Cuidado com os Pés na Gravidez

Share

Saiba a importância de cuidar dos seus pés no período gestacional.

Os pés podem até ser relegados a segundo plano na correria do dia a dia, mas, quando a mulher está grávida, a falta de cuidados com essa importante parte do corpo pode ocasionar muito desconforto. E as modificações fisiológicas da gestação induzem o aparecimento muito mais freqüente de ressecamentos, rachaduras, inchaços e até dores.

Sabemos que é normal os pés ficarem inchados durante a gestação. Este edema é causado por retenção de líquido, comum neste período, não só os pés podem sofrer com estes edemas, mas também nas pernas e mãos podem aparecer os inchaços, lembrando que nem sempre estas partes são afetadas.

No período da gravidez o corpo produz cerca de 50% mais fluido para suprir as necessidades do bebê no organismo. O inchaço é causado pelo sangue e fluidos a mais, produzido pelo corpo.

Até 80% das gestantes saudáveis retêm fluidos corporais nos últimos meses da gravidez, sendo mais comum aparecer partir do quinto ou sexto mês em diante. O líquido acumulado provoca inchaço. Que normalmente desaparece após períodos de repouso e podem aparecer novamente de forma gradativa durante o dia. O aumento da produção do hormônio feminino progesterona é o grande responsável pelos inchaços, que acontecem no corpo todo, não só nos pés. “O que ocorre é que a ação da gravidade faz com que pés e mãos sejam os primeiros lugares onde o inchaço se manifesta”, explica.

O aumento de peso, natural nessa fase, também aumenta a pressão nos calcanhares, além da compressão das veias na região do abdome, devido ao aumento do útero e do bebê, que dificulta o retorno do sangue das pernas para o coração. Toda essa pressão extra faz com que as bordas livres dos pés fiquem mais espessas e comecem a rachar. “A dica é hidratar muito e controlar, na medida do possível, o sobrepeso”, explica.

O que evitar – Há diversos hidratantes e esfoliantes para pés e corpo disponíveis no mercado, mas as grávidas devem escolher produtos que não contenham concentrações de ureia acima de 3%. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a substância atravessa facilmente a barreira placentária e pode causar danos ao bebê. Além da ureia, a gestante também deve ficar atenta a cremes que contenham lactato de amônio, outra substancia utilizada como coadjuvante na hidratação cutânea.

Como identificar – O edema é visível, quando a pele é pressionada é formada uma depressão, espécie de um buraco que desaparece gradualmente. Tratamentos – Há quem diga que é algo paliativo, mas especialistas afirmam que o escalda-pés é um tratamento muito funcional e eficaz.

Colocar os pés de molho em água morna e sal grosso, não só alivia só inchaço e desconforto dos pés, mas também ameniza a dor do corpo, causando uma sensação de bem-estar. O sal grosso aprofunda o calor do organismo, absorvendo todo o frio do corpo, além de aliviar as dores na região lombar, algo freqüente em mulheres grávidas. Mas atenção! Caso você mamãe tenha problemas de varizes, a água

tem que ser fria para não dilatar ainda mais os vasos. Além do sal grosso, outra opção é colocar algumas ervas como camomila e alecrim que além de aromatizar o ambiente, tem o poder acalmar e estimular a circulação sanguínea. O tempo estimado é controlado pela temperatura da água, que enquanto estiver morna está surgindo efeito.

Deslizar os pés encima de uma bolinha média ou também em uma bacia com água morna, acrescente bolinha de gude pode aliviar o inchaço e a proporcionar uma sensação de relaxamento. Durante o verão é mais comum que os pés fiquem mais inchados, pois com o calor o sangue circula mais lentamente, fazendo com que o corpo retenha mais líquido. O inchaço pode aumentar quando a gestante estiver acima do peso ou quando está grávida de gêmeos, pois o útero fica mais pesado dificultando a circulação.

Outro fator que pode influenciar o problema é o número de filhos que a mãe pode ter, além de mulheres que engravidam de meio de métodos artificiais, pela quantidade de hormônios ingeridos.]

Related Post

Como melhorar os “pés da grávida”

Repousar, deitada de lado, é uma das melhores formas de diminuir o inchaço, segundo. “O útero se desloca para frente e libera as veias da pelve para a circulação do sangue. A posição do descanso é importante, ficar sentada, por exemplo, aumenta a compressão nas veias e prejudica ainda mais a circulação. Praticar exercícios também melhora a circulação: “no momento em que acontece a contração da panturrilha, o sangue é impulsionado para cima”.

Para diminuir o edema, é importante caminhar, ativando a panturrilha e garantindo o bombeamento do sangue. O controle do peso é igualmente recomendável, assim como o uso de meias elásticas, que estimulam a circulação de retorno.

Conheça algumas dicas de como amenizar o inchaço:

• Elevar as pernas ao se sentar;

• Ao deitar, coloque um travesseiro em baixo da panturrilha;

• Fazer caminhadas e nadar também auxiliam a circulação;

• Além da hidroginástica;

• Usar meias elásticas apropriadas contribui bastante.

Em relação aos calçados, é importante observar aqueles que sejam extremamente confortáveis e não apertem ou comprimam os pés, sem sobrecarregar a frente.

Além disso, a gravidez muda o centro de equilíbrio da mulher – por causa da barriga -, promovendo uma alteração nas articulações que aumentam o risco de entorse. A grávida é orientada a não usar salto alto;

Nas últimas semanas de gestação, os pés incham, a dor nas costas se torna insuportável e você não encontra posição nem para dormir. Isso sem contar a azia, os desconfortos intestinais e a dificuldade para evacuar.

Essas reações são absolutamente normais nesse período. Mas não se explicam, apenas, pelo aumento de peso do bebê. Conheça suas causas e saiba o que fazer em cada situação.

Posts Recentes

Diabetes e Saúde Mental: Caminhos para Equilíbrio e Qualidade de Vida

Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais