A expressão “diet” se refere a qualquer tipo de dieta restritiva, como no caso de diabéticos, celíacos ou portadores de colesterol alto; já a expressão “zero” promete ser um alimento mais saudável, com sabor mais próximo do original, sofrendo redução nas quantidades de alguma substância ou isenção das mesmas.
É importante lembrar que um alimento “diet” ou “zero” pode ser livre de açúcar, porém mais calórico que o produto original, devido às alterações na fórmula. É preciso esclarecer também que esses alimentos não são recomendados para crianças, a não ser por orientação médica. Então a resposta para nossa pergunta é NÃO, pois estes alimentos podem levar ao aumento de peso corporal o que dificulta o controle dos níveis de glicose no sangue.
Muitas medicações orais para o tratamento de diabetes tipo 2, devem ser usadas durante a manhã, antes do café, mas vejo que muitas pessoas fazem o teste de glicose em jejum e quando encontram valores normais, não tomam a medicação ou mesmo a dose de insulina daquele momento, por achar que eles não são necessários.
Devemos lembrar que a medicação ou insulina, não vai agir somente naquele momento, muitas delas vão contribuir para um controle glicêmico ao longo do dia, agindo mesmo após uma refeição.
Medicamentos para diabetes, são de uso contínuo. Os níveis de glicose no sangue variam a cada momento do dia e são influenciados pelo alimento ingerido, pela atividade física e pela medicação utilizada. Não pule a dose do seu medicamento, pois esta atitude vai interferir no seu controle glicêmico ao longo do dia.
Existem vários tipos de diabetes, sendo os 2 principais: o tipo 1 e o tipo 2. Cerca de 10% dos diabéticos são do tipo 1, aquele tipo de diabetes que acontece quando o sistema imunitário destrói as células beta do pâncreas, que são responsáveis pela produção e secreção de insulina pelo corpo. Normalmente, quem desenvolve este tipo de diabetes são crianças e adolescente magros.
Quando falamos de diabetes tipo 2, devemos saber que o pâncreas destas pessoas, ou secreta uma quantidade insuficiente de insulina, ou a insulina secretada, não desempenha o papel dela corretamente. 90% destas pessoas apresentam sobrepeso ou obesidade. Pessoas magras com predisposição genética, também podem desenvolver diabetes do tipo 2. No caso de terem um histórico familiar de diabetes tipo 2, elas devem se cuidar e fazer check ups periodicamente. #FicaDica!
Consumir frutas não é proibido para quem tem diabetes. As frutas são fonte de nutrientes e fibras. O que não podemos esquecer é que elas também são fornecedoras de carboidrato, a frutose, o açúcar natural das frutas.
Algumas frutas tem mais frutose que outras, você deve aprender a fazer boas escolhas. Escolha frutas com baixo índice glicêmico (menor quantidade de açúcar). Quando preferir frutas com maior índice glicêmico, lembre-se, o tamanho da porção irá influenciar diretamente em sua glicemia.
Muitas pessoas acreditam que somente quem tem diabetes do tipo 1 tem necessidade de aplicações diárias de insulina e que quando tem diabetes tipo 2 e passam a fazer uso de insulina, o tipo de diabetes também mudou para tipo 1. Isso não é verdade.
Diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, onde há a destruição das células do pâncreas responsáveis pela secreção de insulina, por autoanticorpos. Estas pessoas necessitam de aplicações de insulina logo após o diagnóstico.
Diabetes tipo 2 é uma doença progressiva e silenciosa, onde as células beta do pâncreas, aquelas que produzem e secretam insulina, vão tendo sua função diminuída ao longo do tempo de diagnóstico. Cerca de 30% das pessoas com diabetes tipo 2 tem necessidade de uso de aplicações de insulina diariamente, para ajudar no controle dos níveis de glicose, e assim, evitarem complicações ao longo do tempo.
O automonitoramento da glicose no sangue é um dos pilares do tratamento do diabetes, pois vai permitir que você conheça como seu organismo se comporta com relação a medicação, alimentação e atividade física.
Os melhores horários para verificar são antes das refeições: café da manhã, almoço, jantar. Muitas vezes é importante verificar a glicemia 2 após uma refeição para ver o efeito dos alimentos nos níveis de glicose. Lembre-se, antes das refeições os valores devem ser < 100 mg/dL de sangue e até 2 horas após uma refeição < 140 mg/dL.
Alguns momentos especiais, você também deve monitorar sua glicemia por mais vezes:
O álcool não aumenta a glicemia porque não é transformado em açúcar no sangue. A não ser que seja uma bebida adoçada, como espumantes, batidas, coquetéis, caipirinha, etc. Estas sim, vão aumentar os níveis de glicose no sangue.
Diabéticos que fazem uso de insulina ou medicamentos hipoglicemiantes (glibenclamida, glicazida, etc) correm um maior risco de ter uma crise de hipoglicemia, ao consumirem bebidas alcoólicas. O fígado, que é uma reserva de glicose, ficará ocupado somente eliminando o álcool em excesso do organismo. Recomenda-se fazer uma boa refeição antes de ingerir álcool. Além disso, fazer uso da bebida alcoólica intercalada com água, para que haja diluição desse álcool.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes para consumo de bebidas alcoólicas por pessoas com diabetes é o seguinte:
Agora que você viu os sete mitos mais comuns sobre diabetes tenho uma verdade para você!
Verdade sobre o diabetes: Entender qual o melhor tratamento para o controle do diabetes é fundamental para que você consiga um bom controle glicêmico e assim mais qualidade de vida para toda a família. Se você quer saber mais sobre os detalhes que podem comprometer o tratamento, sugiro a leitura do e-book “Desvendando os Segredos do Diabetes”.
O Conhecimento é a ponte para uma vida plena e saudável de quem tem diabetes.
Clique no botão abaixo e conheça melhor os tipos de tratamento:
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais
View Comments
O que é uma dose de álcool? Qtos ml?
Vai depender do tipo de bebida.