O diagnóstico de diabetes só pode ser dado por um médico. Ele vai te solicitar os exames necessários, que normalmente são: glicose em jejum, teste oral de tolerância à glicose (TOTG) e hemoglobina glicada (A1c). Para saber quais são os principais exames para detectar e acompanhar o diabetes, clique aqui.
Após a realização do diagnóstico, o médico irá prescrever o tratamento ideal para você, lembrando sempre que o tratamento para diabetes é individualizado. Conheça mais sobre o tratamento do diabetes.
Quando se tem o diagnóstico de diabetes, é preciso entender um detalhe muito importante: só o uso da medicação prescrita pelo médico não é suficiente para controlar os níveis de glicose no sangue.
A adoção de hábitos de vida saudável é fundamental, ou seja, adotar uma alimentação balanceada e atividade física regular é de extrema importância.
Por este motivo, não podemos ignorar que o diabetes afeta vários órgãos ao longo do tempo, desde o diagnóstico, sendo necessário se consultar com outros profissionais de saúde, para ter melhor controle dos níveis de glicose no sangue, com o intuito de prevenir, retardar ou, ainda, minimizar as complicações inerentes ao diabetes.
O endocrinologista é um médico com formação específica que faz o diagnóstico e trata as doenças que afetam as glândulas. Eles sabem como tratar condições que são muitas vezes complexas e envolvem vários sistemas dentro do nosso corpo.
Endocrinologistas são treinados para diagnosticar e tratar os desequilíbrios hormonais, ajudando a restabelecer o equilíbrio de hormônios em seu sistema. Eles cuidam de muitas condições, tais como:
A endocrinologia, através de investigações, pode contar quando o seu corpo não está funcionando corretamente, auxiliando para que o reequilíbrio hormonal volte a funcionar corretamente. Este reequilíbrio pode ser através de medicamentos orais ou injetáveis, que vão permitir o correto funcionamento de nosso organismo.
Endocrinologistas, especialistas no tratamento do diabetes, são conhecidos como Diabetólogos.
A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas. Por este, motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”. Este livro vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.
Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais
View Comments
Ola doutora estou procurando um endocrinologista pra minha mãe que sofre de diabetes, a senhora atende? Tem algum contato. Obrigado
Oi Daniel!
Eu sou farmacêutica e minha função é orientar com relação a melhor gestão dos controles. É um trabalho em conjunto com o médico. Eu atendo, usando skýpe ou outro programa de transmissão de som e imagem. Caso tenha interesse, entre em contato pelo e-mail monica@diabetesevoce.com.br
Boa noite , meu filho de 22 anos tem DM1 desde os 15, a glicada é sempre 10 já foi pior, ele gosta muito de comer, época de faculdade trabalho..tdo colabora ...quero saber se além do endereço e nutrição e oftalmo preciso levá-lo em cardio, vascular, neuro, urologista ? Pq já libq são especialidades q um diabético deve ir.,
Com certeza ele deve ir nestes outros especialistas também, mas o melhor a fazer é conseguir controlar a glicemia, para evitar as complicações futuras.
Tenho diabetes tipo 2 faz um tempo q ela está alta 300 mesmo tomando remédio não está baixando, faço caminhada tomo remédio e não como nada q se transforme em açúcar, que posso fazer pra baixar.
Oliveira,
Muitas vezes existe a necessidade de trocar a medicação. Converse com seu médico.
Minha mãe tem pé dabético qual o melhor tratamento para esta doença
O melhor tratamento medicamentosos é aquele que funciona com o seu organismo, associado a uma alimentação balanceada e uma atividade física regular.
Dra tenho 32 anos fiz uns exames de rotina onde deu 8.0 hemoglobina glicada o clínico disse que serei diabética e ñ a nada que eu faça para mudar isso.oque pode me dizer estou muito confusa pois perguntei se eu fazendo diate ajudaria previnit etc ele diase que ñ...
Clique neste link abaixo e conheça os pilares do tratamento do diabetes.
Os 5 Pilares do Tratamento do Diabetes
Boa noite,descobri que tenho diabetes tipo 2 a pouco tempo e quem esta me acompanhando é a medica geral que trabalha no posto de saúde,teria algum problema isso?
Thayse,
Caso os níveis de glicose não controle, peça o encaminhamento para um especialista.
Olá doutora Boa noite
Meu filho de 11 anos começou repentinamente um quadro de glicemia alta.
Descobri porvquevele urinava muito e benpbia bastante água.
Ele não tem sintomas de diabetes a não ser os dois citados.
Seia possível ser outro diagnóstico.
Devo nedicslo sem levar aonendocrinologista
Obrigada.
Rose,
É necessário realizar os exames para fazer o diagnóstico corretamente. Converse com o pediatra dele sobre estes sintomas.
Oi meu país tem diabetes tipo 2 há uns 2 meses tá tomando o medicamento glibemclaminda mais tem sentidos fortes dores no estômago diarréia. Gostaria de saber se esse é um bom medicamento ele tem 87 anos
Boa noite Rosenda!
Consta na bula a seguinte precaução:
• Pacientes idosos: a hipoglicemia ocorre com maior frequência em pacientes idosos que usam glibenclamida. Doses conservadoras estão recomendadas em pacientes idosos para evitar hipoglicemia.
Verifique com o médico uma reavaliação do tratamento.
Boa tarde dra.!
Moro em Belém do PA e ultimamente estou realizando exames de sangue porque sou hipertenso e nos últimos exames que fiz de glicose em jejum restam aumentando o último o resultado foi 96 fiquei preocupado, é normal me explique por genteleza.
Desde ja agradeço
Walter,
Até 99 mg/dL de sangue é considerado normal.
Meu filho foi diagnósticado com DM1 com exame de glicemia , mas fiz outros exames e o anti-gad deu não reagente, ou seja, ele não tem doença auto.imune, e agora????
Rosana, existem diabetes que são desencadeadas por modificações genéticas, por exemplo a diabetes tipo MODY, converse com seu médico.