Estação Verão: A Importância da Hidratação

Share

 

 

Com a chegada do verão, há o aumento da temperatura ambiente. O calor provoca um aumento na temperatura corporal e, com o objetivo de manter adequada a temperatura corporal de 36°c, começamos a suar. Com o suor perdemos líquidos e sais minerais que são essenciais para o funcionamento e hidratação do organismo.

A água faz parte de diversos mecanismos corporais e do funcionamento dos órgãos, inclusive, da respiração, do coração e dos rins. Eliminamos, por dia, em torno de 2,5 litros de água pela urina, fezes, respiração e transpiração.

Um problema bastante comum nesta estação é a desidratação, que acontece quando o organismo está com menos quantidade de água que a necessária. Essa quantidade insuficiente de água, na maioria das vezes, decorre da ingestão insuficiente ou da perda excessiva de líquidos.

As perdas de líquidos ocorrem em diferentes situações, como: transpiração excessiva, esforço físico, diarreias ou vômitos, provocados por uma intoxicação alimentar de alimentos contaminados ou estragados, após o consumo de bebida alcoólica.

A desidratação provoca alguns sintomas, como: sede excessiva, constipação intestinal, redução do volume urinário, porém, em um segundo momento, a pele, os cabelos e olhos ficam ressecados. Um terceiro sinal, sintomas mais grave, de cansaço, a sonolência e falta de concentração. É importante ressaltar que a sede é um sinal que já estamos desidratados!

Related Post

Uma boa maneira de avaliar o nível de hidratação é observando a cor da urina. Quanto mais escura e concentrada junto a pequenas quantidades de urina, de tom amarelo escuro e odor forte, maiores chances de desidratação.

A Recomendação Nutricional de ingestão de água é beber, no mínimo, 8 copos por dia, em torno, de 2 litros.

Mantenha-se Hidratado:

• Beba, com frequência, água,em pequenos volumes. Andar com uma garrafinha de água é uma boa estratégia.

• Os líquidos podem ser oferecidos também na forma de chás e sucos. Cuidado com o excesso de calorias!

• Aumente o consumo de frutas e legumes frescos: estes alimentos são ricos em água, minerais e eletrólitos importantes para manter a hidratação por mais tempo.

• A água de coco além de refrescante é um isotônico natural, hidrata e repõe sais minerais.

View Comments

Posts Recentes

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

É Possível Medir a Glicose Sem Furar o Dedo?

A importância do controle glicêmico para pessoas com diabetes tipo 2 reside na capacidade de prevenir complicações de saúde graves.… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais