Um glicemia bem administrada reduz a incidência de complicações do diabetes em:
40% neuropatia diabética, ou seja, danos aos nervos. Na neuropatia, nervos de todo o organismo ficam incapazes de se comunicar de forma satisfatória. Os primeiros a dar sinais de falha de transmissão são os situados nos pés e nas pernas.
24% catarata e 21% cegueira devido a danos na retina. A retinopatia se caracteriza por lesões na retina, que podem causar pequenos sangramentos, levando a perda da visão. Exames de rotina ao oftalmologista detectam anormalidades em estágios primários.
16% infarto e 25% complicações nos vasos. Quando os grandes vasos são afetados, ocorre a obstrução (aterosclerose) de órgãos vitais, como o coração e o cérebro. A incidência do problema é de duas a quatro vezes maior nas pessoas com diabetes.
33% de problemas renais. A nefropatia é causada por alterações nos vasos dos rins, levando a perda de proteína na urina. Se não tratada, eles se deterioram lentamente até a falência total. Hemodiálise e, posteriormente, transplante podem ser necessários. Exames para avaliar a função renal devem ser feitos anualmente.
Outras complicações que podem ser evitadas com o controle adequado do diabetes:
Úlceras nos pés. Quando a circulação nos pés é deficiente, elas aparecem. Devem ser tratadas depressa. Caso contrário, correm o risco de infeccionarem de maneira tão grave que o quadro pode culminar na necessidade de amputação.
Infecções oportunistas. Níveis elevados de acúcar no sangue prejudicam a defesa do corpo, deixando os glóbulos brancos menos eficazes, abrindo as portas para infecções.
Problemas auditivos. O labirinto é sensível ao diabetes. Um mau controle pode levar a vertigens, tonturas não rotatórias, perda auditiva, flutuação da audição, sensação de ouvidos tapados e zumbido.
Todos os direitos reservados 2012 ©
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais
View Comments
não tenho diabetes, mas tenho problema com minha glicose, e como na minha família tem mitos casos de diabetes, o endocrinologista me passou uma dieta, e quando saio um pouco da dieta a glicose sobe, gostei de conhecer o blog as matérias tratando desse assunto.
Prezados, uma pergunta: Adoçante em uso continuo pode causar o aumento da glicemia, escuto muito falar disto, alguma informação importante!
Jorge,
Quando você menciona Adoçante, você esta dizendo Adoçantes artificiais? A mairia deles não alteram a glicemia. Mas existem adoçantes como a frutose, que podem alterar a glicemia. Leia mais a respeito de adoçantes em nosso blog: Adoçantes que tal conhecê-los melhor? e Adoçantes Naturais: Agora é a vez deles
Gostei de conhecer o blog e adorei as matérias,na oportunidade visite o de mniha filhota! http://www.aminhadocemarcela.blogspot.com.br Bom dia!!!