Você já deve saber que a junção SEDENTARISMO e OBESIDADE não é nada saudável, não é mesmo? Segundo pesquisas do Ministério da Saúde, o número de pessoas obesas cresceu 60% no Brasil.
Neste artigo, vamos definir o que é sedentarismo e obesidade e como esta combinação pode prejudicar sua saúde.
A prevalência de casos de obesidade na população brasileira era de 11,8%, em 2006. Uma pesquisa divulgada, em 2017, mostrou que esse número passou para 18,9% em 2016, atingindo uma média aproximada de um a cada cinco brasileiros.
Os dados divulgados fazem parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde em todas as capitais do país. Para conhecer todos os dados da pesquisa, clique aqui.
Podemos definir o sedentarismo como a falta de atividade física diária, podendo afetar a saúde do indivíduo. A falta de atividade física não está ligada a ausência de pratica de esportes ou frequência de academias como a maioria das pessoas pensam, mas de movimentos que geram gastos calóricos.
Pessoas que apresentam atividade física regular como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificadas como sedentárias. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas.
Atividade física, define-se por qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso. São movimentos básicos, como: caminhar para se deslocar de um lugar a outro, passear com o cachorro, subir escadas, lavar o carro, brincar com os filhos, dançar, cuidar do jardim.
O exercício físico, ao contrário, é uma atividade física planejada e repetitiva, que gera esforço e visa desenvolver a resistência física e as habilidades motoras, como natação, musculação, lutas marciais.
Só para exemplificar, na ocasião da minha participação do no Bem Estar Global – Edição Fortaleza 2018, entrevistando um senhor com diagnóstico de diabetes, ele me relatou que é vendedor de queijo, e que usa como meio de transporte a bicicleta. Não posso considerar esta pessoa como sedentária, e você?
Qual o tipo de atividade física você pratica? Jardinagem, dança de salão, sobe escadarias para seu apartamento?
O sedentarismo é um fator de risco, intimamente relacionado com o aparecimento de doenças como a hipertensão arterial, doenças respiratórias crônicas, obesidade e distúrbios cardíacos. As pesquisas mostram que o risco de se ter uma doença cardiovascular aumenta uma vez e meia nas pessoas que não têm uma vida ativa.
Atualmente, mais de 60% da população adulta não pratica exercício físico. Essa porcentagem ajuda a aumentar as taxas de obesidade e diabetes. E atenção: o número de crianças sedentárias não para de aumentar. Quer saber mais sobre diabetes na crianças e adolescentes? Clique aqui.
O Sedentarismo é um fator de risco modificável, sem necessidade de utilização de medicamentos. A prática de atividade física regular, na maioria dos dias da semana, diminui o risco de desenvolver várias doenças associadas ao sedentarismo, tais como diabetes, hipertensão e obesidade.
O primeiro passo para combater o sedentarismo é começar a se mexer:
Essas são atividades que estimulam o bem estar físico e mental, reduzindo de forma eficaz as consequências ligadas à inatividade.
Atividade física regular pode melhorar a saúde das seguintes formas:
A obesidade e o sedentarismo fazem os casos de diabetes dispararem. A mudança de hábitos de vida é a chave para o tratamento e a prevenção do diabetes do Tipo 2.
A pesquisa do Ministério da Saúde, mostrou que houve um aumento de 61,8% dos casos de diagnóstico de diabetes no mesmo período (2006 – 2016), passado de 5,5% para 8,9% da população com diagnóstico de diabetes.
Então, o que você está esperando para começar a se mexer?
Entender sobre sedentarismo e obesidade é fundamental para que as pessoas com diabetes consigam um bom controle glicêmico e assim mais qualidade de vida. Se você quer saber mais sobre os detalhes do tratamento, sugiro a leitura do e-book “Desvendando os Segredos do Diabetes”.
O Conhecimento é a ponte para uma vida plena e saudável de quem tem diabetes.
Clique no botão abaixo e conheça melhor os tipos de tratamento:
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais
View Comments
como uma pessoa que tem artrose, com dificuldade de caminhar pode fazer exrcícios físicos?
Ana Maria,
Procure fazer Atividade Física dentro d'água, como hidroginástica e natação.
Muito bom o texto!
Continue assim!