Categories: Como Viver Melhor

Conheça agora como controlar o excesso de gases intestinais

Share

A formação de gases ocorre em todo organismo devido ás trocas gasosas realizadas metabolicamente. Este processo é natural e normal, onde formam-se os gases nitrogênio, gás carbônico, hidrogênio e metano tanto no estomago como o intestino.

O volume de gás expelido é bastante variável, sendo habitual uma média de 11 a 13 flatos por dia. Considera-se excessivo quando esse valor ultrapassa 20 vezes ao dia. Porém a individualidade bioquímica de cada pessoa deve ser observada.

O acúmulo de gases no intestino pode acontecer por influencia de alguns fatores como aerofagia (excesso de ar deglutido), ingestão alimentar, fermentação bacteriana, dificuldade de digestão por deficiência de enzimas digestivas ou ainda por doenças intestinais como síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, entre outras.

Os sintomas mais comuns associados com a flatulência são eructação (arroto), distensão e desconforto abdominal (inchaço) e borborigmo (ruído intestinal).

A prevalência de bactérias “ruins” no intestino é um fator que merece destaque. Milhares de bactérias habitam o intestino grosso e reto, necessárias para fermentação e funcionamento adequado do organismo. Deve haver um equilíbrio da flora intestinal para não ocorrer à formação de flatos fétidos e fezes irregulares (períodos de constipação e diarréia).

Ainda vale ressaltar que o estresse é um fator que pode agravar a formação dos gases, muitas vezes notada através da distensão e desconforto intestinal.

No âmbito alimentar, as fibras alimentares são resistentes à digestão enzimática, porem sofrem processo fermentativo intermediado pela flora intestinal, onde são formados gases (hidrogênio e metano) em maior ou menor volume. O grau de fermentação está na dependência do tipo de flora, tipo de fibra e como esta se apresenta.

Algumas dicas podem ajudar a diminuir os gases intestinais:

Related Post

– A ingestão de alimentos e bebidas implica a deglutição de pequenas quantidades de ar. Portanto, mastigue bem os alimentos, evite comer rápido ou engolir grandes quantidades de líquido de uma vez só. Assim você irá engolir menos ar além estimular as secreções gástricas, facilitando a digestão e o trânsito intestinal.

– Evite os alimentos ricos em enxofre, pois fermentam no intestino levando á maior produção de gases: Agrião, Alho, Abacate, Avelã, Ameixas, Abobrinha, Brócolis, Bebidas Gasosas, Batata Doce, Cebola, Couve Flor, Couve, Ervilha, Feijões (todos), Goiaba, Jaca, Lentilha, Melão, Milho Verde, Nabo, Pepino, Queijos Gordos, Rabanete, Pimentão, Repolho, Mel.

– Alimentos como suflês, merengues, ovos mexidos, leite batido e refrigerantes e demais bebidas com gás contem maior volume de ar. Evite em momentos de crise flatulenta.

– Alimentos ricos em carboidratos simples, hiperprotéicos e com lactose (como leite e derivados) devem ser evitados pois aumentam a fermentação intestinal.

– A ingestão hídrica adequada garante o adequando funcionamento das fibras. Lembrando sempre que a Água é a melhor opção. Consuma em média 8 a 10 copos de água por dia.

-A prática atividade física é recomendada para melhorar a motilidade intestinal.

– Ingerir chás digestivos pode ajudar a melhor a digestão e prevenir a formação dos gases. Indica-se o chá de alecrim, hortelã,  arqueja, suco de abacaxi ou chá das cascas do abacaxi e suco de mamão.

– O uso de suplementação de probióticos é muito indicado e essencial para o adequado funcionamento do intestino, pois recoloniza a flora bacteriana. Consulte um nutricionista funcional ou gastroenterologista para tratamento individualizado.

Até mais!

View Comments

  • Ainda não estou tendo acompanhamento médico. Tenho diabetes.
    Minha dúvida : por que, mesmo em jejum pela manhã , ao ver o nível da glicose , está acima de 170 , em algumas oportunidades ? Para baixar, bebo chá de " Pedra Ume CAA" . Nome científico " myrcia sphaerocarpa "

    • João,

      Procure seu médico para uma avaliação adequada de seu quadro, somente assim, você vai conseguir baixar sua glicemia.

Posts Recentes

Diabetes e Saúde Mental: Caminhos para Equilíbrio e Qualidade de Vida

Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More

Lipodistrofia: o que é, como acontece e tratamento

Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More

Como devo Armazenar meus Medicamentos

A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More

Pé Diabético: Conheça os Benefícios da Reflexologia

Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More

Se eu tenho Pré-Diabetes, eu vou ter Diabetes?

Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More

Relação Índice HOMA e o Diabetes

Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More

Este site usa cookies.

Leia mais