Categories: Como Viver Melhor

Conheça o tratamento que acaba com as olheiras indesejadas

Share

Uma das questões que mais atormentam as mulheres no dia-a-dia são as benditas olheiras que insistem em aparecer apesar do descanso e cuidado com a região dos olhos. E na vontade de sumir com elas de vez muitas vezes apelamos para receitas caseiras ou kilos e kilos de corretivo.

Essa questão é muito abordada em meu consultório. Muitos de meus pacientes não sabem da possibilidade de tratamento.

Você sabia que exite um tipo especial de tratamento para olheiras?

É o preenchimento de olheiras! Os pacientes se surpreendem quando digo que o tratamento das olheiras vai além do uso dos cremes tópicos em casa e também do tratamento com a luz intensa pulsada no consultório para melhora da coloração dessa região, seja ela por pigmento marrom ou pela coloração arroxeada causada pela intensa vascularização.

Como funciona o preencimento das olheiras?

O preenchimento da olheira geralmente é realizado com ácido hialurônico, sendo hoje considerado o agente mais seguro e mais utilizado em preenchimentos cosméticos, por ser bem tolerado, promover bom resultado estético e raramente apresentar efeitos adversos graves.

O tratamento para olheiras é indicado para quem?

Sua melhor indicação é para aquelas olheiras que possuem um “degrau” entre a pálpebra inferior e o início da bochecha, também chamado de pseudo-olheira e que pode ficar mais evidente dependendo de alguns hábitos da nossa vida diária e com a idade. Mas o preenchimento com ácido hialurônico para olheiras também beneficia os pacientes que não possuem o clássico “degrau”, como para aqueles que possuem aquela olheira arroxeada, explico o porquê: as olheiras arroxeadas possuem uma transparência excessiva da pele periorbital somado à uma hipervascularização tornando os vasos do local mais evidentes, nestes casos sem dúvida o preenchimento é a melhor pedida.

Para as pessoas que se incomodam demais com o aspecto de suas olheiras é importante saberem que o preenchimento sempre melhora a coloração da olheira, mesmo que discretamente em alguns casos, por afastar a pele da vascularização abundante trazendo uma grande satisfação ao paciente principalmente na hora do ritual de aplicar o corretivo. A melhora nestes casos se dá pelo distanciamento do contato da pele com a vascularização, apresentando um clareamento quase que imediato. Mas atenção: quando a área é manchada por componente principal melânico (marrom) o ideal é clarear com clareadores tópicos primeiramente e depois preencher pois em alguns casos de componente principal melânico você pode acabar evidenciando a olheira ao preenchê-la primeiramente.

Related Post

Então lembrando que a melhor indicação para preenchimento de olheiras com ácido hialurônico são as olheiras com “degraus” e aquelas com componente vascular predominante.

Quais são as técnicas de aplicação?

As técnicas de aplicação consistem em aplicação de anestésico em creme no local de aplicação e após aguardar cerca de 20 minutos o médico treinado e conhecedor profundo da anatomia da região e da técnica irá iniciar a aplicação com agulha (ponta cortante) do ácido hialurônico. Poderão ser feitos alguns pontos de injeção e então massageado o produto ou então em retro-injeção. Lembrando que os produtos de hoje em dia, os mais modernos, possuem lidocaína (anestésico) em sua formulação, o que torna a aplicação ainda mais confortável (por mais difícil que pareça, mas é verdade) em termos de dor.

Uma outra opção de técnica é realizar um botão anestésico (pequena puntura com colocação de um anestésico injetável em um único ponto) e então a partir deste ponto será introduzida uma pequena e fina cânula (ponta romba/não cortante) e colocado o produto no local em movimentos de vai-e-vem e em seguida massageado também.

As duas técnicas estão corretas e dependem da habilidade, preferência  e prática de cada médico. A presença de hematomas e inchaço local leve e temporário são considerados normais neste tipo de procedimento e não duram mais do que 15 dias, período após do qual o paciente deve ser reavaliado para fotografia e colocação de mais produto se for necessário.

Devido ao inchaço no local ser comum alguns profissionais optam por fazerem a aplicação em dois tempos para que o inchaço gerado no momento da aplicação não interfira no resultado final e então sendo reavaliado após 20 dias você junto ao seu médico terão um parâmetro real das olheiras e saberão onde colocar ou não mais produto para um resultado natural e relaxado.

Agora você já sabe como acabar com aquela olheira que insiste em aparecer!

Esse post foi feito em colaboração com a Dermatologista Dra. Camila Ciarleglio.

Até mais!

 

View Comments

Posts Recentes

Diabetes e Saúde Mental: Caminhos para Equilíbrio e Qualidade de Vida

Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais