Potássio: Conheça mais sobre este mineral aliado contra a Diabetes

Share

 

Estudos científicos provam que rechear o prato com alimentos ricos em potássio ajuda a prevenir o surgimento da Diabetes tipo 2, além do mais, previne contra o acidente vascular cerebral – AVC.

A questão é: Se você descobrisse que tem propensão ao Diabetes tipo 2, o que mudaria na sua alimentação para evitar o diagnóstico?

Sem dúvidas, dá para arriscar que 99% das pessoas entrevistadas focariam o pensamento em reduzir o consumo de doces e açúcares e acrescentariam o adoçante à lista de compras. Com atitudes mais extremistas, cerca de 50% retirariam os carboidratos da dieta.

Porém, apesar de ser uma atitude correta, controlar a ingestão de carboidratos não é a única medida a ser tomada quando se quer evitar esse diagnóstico. As medidas de prevenção envolvem muitas outras mudanças no comportamento alimentar. Um estudo recente, conclui que: adicionar alimentos ricos em potássio á dieta, dão força na prevenção da Diabetes.

Recomendação diária: 4,7g de potássio – Para adultos

Fonte Alimentar de Potássio: Abacate, beterraba, acelga, couve, espinafre, hortelã, amêndoas, alcachofra, sardinha, linhaça, extrato de tomate / tomate, chocolate amargo, pera, goiaba, água de coco, banana, mandiocas, feijão, laranja;

Diabetes tipo 2 X Potássio:

A descoberta dos resultados benéficos e publicação do estudo foram realizadas por cientistas americanos da Universidade Johns Hopkins. Os mesmos relatam que tudo começou quando provaram que os negros figuram no grupo de maior risco de desenvolver diabete tipo 2.

Mas qual seria a explicação? O que justificaria a maior propensão dos negros desenvolverem Diabetes?

Simples, a dieta pobre em potássio. Afinal, já existe uma associação médica entre uma menor quantidade de potássio corporal e níveis elevados de glicose no sangue. De acordo com alguns levantamentos, os afro-americanos, em geral, não consomem esse mineral em doses adequadas, possuindo carências nutricionais, que acarretam consequências.

Até o momento, os médicos só levantam hipóteses para explicar a relação entre o baixo consumo do mineral e a ocorrência do problema de Diabetes. Vejamos:

Related Post

O potássio influencia, diretamente, nos processos enzimáticos que atuam sobre a ação da insulina. Com isso, se falta potássio no organismo, a glicemia aumenta, ou seja, quando esse nutriente está em baixa na circulação, a própria secreção de insulina pelo pâncreas é afetada, afirmam os médicos pesquisadores. Com a diminuição da liberação de insulina o organismo não tem como utilizar toada a glicose disponível.

Desta maneira, nota-se que o potássio teria uma tarefa dupla no controle glicêmico: Equilibrar a produção do hormônio e potencializar sua ação nas células. E, sem estabilidade e eficiência, a probabilidade da diabetes progredir é alta.

A fase inicial da doença pode ser lenta e muitas vezes o diagnóstico é tardio, portanto, recomenda-se fazer exames de sangue periodicamente. Os sintomas mais comuns, quando o mal se instala, são fome e sede sem fim. Fique atento!

Outros Benéficos do Potássio:

– A ingestão de boas doses de potássio também faz muito bem ao cérebro.  Em um estudo de revisão de literatura, publicado no Journal of American College of Cardiology, concluiu que a cada 1,6 grama a mais do nutriente na dieta — quantidade encontrada em três unidades de banana e dois copos de água de coco — o risco de ter um acidente vascular cerebral, sobretudo o hemorrágico – o derrame, se torna 21% menor. Porque, com o potássio extra, diante de uma crise hipertensiva os vasos da massa cinzenta aguentariam melhor a tensão, sem estourar.

Atenção:

O potássio não pode ser consumido em excesso e sua suplementação não deve ser feita sem acompanhamento médico ou nutricional;

– Níveis muito elevados da substância no sangue podem ser fatais para o coração. Ora, o potássio está entre os minerais que participam do processo de contração e relaxamento do músculo cardíaco, o miocárdio, portanto, o exagero quanto a falta desencadeiam a disritmia;

Idosos e pessoas com problemas renais precisam ficar mais atentos à quantidade ingerida do mineral: Quando há comprometimento da função dos rins, o potássio não é filtrado direito e, então, é reabsorvido, aumentando demais sua quantidade no sangue. Já os idosos, naturalmente, têm a função renal comprometida pela idade avançada, neste caso, também é importante controlar o consumo de alimentos fontes do mineral, mas, em geral, um prato cheio de boas fontes do nutriente sempre cai bem;

Dica:

A prevenção do problema passa não só pelo consumo do mineral, mas também, inclui reduzir o nível de açúcar e as taxas de colesterol no sangue, novos hábitos de alimentação, além de praticar atividade física regularmente.

Posts Recentes

Diabetes e Saúde Mental: Caminhos para Equilíbrio e Qualidade de Vida

Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais