Pé Diabético

Share

É o termo empregado para nomear as diversas alterações e complicações ocorridas, isoladamente ou em conjunto, nos pés e nos membros inferiores dos diabéticos. Hoje uma preocupação mundial, o custo humano e financeiro dessa complicação é imenso e dependente, para o seu controle ou prevenção, da conscientização quanto à necessidade de um bom controle da doença e da implantação de medidas relativamente simples de assistência preventiva, de diagnóstico precoce e de tratamento mais resolutivo nos estágios iniciais da doença.

Para tanto, é primordial a disseminação do conceito de que o pé diabético é caracterizado pela presença de pelo menos uma das seguintes alterações: neurológicas, ortopédicas, vasculares e infecciosas, que podem ocorrer no pé do paciente portador de diabetes.

O que caracteriza o pé diabético são as alterações causadas pela tríade: neuropatia, angiopatia e infecção.

Pé diabético é a infecção, ulceração e/ou destruição de tecidos profundos associados com anormalidades neurológicas e vários graus de doença vascular periférica no membro inferior.

Recomendações iniciais

1 – Nos serviços de saúde pública, é primordial o treinamento de equipes interdisciplinares (médico clínico, enfermeira e técnico de enfermagem), na atenção básica, para a classificação do risco e controle das intercorrências clínicas iniciais dos pés dos diabéticos.

2 – Os diversos serviços de atenção à saúde, particularmente os de saúde pública, devem providenciar protocolos e fluxogramas, com níveis secundários e terciários, dispondo de atendimento especializado e imediato (com orientações claras de serviços de referência)

3 – Todos os diabéticos devem ter seus pés examinados em todas as consultas de saúde. O exame sistemático deve obedecer a um protocolo clínico.

Related Post

A educação do paciente, família e agentes de saúde é fundamental.

 Cuidados gerais com os pés,

Corte adequado e cuidados com as unhas ( usar cortador e lixas, evitar tesouras ou alicates);

Cuidados para evitar micoses, uso de calçados adequados, higiene diária com o cuidado especial ao secar a umidade entre os dedos;

Inspeção diária dos pés e dos sapatos, proibição do uso de calicidas e raspadores ou lâminas nos calos pelos pacientes são algumas medidas  importantes para evitar complicações nos pés.

•          Todos os diabéticos devem ter seus pés examinados em todas as consultas de saúde. O exame sistemático deve obedecer a um protocolo clínico.

•          Paciente que não adere ao tratamento tem probabilidade 50 vezes maior de ulcerar o pé e 20 vezes maior de ser amputado do que aqueles que seguem corretamente.

Fonte: Atenção integral ao portador de diabetes. Jackson Silveira Caiafa, Aldemar Araujo Castro, Cícero Fidelis,Vanessa Prado Santos, Erasmo Simão da Silva, Cid J. Sitrângulo Jr.  Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, 2011.

View Comments

  • Atualmente estou com pé diabético e sem andar, só fazendo o tratamento.Adorei a matéria e pude tirar algumas dúvidas. Parabéns eobrigada!

    • Ficamos Felizes que porque este post foi útil no seu Tratamento . O nosso Blog tem esta intenção ajudar as pessoas com informações para Cuidar Melhor de sua Diabetes

  • Muitíssimo obrigada pela renovação de informações de cuidados com os pés. É mais aconselha´vel usar sandálias do que sapato fechado?

  • Sou diabética há mais de 15 anos de 202 para cá apareceu um caroço no meu pé que foi diagnosticado com doença de Le Derouse...ou calcificação plantar, operei tirei o caroço mais dois anos depois voltou só que em forma de vários carocinhos um grudado no outro que formou uma placa, operei novamente , mas estou temerosa, pois segundo o ortopedista poder´voltar e ficarei nessa situação de operar sempre, que devo fazer....estou sentido meu pé estranho e temerosa em ir ao ortopedista novamente...gostaria de maiores esclarecimentos...

    • Aldenira,

      As consequencias da Diabetes mal controlada pode acometer tanto os diabéticos tipo 1 como os do tipo 2, por este motivo, fique atenta.

  • Minha mae é diabetica e desenvolveu a neuropatia... embora a diabtes esta controlada, cada vez mais tem piorado a situaçao dos pés. Dormença e dor tambem. os medicos parecem que nao sabem oque fazer para amenizar isso. Vcs teriam alguma tratamento que ela possa fazer?
    Obrigada

Posts Recentes

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

É Possível Medir a Glicose Sem Furar o Dedo?

A importância do controle glicêmico para pessoas com diabetes tipo 2 reside na capacidade de prevenir complicações de saúde graves.… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais