Como Viver Melhor

Diagnóstico de diabetes: Crise ou Oportunidade?

Share

Se a vida te deu limões, faça uma limonada…. Você já ouviu este ditado popular? Pois é, com diabetes também é assim, transforme seu diagnóstico em uma oportunidade de ter uma vida saudável.

O diagnóstico de diabetes é uma oportunidade para você ter uma vida saudável. Pois você deve ter uma alimentação equibrada e atividade física. Este é o estilo de vida que todos nós deveríamos seguir.

Quando se recebe um diagnóstico de diabetes se instala uma crise na vida das pessoas. Pais de crianças diabéticas ficam procurando de quem ou do que é a culpa de seu filho ter uma “doença” tão devastadora. A primeira pergunta que vem na cabeça deles é: onde foi que eu errei? Não param para pensar que está é uma disfunção que se instala por um distúrbio auto-imune, uma desordem do sistema de defesa, que destrói as células do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina.

Já as pessoas que tem diabetes tipo 2, o processo é diferente, normalmente uma vida desregrada, onde se tem sobrepeso, sedentarismos, tabagismo, leva com que se desenvolva pré-diabetes ou diabetes tipo 2. Receber um diagnóstico assim, leva a um sentimento de culpa muito grande.

A outra pergunta é: e agora, não poderei comer mais nada? Vou ter que mudar minha vida totalmente? Bate um desânimo….

Mas afinal, o diabetes está aí e você vai ter que conviver com ele, pois mesmo que haja muitas promessas de chazinhos da vovó, água de quiabo, promessas de reverter o diabetes, que estão pipocando na internet atualmente, o que eu posso te falar é que diabetes não tem cura, mas tem controle.

Abaixo, seguem 4 conselhos para você fazer de seus limões uma limonada:

  1. Faça uma análise de consciência e descubra o que você quer de seu tratamento do diabetes. Defina uma meta para você, uma meta que seja específica, mensurável e realista. Pense em uma meta que você tenha condições de alcançar.

    Related Post
  2. Descubra, em sua análise interna, como está seu tratamento atualmente, o que você tem feito de acertos e erros. Como estão os resultados de seus exames? Qual a distância que você se encontra da sua meta? Se possível, faça um registro.

  3. Tente encontrar quais as alternativas você disponha para poder alcançar as metas em seu tratamento. O que você pode fazer para mudar a sua situação atual? O que posso fazer de atividade física? Quais as melhoras escolhas alimentares eu posso fazer? Minha medicação está adequada? Estou medindo minha glicose corretamente? Qual outra alternativa você teria?

  4. Após fazer suas escolhas, crie um plano de ação que te permita alcançar suas metas e transforme seu diagnóstico de diabetes em seu aliado para uma vida saudável.

Mude seu foco, o diabetes não é o problema, o problema é a forma como você o encara.

Você deve conhecer seu corpo e suas condições de saúde. Conhecer os grupos alimentares e como eles impactam seus níveis de glicose no sangue, vão te permitir a fazer boas escolhas alimentares.

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Diabetes & Você – Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK D&V – ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

Mude sua mente e você mudará a sua vida!

View Comments

  • Então, me explica!?
    Eu, uma pessoa que nunca gostei de doce, não fumo, não bebo, peso 59kg, sempre fui ativa... fui diagnosticada com diabete tipo 2.

  • tenho diabetes e tomo insulina so que a minha taxa de glicose cai muito desde que eu comecei a me alimentar mais saudavel MONICA SERA QUE UM DIA VOU ME LIVRAR DA INSULINA

    • Francisca,

      Converse com seu médico para adequar sua dose de insulina com a quantidade de alimentos, desta maneira suas crises de hipoglicêmia serão amenizadas.

  • Tenho 26 anos...tive diabetes gestacional.....por um tempo ela sumiu.....mas voltou.....descontrolada ela chega a 300 pela mabha e a noite ja chegou a 600.....não sei mas o que faço mudei minha alimentação perdi mais de 5 kg e ela não controla....estou tomando glibenclamida e metformina e mesmo assim não ta controlando......passei pela médica ela me pediu uns exames agora é só esperar os resultados.....aff é difícil isso hein

    • Margarete,

      Fique calma! Procure um endocrinologista. Ele é o especialista no tratamento do diabetes.

  • Boa noite! Monica
    Suas palavras são um incentivo para que possamos refletir e mudar o habito alimentar.
    Obrigada continuarei lendo seus artigos.
    Margarete

  • seu texto é de uma leveza, sabe com dar a responsabilidade de cuidar do diabetes sem acharmos que esta doença é para muitos uma sentença de morte.

  • Boa tarde! Olhe depois que comecei a ler suas informações, acredite passei a ver o diabetes com mais animo, pois onde eu ia os comentários e diagnósticos era tremendamente assustadores, me sentia uma condenada a morte ou mutilações, obrigada por mesmo distante vc fazer parte do meu universo diabético.Abraços.

  • OLÁ, MÔNICA, MUITO AGRADECIDA POR NOS AJUDAR ASSIM, COM TANTA CLAREZA E DISPOSIÇÃO! 'ADOREI' OUVIR E VER VOCÊS, APRENDER MAIS E MELHOR SOBRE OS CUIDADOS, MITOS E DICAS DE ALIMENTOS PARA VIVER BEM COM O DIABETES. TENHAM SEMPRE ESSE ENTUSIASMO DE NOS TRANSMITIR UMA 'DOCE-VIDA'! BOM FIM DE SEMANA.

  • Prezada Mônica,

    Dei uma passada no Blog de Educação em Diabetes, e não me contive, em ficar calado. Achei ótimo esse texto, onde você apresenta a Diabetes como uma CRISE OU OPORTUNIDADE, somados aos quatro conselhos básicos para o controle da Diabetes.
    Parabéns, gostei muito da matéria e acredito que muitos outros também.

    Abraço,
    Marco Tavares

    • Obrigada Marco!

      Devemos encarar as adversidades da vida com sabedoria e transformá-las em oportunidade.

Posts Recentes

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

É Possível Medir a Glicose Sem Furar o Dedo?

A importância do controle glicêmico para pessoas com diabetes tipo 2 reside na capacidade de prevenir complicações de saúde graves.… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais