Stévia: Adoçante Natural

Share

Um dos usos mais frequentes dos adoçantes é na substituição do açúcar em produtos Diet, no uso diário de pessoas com Diabetes e/ou pessoas com restrição calórica.
A diferença entre adoçantes artificiais e naturais está, exatamente, na sua forma de obtenção. Enquanto os adoçantes naturais são extraídos de plantas, os artificiais são, quimicamente, produzidos em laboratórios.
Um bom exemplo de adoçante natural é a Stévia, extraída da planta Stevia rebaudiana, originária da América Latina, principalmente no Paraguai, seus princípios adoçantes são usados há séculos pelos índios Guarani para adoçar suas bebidas e como chás medicinais.
O extrato de Stévia tem propriedade de adoçar 300 vezes mais que a sacarose, ou seja, que o açúcar comum, já a sua forma natural é 15 vezes mais doce. A Stévia é uma alternativa natural e saudável ao açúcar por não possuir calorias, favorece a redução de glicose no sangue, protegendo o organismo de doenças como Diabetes e Obesidade. Outro ponto positivo é de não ser cariogênica, protegendo os dentes contra as cáries.
Embora existam estudos que apontam mais efeitos benéficos da Stévia sobre a absorção de gordura e a pressão arterial, a causa ainda é dada como não conclusiva.
O perfil de sabor da Stévia é semelhante ao da sacarose, porém é mais persistente e deixa um sabor residual amargo. Já existem estudos direcionados para minimizar este amargor. Para melhorar a qualidade do sabor pode ser associado a outros tipos de adoçantes.
Como todos os outros adoçantes, a Stévia foi estudada sob vários aspectos para assegurar a inocuidade para o consumo humano, garantindo que não cause malefícios à nossa saúde, podendo ser usados por Idosos, crianças e gestantes.
Durante a compra do produto é, extremamente, necessário verificar sua composição, através da leitura do rótulo. Alguns adoçantes à base de Stévia podem não conter apenas esse ingrediente, ás vezes, para melhorar o paladar, estão acrescidos de sacarina e outros aditivos, deixando de ser 100% natural.
Algumas marcas de adoçantes a base de Stévia, já possui o selo de qualidade da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD), que reforça a segurança do consumo aos pacientes portadores de Diabetes.
Importante: Recomendação Diária de Ingestão é de 5,5 mg/ Kg de Peso.

Related Post

View Comments

  • a STEVIA QUE COMPRO TEM ALGUNS INGREDIENTES

    LACTOSE
    EDULCORANTE NATURAL
    GLICOSIDEOS DE ESTEVIOL
    ANTIUMECTANTE DIXIDO DE SILICIO

    GOSTARIA DE SABER O QUE E ISSO

  • Interessantíssimo o post, no entanto poderia colocar algumas marcas disponíveis no mercado. Ontem mesmo fui comprar, mas a composição de ambos era idêntica e tinham Sacarina Sódica, além do que, os "Glicosídeos de Steviol" correspondiam a menos de 1% da composição.

Posts Recentes

Diabetes e Saúde Mental: Caminhos para Equilíbrio e Qualidade de Vida

Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais