Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre a pele e o músculo. Ela pode acontecer em pessoas com diabetes em uso de insulina, por tempo prolongado.
Lipoatrofia – quando se formam depressões na pele devido a diminuição da quantidade de gordura do subcutâneo.
Lipohipertrofia – quando surgem inchaços na pele devido ao acúmulo de gordura no subcutâneo.
Os locais que apresentam lipodistrofia levam a absorção irregular da insulina, podendo causar hipoglicemia imprevisível ou hiperglicemia.
O uso por anos seguidos de aplicações diárias de insulina podem provocar a lipodistrofia adquirida, principalmente quando não se faz o rodízio de local de aplicação. Gravei um vídeo explicando sobre a importância do rodízio. Clique no vídeo abaixo e assista!
Você costuma reutilizar agulhas e/ou seringas? Quantas vezes? Estudos têm demostrando que há uma ligação entre a reutilização de agulhas e aparecimento de nódulos de tecido adiposo que pode formar no local da aplicação (lipodistrofia).
A alteração do tecido subcutâneo é mais frequente com o uso de insulinas de ação intermediária (NPH) e de longa duração (detemir, glargina e degludeca). Isso se deve por estas insulinas permanecerem por mais tempo no tecido subcutâneo.
Para estender o tempo de ação destas insulinas, elas formam um depósito no subcutâneo, sendo liberada gradualmente para a corrente sanguínea, ou seja, quanto maior o tempo de ação, mais tempo ela permanece no subcutâneo.
A melhor maneira é a prevenção, examinando os locais de aplicação para verificar o surgimento de nódulos e depressões na pele, pois os locais com lipodistrofia devem ser evitados na hora de aplicar insulina, para que não ocorra comprometimento do controle glicêmico. (Fonte: BD)
Deixar de aplicar insulina na região afetada, por alguns meses até anos, faz com que o subcutâneo se recupere, mas isso vai depender de pessoa para pessoa.
Evite aplicar insulina em regiões com cicatrizes ou tatuagens, pois a absorção da insulina ficará comprometida.
Pesquisas indicam que a maioria das pessoas reutilizam as agulhas e seringas por até 12 vezes. Estes materiais foram produzidos para serem usados somente uma vez. Assim, o melhor é não reutilizar as seringas e agulhas.
Ao fazer o rodízio adequadamente, evitando as áreas comprometidas, é eficaz para 95% das pessoas. As melhoras começam a surgir de 2 a 4 semanas, e a pele vai se restaurar em aproximadamente 2 meses.
Agora que você já entendeu mais sobre lipodistrofia, tenho uma dica especial para te dar.
A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas. Por este motivo, eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”. Esse livro vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.
Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
A importância do controle glicêmico para pessoas com diabetes tipo 2 reside na capacidade de prevenir complicações de saúde graves.… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais
View Comments
Parabéns e muito obrigado pelas informações.