O número de pessoas com diabetes vem aumentando ano após ano, de maneira exponencial, passamos de 425 milhões de pessoas com diabetes no mundo. Se todas estas pessoas estivessem em um mesmo lugar, formaríamos o 3º maior país do mundo.
Isso nos faz pensar em como tantas pessoas adquirem esta, que é a doença do século. Será que diabetes passa de uma pessoa para outra por um simples contato? Diabetes é sexualmente transmissível? Diabetes é contagioso?
A Organização Mundial de Saúde (OMS), define como doença infecto-contagiosa, aquelas que são causadas por microrganismos patogênicos, como bactérias, vírus, parasitas ou fungos e podem se disseminar, direta ou indiretamente, de uma pessoa para outra.
Quando falamos de contágio direto, podemos nos referir a doenças que são transmitidas por contato entre as pessoas, tais como:
Gripe;
Aids;
Tuberculose;
Caxumba;
Como exemplo de doenças infecto-contagiosas por transmissão indireta, temos:
Malária;
Febre amarela;
Dengue;
Mas e o diabetes, ele passa de uma pessoa para outra, direta ou indiretamente, como as doenças relacionadas acima?
Diabetes é uma disfunção do pâncreas, que faz com os níveis de glicose no sangue fiquem elevados.
Diabetes é classificado por tipos e os principais são:
tipo 1 (10% dos casos)
tipo 2 (90% dos casos)
Suas causas são diferentes (para entender melhor os tipos de diabetes, clique aqui), mas o que importa mesmo, é dizer que nenhum deles é transmitido através do contato direto ou indireto entre as pessoas.
O diabetes tipo 2, tem o aspecto hereditário, ou seja, quem tem pais diabéticos tipo 2, fazem parte do grupo de risco de desenvolver diabetes tipo 2.
O diabetes tipo 1, é uma doença autoimune. O sistema de defesa do organismo, passa a não reconhecer as células beta do pâncreas, que são responsáveis pela produção de insulina pelo nosso corpo, como próprias, destruindo-as.
Pessoas com diabetes produzem uma quantidade insuficiente de insulina, ou produzem uma insulina, que não desempenha o papel dela adequadamente.
A insulina, é o hormônio, produzido no pâncreas, responsável em transportar a glicose fornecida pelos alimentos, para dentro de nossas células, gerando, assim, energia para o funcionamento do nosso corpo.
Independente do tipo, o tratamento para o diabetes requer mudança de hábitos, com a adoção de uma alimentação balanceada e atividade física regular. Mas estes hábitos não são privilégio de quem tem diabetes, não é mesmo? Todas as pessoas que querem ter uma vida saudável, devem se basear nestes princípios.
Pelo que vimos até aqui, entendemos que ninguém “pega” diabetes, simplesmente por ficar perto de quem tem ou até mesmo por ter um relacionamento amoroso com quem tem.
Diabetes NÃO é uma doença contagiosa!
Podemos conviver com quem tem diabetes, como convivemos com qualquer outra pessoa. Se seu filho convive, na escola ou no parque, com outra criança diabética, não se assuste, pois diabetes não passa e quem tem essa doença pode levar uma vida perfeitamente normal.
Os que sofrem de diabetes ainda precisam enfrentar preconceitos e afastamento, portanto, agora que você já conhece melhor a doença, não há motivo algum para qualquer pré-julgamento discriminatório em relação aos diabéticos, pelo contrário, saiba que a resiliência entre essas pessoas é muito comum, já que a capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas são comuns no dia a dia delas.
Dê valor!
Uma alimentação balanceada durante todo ano garante equilíbrio e saúde. A falta de informação sobre a alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas, especialmente quem tem diabetes. Uma das principais perguntas é “O que devo comer para não elevar meus níveis de glicose?”.
Por este motivo eu escrevi o Livro Digital Alimentação Sem Restrição, que vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.
Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital Alimentação sem Restrição, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais
View Comments
Gostaria de obter abordagens sobre RESISTÊNCIA À INSULINA UTILIZADA, Combate ao Lixo acumulado e Métodos ou utilização de Detox para o Pâncreas, Fígado, Intestinos, etc.. NÃO PERCEBO O QUE É REPETITIVO..
Gostaria de obter abordagens sobre RESISTÊNCIA À INSULINA UTILIZADA, Combate ao Lixo acumulado e Métodos ou utilização de Detox para o Pâncreas, Fígado, Intestinos, etc..
Resistência Insulínica
Diabetes: como devo fazer o descarte do material usado no controle?
Faço parte de uma associação de diabeticos