“O diabetes pode ter um impacto em muitos aspectos da sua vida e todos os aspectos da sua vida podem afetar a sua diabetes.” Essa frase está no site do Diabetes Research Institute, e acredito que ela ilustra bem como é conviver com o diabetes diariamente. São muitas áreas que exigem atenção. Alimentação, atividade física, monitorização da glicemia, medicação, planejamento da rotina, redução de riscos com a saúde física e emocional.
Em cada uma dessas áreas é possível estabelecer pequenas e gradativas metas para viver bem com o diabetes. Mas como fazer para estabelecer essas metas?
Antes de tudo, é preciso identificar as mudanças que você quer ou precisa fazer. Depois, identificar os caminhos que você deve tomar para alcançar essas mudanças. Analisar as mudanças, também é importante: são fáceis, difíceis, vou precisar de apoio, consigo sozinho. E, por fim, estabeleça um pequeno plano para alcançar suas metas. Pergunte-se: o que vou fazer? Quanto vou fazer? Como e quando vou fazer? Essas etapas podem e devem ser revistas sempre que necessário.
Depois de traçar um pequeno plano pessoal, verifique em qual área da sua rotina você quer mudar para estar bem com diabetes. Abaixo veja alguns exemplos de como estabelecer metas e alcançar mudanças.
A primeira área, que merece atenção, é a da alimentação, tendo como prioridade o alimentar-se o mais saudável possível, reduzindo o tamanho das porções, tentando evitar alimentos gordurosos e aumentando a quantidade de verduras e vegetais.
Já a atividade física deve ser pensada a partir do gosto pessoal, começando com uma intensidade de leve a moderada. Caminhar é uma opção de baixo custo, é preciso somente um calçado adequado.
A monitorização da glicemia, estabelecida a frequência pelo médico, deve ser realizada. Se a dificuldade ocorre nessa área, é preciso criar meios de lembrar-se de medir a glicose. Estabelecer horários ou manter um caderno de anotações colaboram para a prática a automonitorização.
Os medicamentos, sejam orais ou a aplicação de insulina, incluem tomar a dose correta no horário correto. Para aqueles que aplicam insulina é importante lembrar de fazer o rodízio das aplicações, variando o local.
Planejar a rotina é outra área que merece atenção. Sair de casa, ir trabalhar, viajar, ou fazer esforço físico exigem cuidado. É preciso estar preparado em caso de hipoglicemia ou hiperglicemia, além de ter consigo os medicamentos e, se necessário, o medidor de glicose.
Reduzir riscos e manter-se bem física e emocionalmente envolve ir periodicamente às consultas médicas, fazer os exames solicitados e participar de grupos terapêuticos, se necessário. Além de fazer atividades que ajudem a manter o estresse controlado, como ter tempo para ler um livro, ouvir música, encontrar amigos. Manter uma atividade que dê prazer é importante para o bom equilíbrio emocional.
O diabetes está presente 24horas do dia, em todas as atividades e nem sempre é possível alcançar sucesso nas pequenas mudanças planejadas. Mas o cuidado do diabetes nos exige também paciência, persistência e disponibilidade. Começar não é fácil, mas faz uma grande diferença.
Simone Del Fabbro Vollbrecht
Psicóloga e Educadora em Diabetes
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser um verdadeiro choque, desencadeando uma série de emoções complexas que afetam tanto a… Read More
Lipodistrofia é o nome dado quando se tem uma distribuição anormal de gordura na região subcutânea, que fica localizada entre… Read More
A correta armazenagem de medicamentos é fundamental para garantir a eficácia e a segurança desses produtos, além de contribuir para… Read More
Massagem nos pés também promove saúde e bem estar. Receber uma boa massagem nos pés. Quem não gosta? Principalmente quando… Read More
Ter pré-diabetes significa que você tem um nível de glicose no sangue mais alto do que o normal, mas não… Read More
Você já ouviu falar sobre um exame de sangue chamado HOMA e ficou se perguntando o que diabos é isso?… Read More
Este site usa cookies.
Leia mais
View Comments
Muito boa orientação. Gosto dete-las. obrigada.