Diabetes tipo 1, Saiba mais!

Share

O Diabetes Mellitus, ou diabetes, é uma alteração metabólica que causa o aumento no nível de glicose no sangue, devido à deficiência e/ou resistência à insulina no organismo.

 

Glicose é açúcar, e açúcar é energia. Para os alimentos se transformarem em energia, eles são transformados em glicose depois de ingeridos. Após a absorção dos alimentos, a glicose se eleva no sangue e o pâncreas produz insulina, para regular a concentração de glicose no sangue.

Há dois tipos principais de diabetes. No diabetes tipo 1, o pâncreas não consegue produzir insulina, e a glicose fica elevada no organismo. É mais comum em jovens, e o tratamento requer insulina.

No diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas ela não consegue promover a captação da glicose pelas células do organismo. Deste modo, a glicose fica alta no sangue, apesar da insulina ser produzida, caracterizando o que chamamos de resistência à insulina. Esta diabetes é mais comum em pessoas de mais idade e em obesos, e o tratamento pode ser feito com medicações orais e/ou insulina.

O tratamento é efetivo em ambos os tipos de diabetes, e quando adequado minimiza muito o risco de complicações.

Conheça alguns fatores de risco para diabetes:

– Fumo e consumo de álcool;
– Excesso de peso;
– Sedentarismo;
– Histórico de abortos de repetição;
– Doença cardiovascular;
– Uso de medicação que pode elevar a glicose sanguínea (corticoides, diuréticos, tiazídicos, betabloqueadores);
– Níveis baixos de colesterol HDL (colesterol “bom”) ou triglicérides elevados;
– Hipertensão arterial;
– Diabetes Gestacional;
– Pais ou familiares portadores da doença.

Para uma vida mais saudável, mudanças são bem-vindas!

Você já passou por mudanças em sua vida e, com certeza, aprendeu muito com cada uma delas.

Agora está na hora de rever alguns hábitos, como alimentação, e a prática de exercícios físicos para controlar o diabetes e manter uma vida mais saudável. Esses fatores que auxiliam o tratamento do diabetes e tornam a vida mais saudável em muitos aspectos. Considere que seu esforço físico e seu empenho na realização de uma dieta adequada, balanceada e saudável fazem parte do seu tratamento. Caso tenha alguma dúvida, converse com seu médico.

O seu médico é seu parceiro. Ele vai auxiliar em sua caminhada para uma vida mais saudável!

O tratamento do diabetes é multiprofissional. O ideal é ter uma equipe de profissionais que possam auxiliá-lo. Isto inclui médico, nutricionista, psicólogo, orientador físico, entre outros. A equipe multidisciplinar pode abordar vários pontos importantes para o tratamento adequado. O nutricionista auxilia na reeducação alimentar, planeja uma dieta balanceada, tira dúvidas sobre alimentos e é capaz de orientar sobre as restrições alimentares que você deve fazer.

Profissionais como psicólogos ou psiquiatras irão ajudá-lo a lidar com o estresse e com outras dificuldades que possam aparecer. Modificar o estilo de vida é uma tarefa difícil, mas possui diversos benefícios. Esses profissionais podem ajudá-lo a reduzir fatores como ansiedade e cansaço.

Tratamento do diabetes

É muito importante que você tenha informações confiáveis para reduzir ansiedades infundadas e assegurar que seu tratamento esteja bem direcionado. Caso tenha outras dúvidas, anote e leve para seu médico em sua próxima consulta.

Dicas de exercício

Que tipo de exercício devo praticar?

Procure exercícios que favoreçam a queima de glicose e gordura, dando preferência àqueles predominantemente aeróbicos. Eles devem ser orientados por um profissional da saúde, e a frequência deve ser de 150 minutos semanais. Os exercícios que possam causar lesões ou infecções nos pés devem ser evitados.

Eu nunca fiz exercícios. Posso fazer?

Os exercícios podem se tornar um período prazeroso do dia. O mais indicado é escolher uma atividade física que agrade, que possa ser realizada em ritmo natural e de forma regular. Realizá-la em grupo pode ser mais divertido e estimulante. Algumas opções são natação, caminhada, hidroginástica, ciclismo e dança. Procure exercitar-se pelo menos três vezes por semana.

Dicas de alimentação

Devo substituir o açúcar por adoçante?

Sim. Pacientes diabéticos devem substituir o açúcar por adoçante. Há vários tipos de adoçantes disponíveis como: sacarina, ciclamato, aspartame, stevia e sucralose.

Tenho que inserir fibras em minha alimentação?

Sim, a ingestão de fibras está associada a diversos benefícios. Você encontra fibras em alimentos como linhaça, quinua, aveia, verduras, legumes, feijão e cereais integrais. As fibras auxiliam a digestão e ajudam a retardar a absorção da glicose ingerida, proporcionando secreção otimizada da insulina produzida pelo seu próprio organismo.

Devo beber 2 litros de água por dia?

Related Post

È recomendada a ingestão de seis a oito copos de água por dia, de preferência entre as refeições. Esta recomendação é universal e estende-se a todas as pessoas, com ou sem diabetes.

Devo usar óleos vegetais ou gorduras animais no preparo dos alimentos?

Os óleos vegetais não apresentam colesterol, por isso são mais adequados ao consumo. Dê preferência a óleos como os de oliva (azeite), canola, girassol e amendoim. Mas, atenção! O valor calórico dos óleos vegetais é alto e seu consumo deve ser moderado.

Qual a diferença entre produtos diet e light?

Os alimentos diet são isentos de açúcar, mas não são necessariamente de baixa caloria. Muitos alimentos diet substituem o açúcar por gorduras e possuem valor calórico igual ou superior ao dos alimentos com açúcar. Por isso, seu uso é permitido, mas sem abusos. Por exemplo, os refrigerantes dietéticos são essencialmente diet quando retiram o açúcar e o substituem por adoçante.

Os alimentos light são produzidos com redução de, no mínimo, 25% do valor calórico de um determinado componente (como açúcar, gordura saturada ou colesterol). Portanto, seu uso deve ser ainda mais cuidadoso, pois dependendo do alimento pode haver açúcar.

As margarinas light, por exemplo, têm redução do teor de gordura, mas não sua eliminação, uma vez que a margarina é produzida com gorduras.

Diabéticos não podem comer nada com açúcar?

O consumo de açúcar não está totalmente proibido na alimentação de pessoas com diabetes, mas seu uso deve ser restrito, seguindo a dieta recomendada pelo médico e/ou nutricionista.

Para uma vida mais tranquila e saudável a manutenção do tratamento é fundamental!

O tratamento do diabetes exige um período de adaptação e requer disciplina e mudanças de hábitos.
Além disso, o tratamento pode resultar em efeitos colaterais, por isso é preciso investir um tempo do seu dia a dia para se cuidar.

Previna complicações

A prevenção das complicações do diabetes se baseia no controle da glicemia para evitar complicações agudas e crônicas. Dessa forma, o sucesso da terapia depende da adesão ao tratamento, do controle da doença crônica e da prevenção de outras doenças.

Conheça quais são as complicações decorrentes da não manutenção do tratamento e, em contraponto, como pode ser sua vida se aprender a lidar com o diabetes.

Consequências de não seguir o tratamento

Não manter o tratamento de acordo com a orientação do seu médico pode trazer inúmeras complicações.

Com o diabetes descontrolado, o corpo reduz sua capacidade de lutar contra infecções. Um alto nível de glicose no sangue também eleva as taxas de glicose nos tecidos do corpo. Como consequência, pode haver o crescimento de bactérias, que levam a infecções. Os lugares que mais sofrem com as infecções são os rins, a vagina, os pés, a pele e a gengiva.

Os pés do diabético

Além de facilitar infecções, o diabetes também pode acometer o sistema nervoso, o que diminui a sensibilidade nas extremidades. Por isso, os pés dos pacientes diabéticos são muito vulneráveis e devem ser monitorados com cuidado, pois podem ter feridas, que também podem levar à amputação.

Doenças do coração

Doenças do coração são muito comuns em pessoas com diabetes. Infarto e derrame são as principais causas de morte em diabéticos.

Disfunção erétil

É comum em homens que têm diabetes. Ela pode ser resultado de problemas causados pelo mau controle do açúcar no sangue a longo prazo, que danifica os nervos e vasos sanguíneos, mas também pode ser ligada a outras condições comuns em homens com diabetes, tais como a pressão alta, o tabagismo e as doenças do coração.

Os benefícios do controle do diabetes

A forma como você enfrenta as dificuldades relacionadas ao diabetes também pode interferir na sua adesão ao tratamento. Acredite nos benefícios e na possibilidade de controlar a doença.

View Comments

  • Estes comentários sobre diabetes tem me ajudado muito. Gostaria que vocês mandassem pra mim, sempre que puderem, mais noticias sobre DIABETES, pois tem me ajudado muito. Obrigado.

  • olha muito obrigado!!! gostei muito do eu lei vou procura me cuidar mais meu diabete eh tipo 2 tomo insulina duas vez aõ dia

  • obrigado pelo esclarecimento, gostaria de saber sobre alimentos que possa consumir por pessoas com diabete mellitus 2. desde já muito obrigado

  • Fazem, apenas 25 dias,que descobri; Que a glicemia estava elevada a 520..Eu não acreditei no momento da noticia; Mas me levaram ao pronto socorro, para os primeiros socorros...Mas agora ja estou medicada,e ela ja abaixou .....Graças a este Google ,tive informações sobre a alimentação; E iniciei imediatamente,e estou muito bem.........Sempre que puderen me manden alguma informação,sobre o tratamento........Obregada Ilda....Abraços a todos.............Bauru 22-05-2013....

  • muinto bom ser orientado por umproficional a final o k a jente pode comer k não fas mal para dia beti

Posts Recentes

Diabetes e Saúde Mental: Caminhos para Equilíbrio e Qualidade de Vida

Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais