Dieta e Nutrição

Os benefícios da Cúrcuma para o controle do Diabetes

Share

Originária do sul e sudeste da Ásia, principalmente na Índia, a cúrcuma (Cúrcuma longa L.) é o destaque das ervas aromáticas atuais. Não é espanto devido ao numero de benefícios que o rizoma da planta apresenta, sendo alvo de diversas pesquisas no campo farmacêutico, medicinal e nutricional.

Conhecida ainda como açafrão-da-Índia, açafrão da terra ou gengibre amarelo, tem os maiores hectares de plantio no Brasil em Goiás e facilmente é encontrada nos supermercados, lojas de produtos naturais e lojas de especiarias. É muito parecido com o gengibre, porém mais amarelado (quase laranja), vendido em pó para facilitar a utilização culinária. Além de sabor para as preparações, pode ser usado como corante em diversos produtos industrializados, sendo classificado como um corante natural.

Mas atenção: não confunda o açafrão-da-terra (cúrcuma) com outros tipos de açafrão, como o açafrão verdadeiro que é mais avermelhado e caríssimo!

Você conhece o Curry?

Vale ressaltar que o Curry é uma mistura de temperos que contem cúrcuma, por isso a cor amarelada.

As propriedades benéficas á saúde se dão pelo composto chamado curcumina, um polifenol que não possui muita afinidade com água. É encontrado em pequena quantidade nos rizomas da cúrcuma, em torno de 2% a 5%, porém a biodisponibilidade deste nutriente pode ser aumentada com o uso da pimenta do reino. Pois é, que surpresa! A piperina da pimenta atua no fígado inibindo o metabolismo da curcumina, assim aumentando a utilização da mesma.

A maioria dos estudos é realizada in vitro ou em animais (in vivo), mas nada de desanimar porque muita coisa boa vem por ai. Antes de listar tudo que a curcumina é capaz de prevenir no nosso organismo, observe a figura abaixo onde demonstra de maneira ilustrativa as patologias que podem ser evitadas e/ou melhoradas com o uso dessa iguaria.

Deu vontade de continuar a cuidar da saúde consumido um pouquinho de cúrcuma por dia?

A ação antioxidante comprovada em diversos estudos auxilia na redução de radicais livres produzidos pelas células, auxiliando na prevenção de doenças neurológicas, oncológicas e envelhecimento. Os efeitos da curcumina na obesidade tem demostrado resultados excelentes, onde verifica-se que a curcumina é capaz de inibir enzimas que iniciam o processo de formação e liberação de enzimas pró inflamatórios, evitando assim o inicio da inflamação, atuando com um agente antinflamatório.

Por apresentar essa característica, a curcumina melhora a resistência a insulina causada no processo inflamatório, ajudando a reduzir a glicemia sanguínea em indivíduos obesos ou que apresentam diabetes do tipo 2.

Ainda, a curcumina apresenta propriedades comprovada nos estudos in vitro e in vivo como antimicrobiana (inclusive sobre a bactéria H. pilory, responsável pelo aparecimento de úlceras gástricas), anticarcinogênica para diversos tipos de câncer, atividade cardioprotetora (auxiliando na diminuição do colesterol LDL, formação de trombos), atividade hepatoprotetora e nefroprotetora, antirreumática, entre outras.

Related Post

Para saber mais: Nefropatia Diabética: Causas, Sintomas e Diagnóstico

Recomendações de uso da cúrcuma

– Ainda não há evidencias comprovadas da quantidade de cúrcuma que pode ser utilizada em humanos. A toxicidade da curcumina é baixa e os estudos de fase I e II em humanos têm demonstrado resultados interessantes com o uso de 10g a 12g de curcumina por dia.

– No dia a dia, você pode utilizar 1 colher de sopa da cúrcuma (açafrão-da- terra) em preparações como arroz (colocar na etapa final do cozimento), aves, molhos de carne e aves, omeletes e molhos para saladas. Nas saladas o molho com cúrcuma dá um gostinho todo especial, confira na receita Salada Mix de Verdes Funcional.

– Utilizar a cúrcuma junto com a pimenta do reino melhora a biodisponibilidade da cúrcuma, ou seja, use os dois condimentos juntos sempre que possível.

– Como a curcumina tem pouca afinidade por água, a absorção pode ser facilitada junto com alimentos que contenha gorduras “boas” como azeite de oliva, óleos de oleaginosas (como o óleo de nozes, macadâmia), óleo de coco, abacate.

O uso da cúrcuma e da pimenta não fará resultados imediatos, assim como demais nutrientes e alimentos. Como alimentos funcionais, os nutrientes e substancias bioativas devem ser consumidos como parte de uma alimentação equilibrada, com hábitos saudáveis e como parte de uma rotina alimentar. Quando falamos de alimentos capazes de auxiliar na prevenção de doenças, temos que lembrar que eles previnem, ou seja, você pode ou não observar resultados imediatos, sendo apenas notados pela melhor qualidade de vida, saúde e bem estar!

A Falta de informação sobre Alimentação e Diabetes:

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitos diabéticos. Por este motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”, que vai te mostrar como você pode comer comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.

E-BOOK D&V – ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO

View Comments

  • Boa dica para quem quer ter
    uma alimentação saudável muito obrigado, que DEUS te cubra de saúde e sabedoria.

Posts Recentes

Diabetes e Saúde Mental: Caminhos para Equilíbrio e Qualidade de Vida

Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais