Muitas pessoas com diabetes precisam aplicar insulina para controlar os níveis de glicose no sangue e assim, manter-se saudável. Isso pode ser assustador para algumas pessoas, especialmente quando é a primeira vez.
A verdade é que as injeções de insulina não são dolorosas porque as agulhas são curtas e finas (as menores agulhas para seringas de aplicação de insulina tem 6mm de comprimento) e as aplicações de insulina são depositadas no tecido adiposo, camada de gordura, que fica logo abaixo da pele e antes dos músculos. Isso é chamado de injeção/aplicação subcutânea.
Em alguns casos, o médico prescreve uma dose mista de insulinas, ou seja aplicar mais de um tipo de insulina ao mesmo tempo. Esta atitude permite obter os benefícios tanto da insulina de ação rápida junto com uma insulina de ação mais longa – sem ter que fazer 2 aplicações separadamente. Tais como:
É muito importante conhecer a diferença de cada insulina, tanto em relação ao aspecto e sua ação. A insulina de ação intermediária NPH, tem uma aparência leitosa, pois se trata de uma suspensão. Já as de ação rápida, ultrarrápida e longa duração, são límpidas e transparentes. Para conhecer os tipos de insulina e saber o que difere uma da outra, clique aqui.
É bom lembrar que essas misturas só são possíveis para quem faz uso de seringa. As canetas, apesar de mais práticas, não permitem o procedimento.
Você terá de fazer duas aplicações, uma para a NPH e outra para a regular ou de efeito rápido. Nesse quesito, a seringa acaba sendo mais versátil, porque você só vai precisar de uma picada para as duas insulinas.
Sou farmacêutica e educadora em diabetes. E alerto que algumas insulinas não podem ser misturadas com nenhuma outra.
As insulinas basais Glargina (Lantus e Tojeou), Determir (Levemir) e Degludeca (Tresiba) ao serem misturadas com outra insulina (Regular ou Ultra-Rápida) tem seu pH alterado, fazendo com estas insulinas percam o efeito. Infelizmente quem faz uso dessas insulinas e necessita de uma dose de insulinas rápida, deverá tomar 2 picadas quando necessário.
As misturas de NPH com Regular são estáveis, podendo ser preparadas para uso posterior. Misturas de NPH com as insulinas ultra-rápidas devem ser aplicadas imediatamente após o preparo da mistura.
a) Lave e seque bem as mãos. Sempre que você for manipular remédios e seringas, você precisa ter certeza de que suas mãos estão limpas. Use papel toalha para secar as mãos. Toalhas de mão de tecido, podem abrigar germes e bactérias que sujam as mãos novamente.
a) Separe a seringa, álcool 70% e algodão. Retire os frascos de insulina da geladeira com antecedência de pelo menos 15 minutos. Lembre-se, insulina aplicada gelada, causa ardor.
b) Limpe a tampa de borracha dos frascos, com álcool 70 e espere secar, antes de introduzir a agulha. Nunca tente limpar secar o álcool de outra maneira, pois isso pode contaminar facilmente seu frasco de insulina.
a) É importante que você role o frasco de insulina NPH entre as palmas das duas mãos pelo menos 20 vezes antes de começar a usá-lo. Isso ajuda a misturar os cristais da insulina para que eles se distribuam de forma homogenia no frasco, permitindo que a insulina seja mais eficaz depois de ser injetada no corpo. Role o frasco de insulina de aspecto leitoso na palma da mão, vagarosamente, por 20 vezes.
b) ALERTA: Nunca agite o frasco de insulina NPH de forma vigorosa, pois isso pode criar bolhas de ar dentro do frasco que mais tarde poderão penetrar na seringa, dificultando, assim a aplicação da dose certa
ALERTA: Para fazer mistura de insulinas na mesma seringa, é necessário usar seringa de agulha fixa, para evitar o desperdício ou até dose de insulina menor que o previsto na prescrição.
a) Mantenha a agulha com o protetor.
b)Puxe o êmbolo para aspirar o ar lentamente, até a quantidade de insulina NPH prescrita.
Por exemplo: no caso de aplicar 20UI de NPH, puxe o embolo até o número 20.
c) Retire o protetor da agulha, injete o ar no frasco de insulina NPH e retire a agulha do frasco, sem aspirar insulina.
a) Pegue a mesma seringa e puxe o êmbolo até a marca da escala que indica a quantidade de insulina R* prescrita. Por exemplo: no caso de aplicar 5UI de R*, puxe o embolo até o número 5.
b) Injete o ar no frasco de insulina R* e não retire a agulha.
c) Vire o frasco e puxe o êmbolo lentamente e aspire quantidade de insulina R* prescrita.
d) Retorne o frasco para a posição inicial e retire a agulha lentamente.
a) Pegue o frasco de insulina NPH e vire-o de cabeça para baixo. Introduza a agulha segurando no corpo da seringa com cuidado para não perder a insulina R que já está na seringa.
b) Aspire lentamente a insulina NPH prescrita. O total preparado deve corresponder à soma das doses das insulinas NPH e R* prescritas. Por exemplo: no caso de aplicar 20 UI de NPH + 5UI de R*/Ultrarrápida, teremos um total de 25UI.
c) Retorne o frasco para a posição inicial e retire a agulha lentamente. Recoloque o protetor da agulha para prevenir contaminação.
Em caso de erro, em qualquer momento do preparo, despreze tudo e recomece desde o início.
1. Lembre-se: as seringas que permitem a retirada da agulha não são adequadas para fazer mistura. Elas têm um espaço morto e, com isso, você pode tomar uma dose inadequada de insulina. Devemos usar seringas que são um bloco só, ou seja, a agulha é fixa no corpo da seringa.
2. Como a insulina NPH é preparada com protamina e Zinco, justamente para aumentar o seu tempo de ação, ela não pode entrar em contato com a insulina R, dentro do frasco, pois desta maneira todo o frasco de insulina R corre o risco de ter seu tempo de ação prolongado, não fazendo sua ação no momento pós-refeição, como é esperado.
3. Este é um procedimento que demanda certo conhecimento e habilidade para realizá-lo, nem todas as pessoas tem capacidade de realizá-lo.
Lembramos que nenhum tipo de mistura pode ser feito sem prescrição e orientação médica.
Agora que você já conferiu tudo sobre mistura de insulinas, também precisa entender melhor sobre outros medicamentos injetáveis para o tratamento de diabetes, pois isto é fundamental para que você consiga um bom controle glicêmico e assim mais qualidade de vida.
Sugiro que você conheça o meu novo curso Online sobre Medicamentos Injetáveis para Diabetes.
Medicamentos Injetáveis para Diabetes
Conhecimento é o melhor remédio para o tratamento do diabetes!
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais
View Comments
Boa noite,
O procedimento de injetar ar dentro do frasco de Insulina é feito somente na primeira aspiração ou será feito toda vez que realizar uma nova aspiração?
Gratidão!
Todas as vezes que for fazer a mistura.
Vou começar o tratamento com a mistura de nph e regular. Gostaria então de saber, se seria possível utilizar uma seringa pra cada, fazendo assim duas aplicações, e por esse motivo eu não contaminaria o frasco de regular, caso eu reutilize as seringas mais de uma vez, sendo que apenas eu as utilizo.
Sei que não é o recomendado, mas é uma dúvida que eu tenho.
Se for uma seringa pra cada insulina, serão 2 picadas, pode ser.
Bom Dra Mônica,sou Farmacêutico a rede de Farmácias Pague Menos e acompanho seu trabalho e admiro muito a forma que a senhora conduz tão brilhantemente esse tema,tive oportunidade de assistir uma palestra em um evento da ABRAFARMA aqui em Fortaleza - Ceara,Dra.só pra fixar na mistura das insulinas sempre aspiro a regular primeiro né?
Wagner!
Puse de ar as quantidade de UIs da NPH e injete no frasco de NPH. Depois puxe de ar a quantidade de UIs, de regular, injete o ar no frasco e aspire a quantidade. Depois puxe a quantidade de NPH.
Boa tarde. parabéns pelos artigos. Fiquei com uma dúvida. Uso a NPH e a Regular ( Novolin R ) juntas e você afirma que as misturas delas são estáveis, podendo ser preparadas para uso posterior.
Mas depois no tópico Atenção item 1 é dito que não se pode misturar a NPH com a insulina R. Essa R seria outro tipo de insulina ? A NPH e a Novolin R pode ser misturada e guardada para uso posterior ?Por quanto tem´po Obrigado.
Insulina NPH pode ser misturada na mesma seringa com Regular, para uso posterior e com ultrarrápida para uso imediato.
Eu posso misturar a LANTUS (glargina) com a APIDRA (glulisina)? Na mesma seringa?
Felipe!
Somente podemos misturar as insulinas NPH com Regular para uso posterior e NPH com ultrarrápida para uso imediato.
Bom dia!
Após misturadas a NPH e a Regular, podem ser usadas em quanto tempo, ou seja, qual é o prazo máximo para serem utilizadas? E qual a forma correta de armazenamento caso possa ser conservada para uso posterior?
Obrigado e parabéns pelo brilhante trabalho.
As seringas preparadas com a mistura podem ser utilizadas em até 7 dias. Tome o cuidado de deixar as agulhas um pouco inclinadas para cima, evitando vazamento de insulina e entupimento da agulha.
Boa noite! Posso mistura a NPH com a Regular na quantidade recomendada em quantidade para usar por uns 15 dias? Por exemplo: colocar em uma ampola 70% de NPH e 30% de Regular, guardar essa mistura refrigerada e depois usar essa mistura aos poucos de acordo com a prescrição? Obrigado.
Regiano,
A manipulação de insulinas, levando de um frasco para outro é desaconselhável, pois trata-se de uma proteína, que pode perder sua ação devido a agitação e contaminação. Com relação a esta proporção, o laboratório Eli Lilly tem a Humulin 70/30, que já esta pronta para uso e não leva a nenhum risco.
Posso guardar a insulina fora da geladeira?
Sim, desde que a temperatura do ambiente fique entre 2 e 30 graus.
Bom dia,a médica q acompanha minha mãe trocou a insulina dela q era humolin N e humalog tomadas separadamente por Humalog MIX 25 onde será ministrado 2 x ao dia sendo 40 Un. antes do dejejum e 20 Un. antes do almoço, qundo fui comprar o farmacêutico se espantou com essa dosagem dizendo ele q essa insulina é d correção uma cliente diabética tbm falou a mesma, e ainda acrescentando q não poderia tomar essa insulina sozinha e sem fazer a medição antes, pq poderia acorrer q a glicose baixasse muito. Penso q seria perigoso fazer uso dessa maneira, pq sempre q ela usou a outra humalog primeiro fazíamos o teste pra ver se seria preciso corrigir tomando- a d acordo d como estava a glicose. O q vc acha?
Mikaelly,
Fique tranquila, pois esta correta a prescrição, pois o que eesta usando é Humalog MIx 25, que é a pré mistura de 75% de insulina de ação lenta (vai substituir a NPH) e 25% de insulina de ação rápida (vai substituir a Humalog).
A pessoa que te atendeu confundiu com a Humalog Lispro, por este motivo te deu esta informação.
Oi quero saber se eu tomar humalog mix, posso tomar a NPH ?
Suellen,
Não é prudente tomar as 2 insulinas ao mesmo tempo. Converse com seu médico sobre a possibilidade de substituição, pois as doses são diferentes.