Você sabia que nossa pele é o maior órgão do nosso corpo? E, mais, ela é constituída por mais de 60% de água? Ou seja, sua pele tem sede quando está desidratada.
Existem 4 principais tipos de pele:
A pele desidratada pode parecer seca, mas não é o mesmo que ter um tipo de pele seca. Desidratação grave e pele seca devem ser tratadas, muitas vezes com acompanhamento médico.
Enquanto a pele desidratada necessita de hidratação, a pele seca precisa de óleos naturais, também chamados de sebo.
A desidratação da pele pode ser um sinal de que algo em sua saúde não está bem. Pessoas com diabetes tem mais chances de ter a pele desidratada do pessoas que não tem diabetes.
Quando os níveis de glicose no sangue estão elevados, eles devem ser eliminados pelo nosso organismo, para restabelecer níveis normais.
Um dos mecanismos utilizados pelo nosso corpo é aumentar o número de micções, assim sendo, aumenta-se o número de vezes que se vai ao banheiro para urinar.
Temos aí um problema, pois não eliminamos somente o excesso de glicose, mas aumentamos a eliminação de líquidos também, levando à desidratação da pele.
Resumindo, desidratação significa que seu corpo está perdendo mais água do que você está ingerindo.
Nossa pele nos dá sinais de que ela está desidratada tais como:
Outros sinais e sintomas de desidratação também são:
A desidratação e especialmente a pele desidratada não deve ser ignorada. O tratamento começa de dentro para fora, por este motivo aqui você encontra 7 grandes soluções que demonstraram ter um impacto significativo na pele e nos seus níveis gerais de hidratação.
O controle dos níveis de glicose no sangue faz com que o número de micções diminua e a eliminação de líquidos pela urina se normalizem. Desta maneira não ocorre perda de água desnecessariamente.
A hidratação da pele é somente mais um motivo para se beber mais água durante o dia.
Pela manhã, é necessário beber pelo menos 2 copos de água, pois passamos cerca de 7 a 9 horas sem nos hidratarmos durante a noite.
O Prof. Lawrence E. Armstrong afirma que “Nossa sensação de sede realmente não aparece até que estejamos 1 ou 2% desidratados.”. Isso significa que devemos evitar sentir sede ao longo do dia, tomando pequenas porções de água o dia todo.
Temos a sensação de que qualquer líquido que ingerimos vai nos ajudar na hidratação do nosso corpo, não é mesmo?
Agora, pare e pense comigo: quando ingerimos bebidas alcoólicas, aumentamos o número de vezes que vamos ao banheiro, não é mesmo? Já sabemos que isso leva a um aumento de eliminação de líquidos e assim a desidratação, que refletira em nossa pele.
A cafeína é outro ingrediente que, quando consumido em grandes quantidades, terá um impacto negativo em nosso organismo. Beber com moderação deve ser bom, mas é importante evitar o perigo de se apegar exclusivamente a bebidas com cafeína (café, chás e refrigerantes).
Intercale o consumo destas bebidas com um copo de água. Seu corpo e sua pele vão agradecer.
Água não é a única coisa que nos mantém hidratados. Pesquisas sugerem que podemos obter de 20 a 25% de nossa ingestão diária de água por meio dos alimentos sólidos.
Frutas, vegetais e sopas à base de caldo são alguns dos alimentos que maior poder de hidratação.
Embora seja importante tratar a pele de dentro para fora, você não deve ignorar a necessidade de hidratar a pele também no nível da superfície. A pele saudável leva 25 dias para se renovar, mas a pele desidratada leva muito mais tempo. Uma das melhores maneiras de evitar que isso se torne um problema é escolher os produtos certos para sua pele. Adicionar água por si só não funciona.
Colocar os ingredientes certos em sua pele ajudará na causa, mas os resultados são muito melhores quando você fixa a umidade. Manter a barreira de umidade intacta é a melhor maneira de conseguir isso, de longe, e há muitos produtos que ajudam a evitar que a umidade saia da pele, o que aumenta ativamente a hidratação da pele, mesmo que os níveis gerais de hidratação do corpo não sejam bons.
Fazer a escolha do produto ideal para manter sua pele hidratada de fora para dentro é muito importante.
Muitas vezes é necessário consultar um médico dermatologista (especialista em problemas de pele), para conhecer o produto ideal para o seu problema.
Para trazer mais conforto e qualidade de vida aos pacientes com diabetes, a Servier do Brasil lançou o Cedraflon, um creme francês testado e aprovado pelos endocrinologistas, que ajuda no combate diário ao ressecamento da pele, principalmente dos pés, auxiliando na prevenção e evolução das complicações da pele seca provocado pelo diabetes.
Compre o Cedraflon em qualquer farmácia do Brasil!
Quer saber mais sobre Pele & Diabetes? Clique no botão abaixo e conheça a campanha da Cedraflon “Sua Pele Também Tem Sede“. Assista vídeos com profissionais renomados, baixe materiais gratuitos e conheça mais sobre os cuidados da pele de quem tem diabetes.
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais