Nutrição e Exercício Físico: Uma combinação que faz bem na Diabetes

Share

 

Cuidar da alimentação e realizar exercícios físicos moderados reduz consideravelmente o risco de pessoas com Diabetes desenvolverem complicações relacionas à doença, principalmente, as hiperglicemias prolongadas.

A combinação de dieta e exercício é mais eficaz até que um remédio largamente usado para a prevenção da Diabetes. As conclusões são de um dos maiores estudos já feitos sobre a prevenção da diabetes do tipo 2, aquela em que o corpo adquire resistência à insulina, o hormônio que controla a presença / nível de açúcar no sangue.

Quando falamos de funções de prevenções, lembramos, aos interessados, que os mesmo passos podem ser dados pelos já diagnosticados pela doença, pois os métodos de prevenção funcionam perfeitamente como métodos de controle.

O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos mostram o seguinte resulta para sua pesquisa: uma redução de 58% no risco de desenvolver diabetes e, com a Metformina, a redução é de apenas 31%!

Neste caso, podemos dizer que a resistência à insulina melhora consideravelmente com a combinação de alimentação e exercício físico, nos indivíduos já diagnosticados. Afinal, existem casos de pacientes do tipo 2 que controlam a Diabetes apenas com esses dois pilares, sem uso de medicação.

Bom, voltado ao assunto, a pesquisa citada envolveu 3.234 norte-americanos com sobrepeso e glicose elevada, mas ainda não apresentavam um nível que caracterizasse a doença. Pessoas com esse perfil já são mais de dez milhões somente nos Estados Unidos, relata o instituto.

 

Related Post

A metodologia do estudo dividiu os participantes em três grupos:

– No grupo A: Houve mudança no estilo de vida – Em três anos, seus integrantes diminuíram 5 a 7% do peso inicial e fizeram 30 minutos de exercício moderado (como caminhada) cinco vezes por semana. Ao fim do estudo, apenas 14% deles tinham desenvolvidos diabetes;

– No grupo B: Usou medicamento metformina – Ao final de três anos 22% desenvolveram a doença;

– No grupo C: Grupo que tomou placebo, esse número chegou a 29% com Diabetes;

 

Resultado da pesquisa:

A mudança de estilo de vida, com foco na alimentação e atividade física, funcionou igualmente bem em mulheres e homens e em todos os grupos étnicos.

A implantação dos dois itens e o novo estlilo de vida também ajudou as pessoas com mais de 60 anos, faixa etária em que a prevalência de diabetes chegava a 20%, mas após estudo houve redução.

Posts Recentes

Diabetes e Saúde Mental: Caminhos para Equilíbrio e Qualidade de Vida

Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais