“Se privar de energia com qualidades por várias horas, fatalmente, lhe trará execesso de peso e gordura localizada e não emagrecimento”
A falta de uma rotina alimentar faz com que a maioria das pessoas alimentam-se somente quando estão com fome ou mesmo quando se lembram de comer. A sensação para os que fazem essa escolha é de uma fome maior do que a real, ou seja, acabam comendo mais do que o necessário, pois a ansiedade aumenta. A pressa e o corpo mandam estímulos para comer mais bobagens, alimentos que liberam energia rápida como os carboidratos simples: farinhas brancas, doces e guloseimas…
Um dos hábitos mais comuns e mais errados que as pessoas comentem é se alimentar poucas vezes ao dia. Em média, a cada 10 pessoas 6 não fazem mais de 3 refeições ao dia e acham que se aumentarem esse número irão engordar.
É muito difícil controlar os estímulos do corpo quando ele ficou privado de energia por mais de 3 horas. E o que mais acontece são as pessoas trabalhando demais e comendo mal, em horários muito distantes.
Comer de 3 em 3 horas passou a ser uma recomendação de todos os profissionais da área de saúde, além dos #nutricionistas, não é verdade? Mas por que isso é importante para o nosso organismo?
O ato de alimentar-se de 3 em 3 horas é importante para combater a compulsão alimentar, pois quando fracionamos nossas refeições a tendência é de comermos menos e somente o necessário. As vantagens de comer de 3 em 3 horas continua: auxilia na perda de peso, diminui a ansiedade, além de melhorar a disposição para enfrentar a correria do dia a dia. Pois é, ao contrário do que muitos pensam fracionar a alimentação diária é importante para manter o metabolismo funcional, evitar fadigas, reduzir a lipogênese abdominal e diminuir aqueles súbitos ataques de fome no meio da manhã ou no fim da tarde. #qualidadedevida
Fiquem atentos: É importante e preciso respeitar o intervalo máximo entre as refeições de 180 a 200 minutos, pois pode ocorrer uma maior redução da liberação do cortisol, o hormônio responsável pela manutenção da nossa produtividade energética diária.
Outra vantagem de comer mais vezes ao dia é que sentindo menos fome, chegamos à mesa sem sentimento de compulsão ou ansiedade, você poderá mastigar a comida com mais calma e triturar melhor os alimentos. Quando um alimento é bem mastigado a sua digestão é mais eficiente, lembrando que o carboidrato é um nutriente que inicia sua digestão na boca.
O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Muitas pessoas não sabem e outras não realizam, mas por ser a primeira refeição do dia é de extrema importância, pois vai ajudar o organismo a suprir as necessidades e calorias gastas durante o sono. Se você acorda e pula a refeição, provavelmente vai chegar na hora do almoço faminto, o que vai desencadear uma compulsão e um ataque a comida, alimentando-se mais do que o precisa, comendo alimentos não muito saudáveis e ainda finaliza com aquela sobremesa. Estou errada? Acredito que não.
O que comer no Café da Manhã?
O café da manhã é responsável por te dar mais disposição para encarar suas tarefas diárias, melhorar a concentração no trabalho ou na escola, dar mais energia e pique para quem pratica alguma atividade física e melhorar seu rendimento nas demais tarefas diárias.
A refeição do Desjejum deve ser composta por uma boa fonte de carboidrato, de preferência integral, uma proteína magra e frutas. Para quem toma o cafezinho, evitar o consumo de açúcar.
Exemplo de Café da Manhã:
Leite Desnatado – 1 copo – 200 ml – 96 Kcal – 10g de CHO
Café Sem Açúcar – 1 xícara de café – 50 ml – 0 Kcal – 0g de CHO
Pão de Forma Integral – 2 fatias – 120 Kcal – 22g de CHO
Mamão – ½ unidade média – 160 g – 62 Kcal – 16g de CHO
Jejum Prolongado
Passar muito tempo sem comer, só fará com que você sinta mais fome, uma vez que o jejum prolongado faz com que se instale um quadro de hipoglicemia, devido ao aumento da produção de insulina, além de haver uma crescente liberação de uma substância conhecida como neuropeptídeo Y, que possui papel de aumentar à vontade de comer. Longos períodos de jejum também podem trazer outras consequências, além de favorecer o ganho de peso,entre elas estão: desconfortos como dor de estômago, desânimo e mau humor.
A pessoa que tem Diabetes não deve ficar muito tempo sem se alimentar, principalmente sem ingerir carboidratos, ou seja, os intervalos entre as refeições não devem ser superiores há 3 horas. Pois pode desenvolver uma crise de hipoglicemia, caracterizada pelos baixos níveis de glicose (açúcar) no sangue.
Por Que Fracionar as Refeições Emagrece?
Quando alimentamos com certa frequência e criamos uma rotina alimentar, o nosso organismo não sente a necessidade de fazer reservas de energia, estas reservas são aquelas gorduras indesejáveis. Neste caso o organismo simplesmente usa a energia que precisa e o restante é eliminado ou utilizado como fonte energética pelo corpo. Mas, quando passamos muito tempo sem comer, o cérebro entende que há uma ameaça de privação alimentar e envia mensagem para que parte do que for consumido seja armazenado por precaução na forma de gordura. É neste momento que você começa a ganhar peso mesmo comendo poucas vezes ao dia.
Agora, de nada adianta comer várias vezes e comer muito! O ideal é fazer pelo menos seis refeições diárias equilibradas e balanceadas, de acordo com a sua necessidade calórica. E os alimentos que comporem sua dieta devem ser de grande qualidade nutricional. Cuidado com os exageros!
Recomendação Nutricional
– Comer de 3 em 3 Horas, garantindo o fornecimento de nutrientes e energia para o corpo realizar todas as suas atividades, sejam elas fisiológicas ou físicas;
– Não se deve comer somente 3 vezes ao dia e em maior quantidade porque isto fará com que o corpo armazene a energia que naquela hora não utilizou, na forma de gordura!;
– Existem nutrientes que precisam ser ingeridos de 3 em 3 horas pois são eliminados rapidamente, por isso, precisa sempre estar presentes na alimentação;
– Não se esquecer de comer, mas sim, lembrar-se de comer de 3 em 3 horas. Essa atitude vai fazer total diferença na sua vida.
– Sempre procure um Nutricionista para te auxiliar e melhorar a sua alimentação: Desta forma você garante os nutrientes que seu corpo necessita, consegue eliminar os quilinhos extras e melhora sua qualidade de vida!
Leia Também: Afinal, Alimentar-se bem, por quê?
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais
View Comments
Olá, Monica Amaral Lenzi. Você está comendo de três em três horas? Quantos litros de água, ou sucos, devo beber por dia, comendo de três em três horas? Devo beber junto com a comida? Uma hora depois de comer? Ou antes? Como tem que fazer?
Eu gostaria de fazer da maneira correta, mas não estou entendendo quando tenho que beber água. Eu bebo muita água duas horas e meia depois de comer. Fico uma hora bebendo um litro e meio de água, e só volto a comer uma hora depois que termino de beber água.
Começo o dia bebendo um litro e meio de água das 7:00 às 8:00. Das 9:00 às 9:30 eu como. Das 12:30 às 13:30 bebo um litro e meio de água. Das 14:30 às 15:00 como. Das 18:00 às 19:00 bebo mais um litro e meio de água. E, por fim, das 22:00 às 22:30 como uma leve refeição para dormir.
Agora, para eu mudar dessa minha maneira de me alimentar, para essa (de comer de três em três horas), não sei como e quando devo beber água.