Pessoas com diabetes estão sujeitas a terem crises de hipoglicemia. Aquelas em que os níveis de açúcar no sangue estão abaixo dos níveis esperados normalmente, que em jejum devem estar entre 70 e 99 mg/dL de sangue e até 2 horas após uma refeição, devem ser menores que 140 mg/dL de sangue.
Devemos nos lembrar de que quem tem diabetes apresenta hiperglicemia, ou seja, apresentam níveis de glicose no sangue que são mais elevados, podendo danificar todos os órgãos do nosso corpo.
Quanto mais tempo de diagnóstico de diabetes, maiores são as chances de se ter uma crise de hipoglicemia sem sintomas. Você sabia disto?
Então, este é o assunto do nosso artigo de hoje. Continue lendo e confira!
As crises de hipoglicemias são mais comuns nas pessoas que têm diabetes tipo 1, aquela em que as células Beta do pâncreas perdem a capacidade de produzir insulina e assim o tratamento se dá com injeções diária de insulina exógena (ou seja, insulina industrializada).
Mas pessoas com diabetes tipo 2, aquelas pessoas em que o pâncreas produz uma quantidade insuficiente de insulina ou produz uma insulina que não consegue desempenhar o papel dela adequadamente, ou as 2 situações ao mesmo tempo, também podem ter crises de hipoglicemia.
Elas podem acontecer por vários motivos, tais como:
Os sintomas que caracterizam a hipoglicemia nas pessoas com diabetes estão listados abaixo:
Quando a hipoglicemia se agrava, os sinais e sintomas podem incluir:
Pessoas com hipoglicemia grave podem aparentar estarem intoxicadas ou bêbadas. Escrevendo, falando ou movendo-se desajeitadamente.
Algumas pessoas podem apresentar sintomas de hipoglicemia durante o sono. Entre eles encontramos:
Ter diabetes tipo 1 ou tipo 2 não é impedimento para sentir baixo nível de glicose no sangue. Quanto mais tempo você tem diabetes, mais isso é comum. Os sintomas podem começar a desaparecer depois de apenas 5 anos de diagnóstico. Depois de 20 anos, eles podem ser muito fracos para que sejam percebidos. Ou você só vai perceber, depois que o açúcar no sangue estiver muito baixo.
As pessoas com diabetes, que têm as complicações abaixo, têm mais probabilidade de passar por uma hipoglicemia assintomática, veja:
Quando os níveis de glicose no sangue começam a cair muito, o corpo normalmente para de secretar insulina e começa a secretar outros hormônios. Estes incluem glucagon e epinefrina. Estes hormônios ajudam a manter a estabilidade da glicose no sangue.
A epinefrina é o mesmo hormônio que nos ajuda durante a nossa reação de “fuga ou luta”. Ela causa os sintomas que as pessoas com diabetes costumam sentir quando os níveis de glicose começam a baixar. Mas se você continuar tendo baixos níveis de glicose no sangue, sua reação a eles será diminuída.
Se você não sentir os sintomas, quer dizer que os níveis de glicose estão caindo. Se os seus níveis de glicose no sangue ficam muito baixos, você pode desmaiar ou ter convulsões e precisar de tratamento de emergência.
Consulte o seu médico se você não estiver sentindo os sinais que devem ocorrer quando a baixa taxa de glicose no sangue está chegando. Seu médico pode te ajudar a melhorar seu tratamento e sensibilidade das seguintes formas:
Mesmo que você não tenha os sinais e sintomas corporais de baixa taxa de glicose no sangue, você ainda poderá sentir:
Quando esses sintomas começam a aparecer, existe grande possibilidade de você estar com um nível baixo de glicose no sangue.
Estes sinais são mais sutis do que os mais clássicos, mas tendo consciência da hora do dia que seu nível de glicose no sangue geralmente baixa, você poderá identificá-los.
A única maneira de prevenir a hipoglicemia é evitando o baixo nível de açúcar no sangue. Abaixo, seguem algumas dicas que podem ajudar:
O tratamento para diabetes é individualizado, o que funciona com seu amigo ou vizinho, pode não funcionar com você. A melhor maneira de você conseguir dominar o controle do diabetes é através do conhecimento.
Você deve conhecer seu corpo e suas condições de saúde. Conhecer os grupos alimentares e como eles impactam seus níveis de glicose no sangue, vão te permitir a fazer boas escolhas alimentares.
A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.
Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Diabetes & Você – Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.
E-BOOK D&V – ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais
View Comments
Eu tenho diabetes a nove anos aproximadamente e eu raramente sinto que estou com hipoglicemia, já cheguei até a continuar fazendo o exercício físico que estava fazendo com a glicemia marcando 30, hj eu uso um aparelho de infusão, bomba, e com ela vem um sensor que marca de cinco em cinco min a glicemia e me avisa quando está muito alta ou baixa, mas se não fosse isso eu nunca reconheceria hipoglicemia
Não conheço esse recurso. Como posso procurar mais detalhes?