Categories: Como Viver Melhor

Entenda o que é Hipoglicemia

Share

O termo hipoglicemia quer dizer: ”hipo”: baixo ou pouco; ”glicemia’‘: dosagem de glicose, açúcar. Ou seja, ter açúcar em níveis baixos no sangue. Mas de onde vem esta glicose, também chamada glicemia de jejum que dosamos no laboratório ou fazemos nos ‘‘aparelhinhos de diabete” – testes ”do dedo”?

Nos alimentamos de uma forma geral, de alimentos doces ou salgados. Os alimentos doces, sem dúvida alguma, já são ricos em açúcar por natureza. Os de sal, por sua vez, depois de digeridos, se transformarão em micro-partículas na forma de glicose, triglicérides e outros nutrientes no tubo digestivo.

Estes terão uma absorção mais saudável para o metabolismo quando ocorrer lentamente pois assim não haveria picos de hiperglicemia (açúcar elevado no sangue) com predisposição ao diabete.

Os alimentos de sal que se transformam em glicose são, por exemplo, o arroz, feijão, milho e outros grãos e cereais, os ditos carboidratos complexos. Eles levam mais tempo para serem digeridos e absorvidos do que os doces em geral, desde que sejam ingeridos em moderada quantidade e várias vezes ao dia, e não de forma concentrada num único horário.

Related Post

Esses carboidratos complexos (não doces) quando ingeridos em pequenas porções junto com fibras, na forma de verduras, legumes, frutas e produtos integrais (aveia, linhaça, centeio, germe de trigo), serão absorvidos mais lentamente, o que é muito bom para o metabolismo, não gerando hiperglicemia e, por consequência, uma produçãoexagerada de insulina pelo pâncreas.

A insulina é um hormônio capaz de nivelar a glicemia dentro da normalidade para não estarmos em estado diabético, porque quando se tem uma hiperglicemia (alimentos ingeridos de forma concentrada ou muito doces num único horário), produzem uma quantidade muito grande da insulina e esta baixará demais a glicemia.

Quando hipoglicêmicos estamos predispostos a comer com mais voracidade numa próxima refeição e, com isto, temos uma tendência maior a nos tornarmos obesos e, como consequência, diabéticos.

Fonte: Bonde

Posts Recentes

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

É Possível Medir a Glicose Sem Furar o Dedo?

A importância do controle glicêmico para pessoas com diabetes tipo 2 reside na capacidade de prevenir complicações de saúde graves.… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais