Categories: Como Viver Melhor

Diabetes: 6 erros que comprometem o controle

Share

A vida é feita de escolhas, e quando se tem diabetes, devemos ter uma vigilância constante para manter o seu nível de glicose no sangue sob controle. Manter-se saudável também significa reconhecer algumas armadilhas comuns, muitas das quais são frutos de maus hábitos adquiridos ao longo de muitos anos. Confira abaixo 6 erros que você deve evitar:

Erro #1: Não ter o controle de sua condição em suas mãos

Você é o único responsável, por isto o seu trabalho é monitorar sua dieta,  sua atividade física e tomar a sua medicação no horário prescrito pelo seu médico.

Entender como funciona o diabetes irá ajudá-lo a tomar melhores decisões sobre como monitorá-lo e gerenciá-lo.

Participar de grupos de apoio é muito importante para se ter informações essenciais, além de ser um lugar que te permite conhecer e conversar com outras  pessoas que têm os mesmos desafios diários que os seus.

Erro #2: Esperar muito resultado em pouco tempo

Um dos maiores obstáculos em controlar o açúcar no sangue está em aderir novos hábitos alimentares e de atividade física para longo prazo.

A maioria das pessoas que receberam um diagnóstico de Diabetes Tipo 2, esperam que algo mágico aconteça de imediato, ao adotar um novo estilo de vida. Mas se você levou uma ou duas décadas para chegar onde chegou com seu estilo de vida desregrado, acredite, vai demorar um tempo para que você alcance o resultado como, por exemplo, perder de 5 a 10% de seu peso inicial.

Esperar uma mudança brusca de imediato é um erro. Quando se trata de atividade física, dar pequenos passos é fundamental. Se você fizer mais do que você pode tolerar, você pode se machucar. Portanto, comece devagar e transforme isso em hábito.

Certifique-se de conversar com seu médico antes de iniciar um novo programa de atividade física, especialmente se você é sedentário. Ele vai te ajudar a definir metas realistas e planejar uma rotina segura e eficaz.

SAIBA MAIS: Exames para Detectar e Acompanhar o Diabetes

Erro #3: Você não está sozinho

Um erro que muitas pessoas cometem quando iniciam o tratamento para o controle do Diabetes, é tentar iniciar sem a ajuda e esconder sua condição de outras pessoas.

Conte com o apoio de sua família e seus amigos. Não hesite em pedir a um ente querido para ajudá-lo a manter a sua programação de medicação, uma dieta saudável ou até mesmo para manter sua rotina de atividade física.

As pessoas que te amam são sua maior torcida. Conte com elas!

Erro #4: Negligenciar outros problemas

Muitas pessoas estão passando por momentos de depressão e estresse , além de Diabetes.

Pessoas com Diabetes tem duas vezes mais probabilidade de ficarem deprimidas, e estima-se que 1 em cada 3 pessoas com diabetes tem sintomas de depressão. A letargia comum (depressão) pode ser tão desanimadora que você pode desistir de seus esforços para cuidar do seu diabetes. Só que isso pode acabar piorando, podendo também intensificar a sua depressão, criando um ciclo vicioso.

Depressão e estresse também podem ter efeitos negativos sobre os níveis de açúcar no sangue. Estresse constante pode aumentar os hormônios que dificultam a capacidade da insulina em desempenhar seu trabalho. Qualquer atitude sua para reduzir o stress irá melhorar o seu nível de açúcar no sangue.

Related Post

A boa notícia: Atividade física ajuda a aliviar o stress, além de ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Erro #5: Incompreensão e abusar de medicamentos

O maior erro é pensar que o poder dos medicamentos é maior que os efeitos da atividade física e uma refeição balanceada. Em muitos casos, o diabetes tipo 2 pode ser controlada por uma combinação de uma dieta e exercício físico regular e saudável, sem a necessidade de medicação. Mas para muitas pessoas, a medicação pode ser útil também.

Entre aqueles que fazem uso de medicações, é surpreendente como muitas pessoas esquecem algumas doses diárias.

Escuto muito também as pessoas falando que usam medicação e por isso podem se alimentar de maneira NÃO SAUDÁVEL. Pular ou esquecer uma de suas doses de medicamentos é uma maneira rápida de levar o seu  controle do nível de açúcar no sangue por água abaixo.

SAIBA MAIS: Neuropatia Diabética | Sinais, Sintomas e Tratamento

Erro #6: Fazer escolhas alimentares pobres

Quando se trata de alimentos e de Diabetes, o grande erro não é aquela barra de chocolate que você não pode resistir, mas hábitos alimentares pouco saudáveis persistentes, aquilo que você come de vez em quando é que tem um efeito pior sobre o seu nível de açúcar no sangue.

“O peixe morre pela boca” diz o ditado.

Tenha um diário de sua dieta para manter o controle do que você está comendo e bebendo, e sempre leia nos rótulos as informações nutricionais para que você saiba o que está no alimento escolhido.

Não se alimentar em horários regulares é outro erro comum. Arranje tempo para o café da manhã e coma refeições regulares durante o dia para que você não perca o controle e coma em excesso à noite.

Melhorando a Alimentação

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas com diabetes. Por este motivo, eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como ingerir comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

E você, se identificou com alguns destes erros? Conta pra mim aqui nos comentários!

 

Tags: diabetes

View Comments

  • Bom dia. Tenho 52 anos, 1,77 m e 100kg. Pedalo 22 km 3 a 4 vezes por semana. Tomo glifage e glimepirida no almoço e no jantar e minha glicose fica entre 140 e 150. Como faço para normalizar o nível??
    Obrigado!

  • Saudações especiais para todos vocês, somos especializados hospital comprar diferentes tipos de órgãos, nós compramos o rim e fígado, por favor, se você deseja vender qualquer de seu órgão, como rim ou fígado para fins financeiros, você é livre para entrar em contato (médico Francesco Amedeo) hoje para obter uma informação confiável e para uma melhor cirurgia, você pode nos contactar Via: milanmedical.center@aol.com

    Esperando por suas respostas ...
    Cumprimentos….
    Dr Francesco Amedeo

  • Sou diabetico tipo 2 .tomo 2 comprimidos de mtiformina diários de 850 mg .ha poucos dias fiquei sabendo q poderia ACABAR com minha diabetes em 5 dias fazendo um regime de até 1000 calorias. Parei com os comprimidos e passei a tomar somente 1 de 750 mg .tem 3 dias q estou fazendo .estava tudo bem . Hoje minha glicose deu um pico subindo a 220 e não quer abaixar porque?

  • Tenho 58 anos, meus exames de glicemia sempre estão na trave, há 3 anos me consideram pré-diabético. Um recente exame de curva glicêmica acusou diabetes. O de glicemia agora está baixo, 120 em jejum. Se tomar remédio cria-se uma dependência? Se eu não tomar medicamento e ficar sempre na trave ou com diabetes baixa eu prejudico outros órgãos? Se eu não tomar a diabetes sobe com o tempo, mesmo maneirando na alimentação? Me ajude, por favor, não sei se começo ou não a medicação.

    • Os nívies de glicose vão subir cada vez mais e as complicações se instalando, tais como: perda da visão, amputações, disfunção erétil, infartos, entre outras.

      No Artigo abaixo, você encontra as principais complicações do diabetes e como elas se instalam.
      Diabetes – O que você deve saber?

  • Hoje a ficha caiu, em vários momentos dos últimos anos os exames que fiz constataram que taxas (glicose, triglicerídeo, colesterol) estavam elevadas, até então sempre respondia pontualmente, através de atividade física e alimentação saudável, porém sempre relaxava e cometia os mesmos erros. Mas recentemente os sintomas mudaram, e procurei um especialista, endocrinologista, pediu alguns exames e ela ficou horrorizada - glicose 364 / triglicerídeo 594 / Colesterol hdl 29 ldl 83 vldl 119. Porém é a primeira fez que faço uso de remédios: insulina, trezor, metformina. Sabia que um dia isso ia acontecer, meu pai é diabético, e os exames anteriores já era um prenuncio, contudo não estou bem, estou triste, com medo de não consegui, não apenas por mim mas pelo meu filho de 03 anos e minha esposa. O que faço para superar essa etapa inicial? me ajuda, quero uma palavra encorajadora. Obrigado!

    • Confia em Deus e o medo passa logo. Toda vez que sentir medo, pense Jesus está ao seu lado nesse momento e que nunca te desampara. Você é forte vai conseguir. Corragem vai?

    • Nascimento,

      Você esta no caminho certo, que é a aceitação. Busque o conhecimento certo e tenha disciplina que tudo será controlado novamente. Não olhe para o diabetes como uma crise, mas como uma oportunidade ara você ter uma vida saudável. Pratique atividade física e tenha uma alimentação balanceada.

  • como pode minha glicose sendo tirada em jejum 188 170 e no minimo ue chega eh 150 quase nao alintadno e o exame de sangue eh inferior laboratorial

  • No no início de agosto minha glicerina chegou a 625, um mês depois está mantendo a média de 108 a 89 nas 3 medições diarias.
    Parei de tomar a insulina humalog por conta própria. Só faço uso da NPH 2 vezes ao dia. Quero parar. Faço atividades físicas diariamente, perdi 21 kilos e me alimento saudáveis.

  • Boa tarde
    Fiz exame de sangue em abril e a glicose em jejum deu 91
    A hemoglobina glicada deu 5.7
    Já estou pre-diabética ?
    Consigo reverter isso sem remédios ?
    O médico me passou sinvastatina por estar com o colesterol em 250
    Mas pelo que li na bula essas estatinas podem elevar a h. Glicada, principalmente em quem tem pre disposição
    Ainda não comecei a tomar
    Estou sem saber o que faço
    Por enquanto mudei meus hábitos
    Faço caminhadas diariamente de 30m
    Como muita salada de folhas diversas
    Tirei o arroz branco , o macarrão ,o pai branco e o yakult, pois dizem que tem muito açúcar
    To meio que perdida
    Bárbara
    Grata

    • Barbara, associe ao seu tratamento medicamentoso uma alimentação balanceada e atividade física regular. Perder peso via te ajudar muito também.

Posts Recentes

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

É Possível Medir a Glicose Sem Furar o Dedo?

A importância do controle glicêmico para pessoas com diabetes tipo 2 reside na capacidade de prevenir complicações de saúde graves.… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais