Riscos do Diabetes sem Controle

Share

O Diabetes, se não for controlado, pode te deixar em risco de desenvolver sérias complicações

Diabetes é doença silenciosa que pode incapacitar as pessoas em idade produtiva. Quando os níveis de glicose no sangue não estão sob controle, com o passar do tempo, complicações podem afetar quase todos os órgãos do seu corpo, você sabia?

  • Coração e vasos sanguíneos
  • Olhos
  • Rins
  • Nervos
  • Gengivas e dentes

Como o Diabetes afeta o meu coração e os vasos sanguíneos?

Doenças cardíaca e dos vasos sanguíneos são as maiores complicações que as pessoas com diabetes não controlada podem desenvolver. A maior parte das mortes relacionadas ao diabetes entre as pessoas com 65 anos ou mais estão relacionadas a doenças cardíacas, como AVC (acidente vascular cerebral). Diabetes também pode causar má circulação sanguínea nas pernas e pés (doença arterial periférica).

Os adultos com diabetes têm cerca de duas a quatro vezes mais chances de morrer por doença cardíaca do que aqueles que não tem. O risco de AVC é duas a quatro vezes maior.

Danos nos vasos sanguíneos ou lesão do nervo (neuropatia diabética) pode também levar a desenvolver problemas nos pés que podem levar a necessidade de amputações. Mais de 60% ​​das amputações de pernas e pés estão relacionadas a uma lesão devido ao diabetes mal controlado.

Muitos estudos mostram que o Diabetes controlado preveni estas e outras complicações.

Diabetes e os olhos

O diabetes é a principal causa de cegueira em adultos com idades entre 20-74. Ela pode causar uma série de problemas oculares, alguns dos quais podem levar à cegueira se não for tratada. Os distúrbios oculares incluem:

  • Glaucoma
  • Catarata
  • Retinopatia diabética

Estudos mostram que exames oftalmológicos regulares e tratamento oportuno de problemas oculares relacionadas ao diabetes pode prevenir até 90% dos casos de cegueira relacionada ao diabetes.

Doença renal e diabetes

Diabetes é a principal causa de insuficiência renal em adultos. Medicamentos que diminuem a pressão arterial (mesmo que você não sofra de hipertensão arterial) pode reduzir risco de insuficiência renal em 33% .

Diabetes e seus nervos

Com o passar do tempo, os altos níveis de açúcar no sangue podem danificar os nervos. Isso pode levar à perda de sensibilidade, geralmente a partir dos dedos dos pés ou dor e queimação dos pés. Cerca de 60-70% das pessoas com diabetes têm algum tipo de dano dos nervos.

Danos nos nervos relacionados com o diabetes também pode causar dor nas pernas, braços e mãos, e pode causar problemas com a digestão, e até mesmo causar impotência sexual.

Diabetes e seus dentes

Pessoas com diabetes têm alto risco para a doença da gengiva. Manter seu diabetes sob controle, visitar seu dentista regularmente, e cuidar bem dos seus dentes diariamente pode prevenir doenças da gengiva e perda de dentes.

A causa de complicações do diabetes

Complicações do diabetes são causados ​​por danos aos vasos sanguíneos, nervos, ou ambos.

Related Post

Os sintomas das complicações do diabetes

Os sintomas variam de acordo com a complicação apresentadas. Você pode ter:

Caso tenha uma doença cardíaca ou aterosclerose , você pode ter ausência de sintomas , a menos que você tenha um ataque cardíaco ou AVC. Doença dos grandes vasos sanguíneos nas pernas pode causar problemas com a circulação sanguínea, levando a câimbras nas pernas, alterações na cor da pele e diminuição da sensibilidade.

Problemas de visão , perda de visão ou dor em seus olhos são sintomas de uma doença ocular diabética.

Existe ausência de sintomas, se você tem doença renal precoce relacionada com o diabetes. Inchaço das pernas e pés ocorrem em estágios mais avançados de uma insuficiência renal.

Se os seus nervos foram afetados pelo diabetes, você vai sentir formigamento, dormência, queimação ou dor nos pés, mãos ou outras partes do seu corpo, está é a neuropatia diabética periférica. Se os nervos que controlam os órgãos internos estão danificados (neuropatia autonômica), você pode ter problemas sexuais, problemas digestivos (uma doença chamada gastroparesia); dificuldade de detecção quando a bexiga está cheia, tontura , desmaio ou dificuldade em identificar uma crise de hipoglicemia.

Conhecendo seu Tratamento

Tudo isso que você acabou de ler pode ser evitado, controlando os níveis de glicose no sangue, deixando-o os mais próximo dos níveis normais (em jejum <99 mg/dL de sangue, até 2 horas após uma refeição < 140 mg/dL de sangue).

Conhecimento é a chave do sucesso do controle do diabetes. Conhecer seu organismo e seu tratamento é o que vai permitir que você tenha uma vida saudável.

Quer aprender sobre seu tratamento com clareza e objetividade, e assim melhorar o seu controle do diabetes?

Conheça o Vídeo-Book de Monica Lenzi “Desvendando os Segredos do Diabetes”

Pela primeira vez, reuni em um único programa todo o meu conhecimento e metodologia, de maneira sistematizada e com a linguagem clara e objetiva que deu popularidade a meu trabalho. Ao organizar o conteúdo de meus artigos e videos em uma sequência lógica, somar a eles minha metodologia de atendimento e fornecer as pessoas minhas ferramentas até então exclusivas de trabalhos particulares, organizei um plano de transformação pessoal aplicável à realidade de qualquer pessoa, de qualquer classe social, de qualquer nível de renda, com a certeza de que ajudarei pessoas comuns a entenderem e colocarem em prática em suas vidas ou nas vidas de seus entes queridos a mesma (inteligência de controle dos níveis de glicose) Educação em diabetes que eu desenvolvi para assegurar tranquilidade e liberdade de escolha para todas as pessoas que têm diabetes e seus cuidadores.

Para conhecer o Livro Digital “Desvendando os Segredos do Diabetes”, no botão abaixo.

QUERO CONHECER MEU TRATAMENTO

View Comments

  • boa tarde, eu tenho diabetes emocional, tomo o remédio certinho, sempre depois do almoço. Vejo sempre, e sempre está bom, 125,124,127, porém quando descobrir estava com 457. GLIBENECK 5mg. Eu gostaria de saber se eu tenho que tomar o remédio o resta de minha vida?

    • Marli,
      Não existe Diabetes Emocional. Existe diabetes tipo 1 e tipo 2. O estado emocional pode alterar sua glicose. Diabetes não tem cura, tem controle através da alimentação, atividade física e medicação.

      • Boa noite ,meu filho está internado com diabetes ,e lá foi descoberta agora ,ele tem 4anos já 10 dias q ele tá lá e os médicos até agora não conseguiram controla a diabete dele ,e normal essa dificuldade de controla quando descobre

  • Mônica, feliz por ter mais informações através deste site, sou pré diabético, tomo trayenta 5mg, pela manhã, tenho bom controle sobre alimentação, minha glicose é controlada: pós prandial,testo sempre horário da janta - 102 às vezes 114, tive um episódio de hipoglicemia pela manhã, me sentir muito mal: suor excessivo, tontura, náuseas, pouco desorientado,palpitações. Depois desse episódio costumo comer algo após checar a glicemia e ver que está dentro da taxa normal, para evitar uma hipoglicemia, está correto?

    • Ivan,
      Esta medicação que você esta mencionando não provoca hipoglicemia. Você faz uso de mais algum outro medicamento?

  • depois que li todos os comentário; acho que minha glicemia está descompensada. porque emagreci muito e tenho períodos de fome. preciso de orientação me ajude. como entrar em contato com vc?

  • Muito esclarecedor o conteúdo de suas postagens pelo que muito lhe agradeço. Se possível gostaria que relatasse sobre o remédio que tomo, prescrito pelo meu endocrinologista: é o Galvus Met, uma vez que nos remédios citados por todos os que comentam os seus e-mails não foi relacionado nenhuma vez. Pratico natação 3 vezes por semana e quando chego em casa, ao fazer a medição da glicose sempre está abaixo de 99; caso fosse possível fazer natação diariamente haveria possibilidade de minimizar o medicamento prescrito, ou, talvez até suprimi-lo, mas, também fazendo caminhadas 3 vezes por semana e uma dieta alimentar balanceada.?
    Um grande abraço!

  • Estou leiga no assunto porque meu marido esta com diabete tipo 2 so que os medico nao esplica nada por exemplo to de alimentacao frutas cafe da manha como proceder que outro medico posso buscar ajuda especifico nesse assunto desde ja agradeco

  • Segundo o médico eu sou pré diabética, o médico pediu para escolher: ou tomar remédio ou fazer regime alimentar, optei pelo primeiro. Tomo 1 vez ao dia após o almoço Trayenta. Após assistir os seus vídeos comecei a medir diariamente a glicemia com remédio e sem remédio, qual a minha surpresa que sem trayenta a glicemia é menor do que tomando o mesmo, com trayenta varia de 140 a 130 sem trayenta varia de 96 a 120. O que me diz desse ocorrido? Grata

    • Ana,

      Medicação para controle de diabetes é de uso continuo, você não pode ficar usando um dia sim e outro não. Você deve controlar sua glicemia em outros horários do dia, pois a medicação não é para controlar sua glicose somente em jejum pela manhã, mas faz efeito o dia todo. Lembre-se você é diabética durante todo o dia, não só pela manhã.

  • Obrigada Monica, pela sua ajuda, estou me tornando mais consciente da necessidade de maiores cuidados no controle da minha diabetes.

  • Minha diabetes fica sempre entre 330/220 estou tomando me for mina 500mg duas vezes ao dia. Emagreci muito e perdi massa muscular. Estou fazendo academia a dois meses (musculação) e ainda não vi resultado, sinto muita fome. Queria voltar ao pés que tinha 500 mas parece que cada vez perco mais peso. Me sinto bem tenho muita disposição mas me apavora como perdi massa meu glúteo parece que murchou meu manequim de 38 está 34 . Como posso fazer para ganhar massa mais rápido e ganhar peso sem prejudicar-me e aumentar a diabetes

    • Eleni,

      Seus níveis de glicose estão controlados? Fome e perda de peso são sintomas de diabetes descompensado.

Posts Recentes

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

É Possível Medir a Glicose Sem Furar o Dedo?

A importância do controle glicêmico para pessoas com diabetes tipo 2 reside na capacidade de prevenir complicações de saúde graves.… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais