É fato que ingerir shakes faz com que a perda de peso seja rápida. Mas, sem uma dieta balanceada, esse emagrecimento será por um curto espaço de tempo. E o pior: o peso perdido irá voltar ao ponto inicial.
Se em algum momento você já esteve com seu peso acima do ideal, certamente encontrou algumas “fórmulas mágicas” que prometem a perda daqueles quilinhos que sobram sem esforço algum. Os shakes foram criados nos Estados Unidos na década de 80. Sua promessa era ser um substituto nutritivo e de baixa caloria para refeições comuns. Eles engrossam a longa lista das soluções milagrosas para perda de peso rápido. Mas será que realmente cumprem todas as promessas que constam na embalagem? Antes de você optar pelas chamadas “refeições de canudinho“, vale lembrar que uma dieta equilibrada e não restritiva é fundamental para alcançar o peso ideal em longo prazo e driblar o grande vilão dos regimes – o interminável “emagrece e engorda”, também chamado de “efeito sanfona”.
O uso dos shakes deve ser restrito e substituir, no máximo, uma refeição por dia. Essa regra vale mesmo sob orientação. No caso da substituição, as demais refeições devem ser completas para suprir as carências nutricionais. É importante também considerar o gasto calórico diário – quem realiza atividade física, por exemplo, precisa ingerir mais calorias que uma pessoa sedentária. Sendo assim, o ideal é buscar o equilíbrio! Vale afirmar: o uso de shakes não corrige os problemas causados por uma alimentação irregular e de má qualidade.
Passado um tempo, se não houver reeducação alimentar, a pessoa volta a engordar. Na hora de perder peso, nenhum nutriente (carboidratos, lipídios, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais) deve ser deixado de lado. O vaivém da balança causado pela falta de equilíbrio alimentar pode levar a variações de pressão arterial, glicemia, resistência à insulina e colesterol, entre outros problemas potencializados pelo “efeito sanfona”. Soluções imediatistas podem ser mais prejudiciais do que permanecer acima do peso.
A opção de perder o peso rapidamente e sem esforço para mudar maus hábitos é realmente tentadora. Mas, além de não contribuírem para reeducação alimentar, os shakes também não são alimentos completos. Nenhum deles é capaz de suprir completamente a necessidade alimentar.
As “refeições de canudinho” possuem uma quantidade restrita de calorias e gorduras. Elas também apresentam porcentagem excessiva das calorias em forma de proteínas, carboidratos simples e corantes, e não seguem as proporções de nutrientes de uma dieta balanceada.
O emagrecimento rápido alcançado com o consumo de shakes também causa a perda de massa muscular, água, eletrólitos e minerais em vez de gordura, além de desregular o metabolismo, que fica mais lento. A receita para o tratamento do sobrepeso e da obesidade é considerar as diferenças individuais e alterar a rotina, com a adoção de uma vida mais ativa e de uma dieta equilibrada. Não apenas por um curto espaço de tempo, mas para a vida e para toda a família. Para emagrecer com saúde, é preciso adotar um modo de vida saudável, com uma prática alimentar balanceada, consumo de alimentos de preferência in natura, integrais ou pouco processados, além da adoção de outras atitudes como diminuição do sedentarismo.
Uma boa dica para você: em vez de optar pelos shakes, experimente se alimentar de tudo mas em uma quantidade menor. Reduza as frituras, os doces, os refrigerantes e alimentos gordurosos. Beba muita água e não fique mais do que três horas sem comer. E o mais importante: não deixe de se exercitar!
As pequenas mudanças no seu dia-a-dia fazem grande diferença para sua saúde e ajudam você manter a autoestima de maneira equilibrada e duradoura.
Comece 2013 com o pé direito! Até mais!
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais