Estação Verão: Dieta Hiperproteíca

Share

  Cuidado com Dietas Hiperproteícas: Segundo publicação do British Medical Journal- BMJ, as dietas com baixa ingestão de carboidratos e alto teor de proteínas podem estar associadas ao aumento do risco de doenças cardiovasculares

A dieta hiperproteica caracteriza-se pelo consumo elevado de proteína ao longo do dia, elevam à ingestão de carnes, ovos e outros alimentos com alto conteúdo de proteína, enquanto evita o consumo de carboidratos e vegetais. Ganharam popularidade pela crença de que permitem a perda rápida de peso.

Em 2012, o BMJ publicou um estudo que avaliou, em longo prazo, as consequências do uso de uma dieta pobre em carboidratos, acompanhada por um aumento na ingestão de proteínas, sobre a saúde cardiovascular.

Related Post

O estudo, prospectivo de coorte, realizado na Suécia, teve uma amostra populacional aleatória de 43.396 mulheres suecas, com idades entre 30 a 49 anos no início do estudo, completaram um extenso questionário sobre hábitos alimentares e foram acompanhadas, em média, por  15,7 anos.

O estudo avaliou a associação entre o aparecimento de novos casos de doenças cardiovasculares e a diminuição da ingestão de carboidratos com o aumento do consumo proteico na dieta.

Observou-se que a diminuição na ingestão de carboidratos ou o aumento na ingestão de proteínas foram estatisticamente significativos na associação com o aumento na incidência de doenças cardiovasculares como um todo: doenças isquêmicas do coração, acidente vascular cerebra isquêmico, acidente vascular cerebral hemorrágico, hemorragia subaracnoide e doença arterial periférica, não havia heterogeneidade em nenhum dos escores com as cinco doenças estudadas.

Concluiu-se, que uma alimentação com baixa ingestão de carboidratos e alta ingestão de proteínas, usadas com regularidade e sem considerar a natureza dos carboidratos ou a fonte das proteínas, estão associadas ao aumento do risco para doenças cardiovasculares.

View Comments

    • Claudemeire,

      Procure um profissional de nutrição. Este profissional é apto a montar um cardápio baseado em seus hábitos alimentares.

  • retificando um pouco a parte final do texto nos remete ao inicio e faz a famosa figura do "cachorro que morde o rabo como brincadeira" nao chega a lugar nenhum. Gostaria de ter acesso ao texto original do estudo pois a linguagem cientifica não diz "pode" diz conclusão seria "é". Tá certo cada organismo é um organismo, individual, mas esta individualidade num estudo tão longo deve ter um perfil individual, grupos de pessas com diversas atividades e habitos que influenciam diretamente no metabolismo!

  • Achei interessante o tempo de pesquisa e numero de pessoas envolvidas, ...... de acordo com um nosso famoso cardiologista a coisa não é tão dramatica, mas sou uma cobaia individual, pois para baixar a glicemia fui obrigada a testar novas proporções. Se obtiver exito um dia relato ou passo para algum médico publicar. Tenho dez anos de tentativas de aceitar o "deixe seu alimento ser o teu remedio..... é assim mesmo?

Posts Recentes

Diabetes e Saúde Mental: Caminhos para Equilíbrio e Qualidade de Vida

Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais