Os pacientes que sofrem de diabetes tipo 2 poderão usar um novo remédio para tratar a doença. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou o registro do genérico dapagliflozina. O registro do medicamento, publicado no dia 27/03/2017, será uma nova opção para melhorar o controle glicêmico dos diabéticos.
O uso da dapagliflozina, cujo o medicamento de referência é o Forxiga, é indicado para ser usado em associação a exercícios físicos e à dieta alimentar para melhorar o controle dos níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. O medicamento genérico foi registrado pela empresa Astrazeneca do Brasil Ltda.
A dapagliflozina é um inibidor de SGLT2 (Co-transportador sódio-glicose 2), que promove a eliminação da glicose pela urina. É a última classe de medicamentos orais aprovada para tratamento do diabetes tipo 2. A enzima SGLT2 (proteína) promove a reabsorção de glicose pelos rins e esses inibidores impedem essa ação.
O medicamento apresenta baixo risco de hipoglicemia e promove a perda de peso pela eliminação de calorias (glicose) através da urina, chegando a uma redução de 2 a 3 kg. Também promove redução de pressão arterial e pode ser combinado com outros anti-diabéticos e insulina.
Entenda na figura abaixo o seu mecanismo de ação da dapagliflozina (Forxiga):
O medicamento apresenta baixo risco de hipoglicemia e promove a perda de peso pela eliminação de calorias (glicose) através da urina, chegando a uma redução de 2 a 3 kg. Também promove redução de pressão arterial e pode ser combinado com outros anti-diabéticos e insulina.
Um dos inconvenientes dessa medicação é que há risco de infecção genital e/ou urinária, principalmente em mulheres. Isso acontece porque a glicose também é alimento para bactérias e não sendo reabsorvida pelos rins, concentra-se na bexiga, que vira um meio de cultura para essas bactérias.
Também promove poliúria (faz a pessoa urinar mais vezes, sintoma semelhante apresentado por hiperglicêmicos) e não pode ser utilizado por pessoas que tenham insuficiência renal.
A dapagliflozina em associação a Metformina é conhecida como XigDuo.
O tratamento para diabetes é individualizado, o que funciona com seu amigo ou vizinho, pode não funcionar com você. A melhor maneira de você conseguir dominar o controle do diabetes é através do conhecimento.
Você deve conhecer seu corpo e suas condições de saúde. Conhecer os grupos alimentares e como eles impactam seus níveis de glicose no sangue, vão te permitir a fazer boas escolhas alimentares.
A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.
Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.
E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais
View Comments
Está notícia é de 2017 e em 2021 ainda não está disponível o genérico. Há alguma previsão? Obrigado.
O problema é que a patente ainda não caiu. O genérico só sai quando a patente vence.
Que noticia boa, tomo o forxiga+Gaulvus met são muitos caros
Olá, e agora em outubro de 2019 ... Já está sendo comercializado o genérico do forxiga ? Obrigado
Bom dia.
Tenho diabete tipo Lada e tomava jardiance 10mg. Agora endocrino passou foxiga de 5mg pra tomar 1/2,
pela diferença de preço vai ficar mais barato, mas vou observar se tem o mesmo efeito. se alguem passou por esta experiencia gostaria de saber.
Obrigado
Aprovado e até hoje não encontrado. Uma vergonha.
gostaria de saber mais sobre o novo XigDuo XR, alguem já usou? Ficiona mesmo?
Quando estará à venda o genérico do forxiga ?
funciona mesmo mas é caro...
Gostaria de saber se ja esta sendo comercializado o genérico.do forxiga. Pense num susto que levei quando o farmacêutico me falou o preço. Pra quem é assalariada fica bem difícil.
Ainda não!
boa noite!
Forxiga pode ser utilizado com Galvus?
att
Patrizia
Eu faço uso dele muito bom eu estava com 142,800 faço uso a dois meses meio fui para o meu médico hoje estou com 131,00 estou mega feliz porém é muito caro eles deveriam ver aí esse preço eles verem q da resoltado e q é top essa medicação aí fura nossos olhos fazer oq pra mim vale apena Deus sabe o quanto preciso
A única coisa que me preocupou... foi que li em outra página, que esse medicamento pode causar câncer de bexiga e mama. Alguém já viu esse relato também????