glicose em jejum não ser mais tão eficaz isoladamente para o diagnóstico da Diabetes e, muito menos, um bom marcador no controle dos níveis de açúcar sanguíneo.

Para ficar claro, vale a pela a pena explicar que o teste de HbA1C mostra como a taxa de glicose se comportou nos últimos 90 dias, ou seja,  3 meses. O exame pode ser feito em laboratório ou através de um aparelho específico, ainda pouco acessível no mercado. Nos Estados Unidos, em Chicago, pesquisadores deixaram claro que as diretrizes para o acompanhamento do controle e da progressão/regressão da Diabetes nos paciente são bem flexíveis e seguem a necessidade e o os objetivos do tratamento de cada indivíduo, não sendo usadas metas padrões e não flexíveis.

Related Post

Recentemente, especialistas chegaram a um acordo: “A manutenção do nível da hemoglobina glicada AIC abaixo da meta de 7% pode ser considerada como uma das principais metas no controle da Diabetes, mas a regra não vale para todos os casos. Em adultos jovens, portadores da doença, podemos até adotar metas terapêuticas mais rígidas. Já para crianças e idosos, trabalha-se com uma meta um pouco maior para evitar contratempos como as hipoglicemias alertam os endocrinologistas. De fato, há uma razão para tal postura, vejamos: quanto menor o índice da HbA1C, maior é a chance de ocorrência de uma hipoglicemia.

De uma maneira em geral, as pessoas com Diabetes devem manter a hemoglobina glicada sob controle para evitar o desenvolvimento e evolução de complicações diretamente ligadas a essa patologia, como as doenças cardiovasculares, nefropatias e neuropatias.

No Brasil, o problema é que estima-se que somente 25% dos pacientes com Diabetes tenham essa taxa dentro da normalidade. Tratamento medicamentoso adequado, dieta balanceada, alimentação saudável e exercício físico regular ajudam a deter o descompasso da glicemia, caminhando para a manutenção de um bom controle glicêmico.

Quando há uma queda de 1% do nível de HbA1C, diminui-se em 34% o risco de desenvolvimento de problemas cardiovasculares.

 

View Comments

  • Parabéns pelo site e pelas matérias publicadas. Eh ótimo poder me instruir sobre esse assunto tao novo para mim. Apesar do controle medico com medicamentos (diamicron mr e janumet 80/850), exames laboratoriais a cada 3 meses, sinto muita hipoglicemia (o que me leva a comer doces, por medo de desmaiar) e distúrbios visuais.
    Enfim, não eh fácil viver com essa disfunção metabólica que me leva a ter diabetes, hipertensão e obesidade (estou 15kgs acima do peso e nada me faz emagrecer, apesar dos vários médicos consultados e também da pratica diária de exercícios).
    Portanto, poder me instruir com suas matérias eh primordial ao equilíbrio de minha diabetes.
    Parabéns, mais uma vez.
    Rubens cury gossn

  • Excelente este artigo, esclarecedor, a ultima glicada da minha doce, deu 8,4 ela tem 7 anos, achei que estava muito alta...

  • Esta informação é muito importante e o Blog está de parabéns, sou diabético do tipo 2 há 15 anos e faço exames de 4 em 4 meses, sendo que um é obrigatório a hemoglobina glicada e o último exame realizado em maio deu o resultado de 6,7 na hemoglobina.

  • Bastante instrutivo e contudente. Minha meta a partir de agora será a Faixa Verde do excelente controle.

    Grato pelo alerta

    Parabens.

Posts Recentes

Diabetes e Saúde Mental: Caminhos para Equilíbrio e Qualidade de Vida

Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais