Como Viver Melhor

Diabetes: o que o ovo tem a ver com a insulina?

Share

O que o ovo tem a ver com a insulina?

Mais do que vocês imaginam, porque, assim como o ovo, a insulina é uma proteína que se comporta de maneiras diferentes nas diversidades das condições ambientais a que ela é submetida.
O que acontece com o ovo se batemos a sua clara ou o colocamos sob uma fonte intensa de calor? Ele passa por transformações que alteram sua forma original. O mesmo acontece com a insulina. Por isso devemos tomar alguns cuidados, evitando:
  • Agitação extrema;
  • Alterações de temperatura (frio abaixo de 2 graus ou calor acima de 30graus);
  • Exposição excessiva ao ar (frascos em utilização por mais de 28 dias);

As transformações estruturais sofridas pela insulina, nessas situações descritas acima, não são perceptíveis visualmente, como no ovo, mas podem levar ao comprometimento do efeito desejado por ela. Ou seja, ela pode perder a sua função.
Por isso devemos ter um cuidado especial ao armazenar e/ou manipular a insulina.

Cuidados que devemos ter com a insulina

  • Não guardá-la na porta da geladeira, pois com o abre e fecha da porta, as variações de temperaturas são muito grandes.
  • Não armazená-la próximo ao congelador da geladeira, evitando assim que ela se congele. Guarde sua insulina nas prateleiras próximas a gaveta de frutas e verduras.
  • A Insulina que se encontra em uso, pode ser mantida fora da geladeira, desde que a temperatura ambiente não ultrapasse os 30 graus, devendo ser usada em até 28 dias.
  • Ao transportar o frasco de insulina em caixa de isopor, devemos evitar que ele fique rolado de um lado para o outro.
  • Quem usa insulina em caneta, deve retirar a agulha a cada uso, evitando assim a entrada de ar, que pode modificar a eficácia da insulina.

Assista ao vídeo abaixo e aprenda mais sobre como você deve conservar sua insulina

Gostou deste vídeo? Clique no botão abaixo e se inscreva em nosso canal do YouTube:

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR MAIS VÍDEOS

Related Post

Dica Extra

Para ampliar o seu conhecimento, eu escrevi o livro digital “Como o Diabetes Afeta a Vida Sexual de Homens e mulheres”.

O descontrole dos níveis de glicose no sangue podem provocar falta de libido nos homens e mulheres,, disfunção erétil, dificuldade para concepção tanto para homens como mulheres, dor no pênis ou na vagina durante a relação e muito mais coisas.

O importante é que na maioria das vezes, descobrindo a causa, muitos destes problemas tem solução.

Clique no botão abaixo para conhecer melhor o livro digital “Como o Diabetes Afeta a Vida Sexual de Homens e mulheres”.  A atividade sexual, pode fornecer importantes benefícios psicológicos e emocionais. Assim como os exercícios, o sexo pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade e aumentar a felicidade.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA AGORA MESMO

View Comments

  • Muito bom o conteúdo do blog. Estão de parabéns!! Eu tenho uma dúvida... Tem algum tipo de insulina que gestante não pode tomar? Ou não tem restrições?

    • Existem insulinas que tem segurança para uso em gestantes. O médico vai avaliar e prescrever a melhor opção.

  • Boa tarde Mônica , estou muito feliz com seus esclarecimentos. Meu pai tem 74 anos é diabético tipo 2 a mais de 15 anos , porém nunca fez o tratamento correto. Agora ele está fazendo o tratamento correto, porém já está com um quadro estável, de insuficiência renal . Há 2 meses começou a usar insulina Nph (20 unidades cedo) e 4 a noite e tbm começou a usar a regular há 2 semanas, porém não se sentiu bem . Ele tbm está usando o forxiga e estava usando o trayenta( parou de usar pq ficou com sérios problemas de constipação intestinal) Ele continua usando a regular sempre q o dextro da acima de 150. Tudo é muito novo para nossa família. Gostaria de participar de um grupo de diabéticos ,no WhatsApp. Se alguém souber de um, favor me adicionar .

  • Bom dia. iniciei insulino terepia com lantus 10U , isto por 30 dia, como a diabetes t2 continuou acima de 300, a endócrina iniciou a 3 dias 20U, queria saber quanto tempo vai demorar p baixar, pois ainda está acima de 300.

    • Nilda,
      é necessário fazer a titulação da dose, ou seja, encontrar a dose ideal para o seu organismo.

  • Olá,
    Sou DM1 há 21 anos e atualmente meu tratamento está sendo feito com a Tresiba.
    Estou utilizando esta insulina (na mesma dosagem que utilizava de NPH) há 20 dias e não percebi seus efeitos benéficos em meu organismo, pelo contrário. Anteriormente à Tresiba, apesar de ter Hipoglicemias devido aos picos de ação da NPH a glicemia ao longo do dia era bem mais baixa, entre 130 a 160, após o uso de Tresiba pensei que este patamar de glicemia seria mantido mas sem ter picos de hiper ou de hipo. Isso não ocorreu, minha glicemia continua tendo picos e agora está muito mais alta, entre 190 a 330 todos os dias, as dosagens de Humalog para correção também não são tão eficazes como antes. Gostaria de compartilhar, pois nem sempre a mudança de insulina traz benefícios, eu ainda não encontrei a melhor para o meu organismo, mas acredito que para diabéticos a adaptação é uma palavra-chave. Os comentários de quem utiliza a Tresiba me ajudam a entender se esse "efeito" é comum, pois não se têm muita informação sobre o uso dessa insulina.

    • Helisa, é necessário fazer a titulação da dose, ou seja, encontrar a dose exata de insulina que seu corpo precisa. Converse com seu médico, pois isso leva um certo tempo.

  • Sim, faz. Toma 3 a 8 unidades de Apidra, conforme dextro. Agora já esta em 48 unidades de Tresiba e a glicemia continua alta. Há possibilidade de resistência?

  • Monica, estou preocupada. Gostaria de buscar grupos dde apoio para saberse iisso acontece com outras mães, qual a melhor insulina, se devo controlar a comida. ..

    • Andreia,
      O Tratamento tem 5 pilares: Alimentação, atividade física, medicação, educação em diabetes e automonitoramento.

  • Sim, faz. E a dose está aalta . Chega a tomar 6 unidades de apidra antes das refeições. Vc conhece crianças que usam Tresiba? Será seguro? Como disse ela estátomando 40 uunidades de ttresiba associados a Apidra.

    • Ah, mais um comentário. Sou profissional da área da Saúde também e diabética há 38 anos - fiquei com 8 anos de idade. Pelo que li, algumas insulinas mais novas, sem muitos estudos científicos comprovando sua ação e seus efeitos, não devem ainda ser administradas para crianças. Não sei se seria o caso da Tresiba. Sou da opinião de que só se deve mudar uma medicação quando ela não faz o efeito desejado. Eu experimentei a Tresiba sem precisar, na minha opinião; até conversei com a endócrino sobre isso. Mas não me dei bem com ela. Outros pacientes se dão bem. Como Medicina não é Matemática, cada organismo reage de um jeito. Sou um pouco avessa a novidades... prefiro usar o que está dando certo do que mudar, de repente, para produtos novos. Não que seja contra eles, mas é preciso tempo e relatos clínicos para se chegar a um consenso.

    • Andreia, sou diabética tipo 1, tomei a TRESIBA há uns meses atrás, por sugestão da endócrino, mas não me adaptei; a glicemia ficava altíssima, acima de 300. Mesmo com exercícios físicos e dieta os valores glicêmicos não diminuíam. Voltei a tomar a LANTHUS, que já uso há mais de 10 anos, e mantenho a glicemia controlada.
      Minha endócrino sugeriu experimentar a TOUJEO, que é semelhante à Lanthus, mas como estou bem e em time que ganha, não se mexe, prefiro continuar com a Lanthus mesmo.
      Caso alguém tenha tido experiência com a TOUJEO e quiser nos contar, agradeço.
      Att,
      Marise

  • Olá, minha filha está tomando Tresiba. Ela tem 10 anos e está já com 40 unidades de dose. Mas o controle glicemia o esta difícil. Tem ficado na faixa de 200 a 300. O que eu faço. Sera que a Tresiba é segura?

Posts Recentes

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

É Possível Medir a Glicose Sem Furar o Dedo?

A importância do controle glicêmico para pessoas com diabetes tipo 2 reside na capacidade de prevenir complicações de saúde graves.… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais