É comum as pessoas pensarem que contagem de carboidratos está apenas restrita a pessoas com diabetes tipo 1, que fazem uso de insulina, mas isso NÃO É VERDADE. A contagem de carboidratos tem um papel importante tanto para pessoas com diabetes que fazem uso de insulina, quanto para aquelas que não o fazem. Mas é um papel diferente para cada caso. Continue lendo o artigo e confira alguns detalhes sobre o assunto!
Para as pessoas com diabetes tipo 1 e aqueles com diabetes tipo 2 que necessitam de insulina, a contagem de carboidratos é uma maneira de combinar as necessidades de insulina com a quantidade de carboidrato que você ingere.
Já para quem tem diabetes tipo 2 e não necessita de insulina, a contagem de carboidratos é uma maneira de regular a quantidade de carboidratos que consome e monitorar como isso afeta o controle glicêmico, o controle de peso e a ingestão de medicamentos, assim como permite uma qualidade de vida melhor.
Realizar contagem de carboidratos, portanto, é a melhor forma de compreender como os carboidratos afetam o controle glicêmico, de controlar a quantidade da medicação e da necessidade de insulina. No entanto, requer paciência.
É preciso verificar as tabelas de carboidratos dos alimentos ou os seus rótulos (no caso de alimentos industrializados), medir a glicemia, corrigir (se necessário) e fazer contas (sempre), aplicar insulina de ação rápida (dependendo de como estiver a glicemia) e realizar o monitoramento.
Ou seja, é preciso aprender a ajustar a quantidade de insulina ou medicação em conformidade com a ingestão de carboidratos e medir seus níveis de glicose no sangue regularmente.
É essencial o apoio e o acompanhamento do médico para realizar os ajustes. O ideal é até mesmo ser acompanhado(a) por uma equipe multiprofissional.
Há também cursos e manuais que ensinam a realizar a contagem de carboidratos. Com o tempo, esse comportamento passa a ser automático.
Todos os carboidratos que ingerimos são convertidos em glicose, e impactam sobre os níveis de açúcar no sangue.
Então, o ideal seria uma dieta pobre ou sem carboidratos?
De acordo com Camila Faria, nutricionista, alguns carboidratos desempenham papéis importantes na nossa saúde. São eles que nos fornecem boa parte da energia necessária para as atividades diárias.
Cada organismo apresenta uma necessidade de hidratos de carbono. É variável conforme idade, peso e atividade.
Carboidratos são comumente encontrados nos seguintes alimentos:
A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas. Por este, motivo eu escrevi o Livro Digital “Alimentação Sem Restrição”. Este livro vai te mostrar como você pode comer o que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados. E claro, aliar uma boa alimentação à prática de exercícios.
Clique no Botão Abaixo para conhecer o Livro Digital “Alimentação sem Restrição”, onde você vai descobrir como se Alimentar de Forma Consciente sem Levar a Descontroles dos seus Níveis de Glicose.
E-BOOK ALIMENTAÇÃO SEM RESTRIÇÃO
Fontes consultadas:
SDB – Sociedade Brasileira de Diabetes
ADA – America Diabetes Association
Diabetes.co.uk
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais